Pular para o conteúdo principal

3 Passos para sair da Zona de Conforto

Entenda como a rotina e algumas atitudes podem ajudar a mudar o pensamento para sair da estagnação e aumentar o poder de decisão



ocê provavelmente em algum momento já se questionou sobre algo ou alguma atitude que fez simplesmente pela força do hábito. A rotina é a maior culpada pelas escolhas tomadas no dia a dia já que a partir dela optamos pelo caminho mais fácil e o qual estamos acostumados. Segundo Uranio Bonoldi, professor da Fundação Dom Cabral e autor do livro "A Contrapartida", o poder de decisão está ligado à consciência de cada escolha, aos costumes, prática de valores e a quem você é de verdade. "Mais perigoso do que uma decisão mal tomada é o fato de insistir no erro ao longo da vida", alerta.

Muito importante é o autoconhecimento no processo de escolhas e tomada de decisão, pois deixará claro qual é o seu propósito de vida. Aliado a isso, é fundamental a avaliação da origem das alternativas e consequências das possíveis escolhas, pois uma decisão consciente sempre é acompanhada de uma boa dose de reflexão.

O poder de decisão é a prática contínua da ponderação baseado no seu autoconhecimento, algo que o conduz à consequência de uma vida com propósito. "Para toda decisão, sempre vai existir uma consequência e, por isso é necessário direcionar o seu pensamento para um objetivo, almejar e ter metas, assim será mais assertivo nas suas escolhas. As nossas decisões têm muito poder", alerta Bonoldi.

Para ajudar nesse desafio, Uranio Bonoldi lista três dicas para alcançar suas metas. Confira:


Encontre seu objetivo
Muitas pessoas ainda não têm ideia de qual caminho seguir ou o que fazer da vida, por isso é importante saber o que realmente te faz feliz. "O primeiro passo é encontrar o objetivo que o motive. Não basta simplesmente dizer "eu quero" e esperar que se realize. Tem a ver com um processo que começa com um desejo de alcançar, - que te mova para a ação e termina com persistência e objetivo alcançado", sugere Bonoldi.


Trace metas
Depois de ter claro seu objetivo, defina as metas e estabeleça prazo para cada uma delas. De acordo com Uranio Bonoldi, ter grande interesse e estar motivado a cumprir os passos para concretizar seus objetivos é o ponto mais importante. "Quando pensar no que deseja deve-se levar em conta que existe um propósito para que você busque alcançá-lo. Se há pouco interesse no resultado, se não for algo que realmente te motive, as chances de se concretizar são mínimas" pois, ao menor obstáculo, sua chance de desistir será grande. Ao contrário, se o propósito é claro e o que você almeja te motiva à ação, não importa quão grande ou difícil sejam transpor obstáculos, você irá fazê-lo um após outro com toda energia, orienta Bonoldi.


Mantenha o foco
"Depois de ter o objetivo em mente e saber qual caminho seguir para alcançá-lo, é preciso manter o foco e seguir em frente na sua decisão", conta Uranio. Uma pessoa fica facilmente sobrecarregada quando se concentra em várias tarefas e informações numa mesma época. Com a falta de foco é menos provável que se cumpra qualquer dos objetivos propostos, principalmente se eles exigem um forte esforço emocional ou mental. Por isso concentre-se e siga na direção do seu objetivo. 

O cérebro humano é condicionado a hábitos, por isso a complexidade no poder de escolha em tomar decisões. De acordo com o neurocientista britânico Chris Frith, do University College, localizada em Londres, 90% do que nosso cérebro faz nunca chega à consciência. Em seu livro "A Contrapartida" Uranio Bonoldi mostra como decisões e escolhas muitas vezes geram graves consequências, por serem tomadas valorizando aquilo que é externo a nós e não aos nossos valores, ao nosso ser. Por isso é importante ter compreensão do que você realmente almeja, do que te faz sentido e das suas escolhas para alcançar seus objetivos.


Sobre o autor
Uranio Bonoldi atua como professor, conferencista e consultor em gestão, governança corporativa e planejamento estratégico, dando suporte a empresas que desejam crescer de forma estruturada. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e decisão. 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...