Dreamstock
permite que jovens aspirantes a craques postem vídeos de suas performances e
participem de peneiras em clubes do Brasil
As 'peneiras online' já são uma
realidade nos grandes clubes do futebol mundial. De inscrições em redes
sociais, como a Pnera (uma parceria entre Zico e Ronaldo, em 2011), ao uso de
grandes bancos de dados estatísticos, como a italiana Wyscout, além das
ferramentas digitais para captar jovens talentos para times de base que vêm
crescendo e se consolidando nos últimos anos.
Com a entrada de novos players
nessa área, a tendência é que o acesso de jovens talentos a um grande número de
clubes fique cada vez mais digital, por meio de aplicativos e plataformas. É o
caso da Dreamstock, uma plataforma para cadastro de vídeos que pretende
fazer a ponte entre jovens aspirantes a craques da bola e times de futebol
parceiros no Brasil.
A plataforma foi criada pelo
empresário nipo-brasileiro Marcelo Matsunaga, que saiu do Brasil em sua
infância para jogar no futebol japonês. Ao ver a carreira de jogador de futebol
ser interrompida precocemente por conta de uma lesão no joelho, ele migrou para
a área de TI e se tornou engenheiro em web. Após anos de carreira no mercado,
uniu as duas experiências profissionais para criar o aplicativo. "A ideia da plataforma surgiu da minha breve
experiência como jogador, pensando na dificuldade que muitos garotos têm em
descobrir onde e quando serão realizadas as avaliações, e também de participar
nas peneiras presenciais, com os custos e a logística do deslocamento até os
clubes, muitas vezes distantes de onde vivem, além da hospedagem, entre outros
riscos, como estelionato e abusos por parte de falsos empresários",
explica o criador da Dreamstock.
O negócio é apoiado por um fundo
de investimento, com dois investidores-anjo e três sócios. Junto com Matsunaga,
está André Sudo, diretor de estratégia da Dreamstock, que também é
nipo-brasileiro e já sonhou em ser jogador de futebol na infância; além do
japonês Sosuke Takase, diretor-chefe de tecnologia da empresa. Dessa forma,
eles esperam viabilizar o sonho de muitos potenciais atletas que querem
encontrar no futebol uma carreira. "Além
do nosso trabalho com nossos clubes parceiros no Brasil, trazendo para eles uma
série de possíveis novos craques, é também nosso objetivo atrair talentos para
clubes japoneses ainda este ano, que têm estrutura e compromisso com o desenvolvimento
dos jovens atletas. Mas a ideia central é fornecer um espaço e oportunidades
para jovens do mundo inteiro para clubes de todos os países", detalha.
Como funciona
Para fazer a inscrição, embora não haja uma idade obrigatório, é preferível que o jovem jogador tenha entre 14 e 20 anos. Ele ou seu responsável deve baixar o aplicativo da Dreamstock (disponível para download pelo Google Play ou App Store), acessá-lo, preencher o cadastro e postar vídeos com os seus melhores lances no futebol (dribles, passes, chutes durante um treinamento e/ou jogo). Os vídeos devem conter imagens de: (1) uma jogada que mostre que o jogador se destaca de qualquer outro concorrente; (2) uma técnica de controle da bola; e (3), do jogador em jogo, em lances mostrando sua atuação com a bola. Após passar por um filtro da própria empresa, os vídeos são enviados para avaliação dos clubes da qual a plataforma é parceira, como Flamengo, Grêmio, Coritiba, América-MG, entre outros (até então, são 26 no total). Caso algum deles goste do que viu, a Dreamstock pagará a passagem do jovem até o clube, onde ele irá treinar e, eventualmente, participar de uma peneira.
Além de informatizar o processo de seleção, a Dreamstock oferece todo suporte ao atleta, que inclui o transporte para o local, assim como seu mantimento lá, acompanhando as suas necessidades e, se preciso, ajudá-lo com eventuais custos adicionais. "Além de facilitar o acesso dos inscritos às peneiras, a tecnologia dá muito mais segurança ao processo, pois permite rastrear os contatos e as transações, evitando a ação de golpistas", ressalta o empresário.
Resultados
Os sócios esperam que a Dreamstock seja a plataforma de vídeos de futebol mais escolhida por potenciais jogadores, clubes e para propagandas de marcas relacionada ao esporte. "Queremos ser o intermediário com a maior transparência e conquistar mais que 30% das transações dos jogadores do mercado brasileiro. Além disso, com nosso acompanhamento, agenciaremos o jogador em todo o seu desenvolvimento e escolhas", estima Matsunaga.
Em 2019, a meta é atingir 1 milhão de usuários da plataforma e profissionalizar de 20 a 30 jogadores. Atualmente, a plataforma tem 70 mil atletas cadastrados e fechou quatro contratos desde o ano passado (um, em 2018, e três, este ano) – são negociações de curta duração, que visam desenvolvimento dos jogadores nos clubes e podem se tornar futuros contratos profissionais caso seja o desejo do clube. Nestes acordos, a Dreamstock ganha uma participação pela intermediação entre os atletas e clubes, a depender do estipulado contratualmente.
Saiba Mais:
dreamstock.co.jp/pt/
Fonte: Assessoria de Imprensa
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