Pular para o conteúdo principal

Como se destacar no Mar de Startups no Brasil?


Especialistas em startups contam um pouco sobre suas experiências, e listam conselhos importantes pra quem deseja se destacar neste mercado cada vez mais competitivo.


De acordo com a Abstartups - Associação Brasileira de Startups - o Brasil já conta com mais de 10 mil startups. Recentemente, foi divulgada a lista com as 100 mais promissoras e que merecem atenção em 2019. 

A tarefa de construir uma empresa, vencer os desafios diários, aprender com as dificuldades e obter sucesso é árdua e construída, dia a dia, por equipes que abraçam a ideia e acreditam que podem fazer a diferença na vida da sociedade. 

Por isso, CEOs de 7 startups presentes na lista contam um pouco de suas experiências, dando conselhos para que você também conquiste uma destaque em seu segmento:

Rafael Pereira, CEO da REBEL
"Meu conselho pra quem está iniciando na arte de empreender é: foque em resolver o problema do cliente. Já existem vários, você não precisa - e nem deve - criar mais um. Outra coisa: muitas ideias vão dar errado. Não veja como um fracasso, e sim um aprendizado. Você aprende e não desiste. Neste momento, estamos trabalhando dia e noite pra melhorar a experiência do usuário, para atender cada vez melhor nosso cliente e acabar com a escravidão dos juros no Brasil".

Marcelo França, CEO do Celcoin
"Há exatamente 3 anos lançamos o Celcoin. Foi um período em que construímos a equipe, o produto, superamos crises e aprendemos muito. Esse aprendizado veio principalmente a partir do contato com nossos usuários diretos ou 'agentes'. Foi escutando o que eles precisavam que conseguimos chegar na versão atual do Celcoin e superar pela 1a vez a marca de R$ 100 milhões transacionados no mês em serviços."

Ramires Paiva, CEO da Creditoo
"Nos últimos seis meses, crescemos dez vezes e, para mantermos a demanda dos nossos clientes, estamos contratando profissionais em diversas áreas. Não existe uma receita para se destacar, mas a Creditoo acredita que alguns fatores são bem importantes: trabalhe duro, atenda um mercado gigante, tenha um bom produto e tenha a melhor equipe possível para implantar esse produto. O principal conselho é pesquisar e estudar bastante para encontrar, principalmente: mercado grande, produto certo e uma boa equipe. Um negócio com essas características tem maior chance de prosperar, mesmo que aconteçam alguns imprevistos no caminho."

Carlos Tristan, co-fundador da Squid
"Estamos, pela segunda vez, na lista. Desta vez o momento é especial, já que estamos anunciando a nossa nova marca. Receber este reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo. Se eu pudesse dar uma dica aos empreendedores é que fiquem atentos às mudanças do mercado e busquem inovação constante para se diferenciar dos concorrentes. Busque se conectar com as pessoas que admira e confie mais na sua intuição do que no seu plano de negócios. É melhor errar rápido e colher esses aprendizados, do que passar meses desenhando uma ideia em um planejamento que nunca vai para o mercado."

Marcus Figueredo, CEO da Hi Technologies
"Três coisas têm sido muito importantes para o sucesso da Hi Technologies até aqui. Primeiro, ter uma equipe formada por pessoas resilientes e comprometidas. Estamos no mercado há algum tempo e nem sempre o mar está calmo e, por isso, formar um time capaz de vencer qualquer desafio é essencial. Segundo, oferecer um produto que entregue valor ao mercado. Os serviços e produtos precisam ser desenvolvidos para fazer o que a tecnologia veio para fazer, eliminar os intermediários e agregar valor direto pro cliente final. E, por fim, ter investidores que acreditam nos fundadores. Aqui na Hi já colocamos dinheiro nosso por muitos anos para desenvolver e crescer o negócio. Mas chega uma hora em que você precisa de dinheiro externo e, nesse momento, é essencial escolher um investidor que confie na sua visão, na sua cultura e que possa abrir portas para um networking que realmente te ajude."

Maurício Feldman, Sócio-fundador da Volanty
"A Volanty está em plena expansão para dar todo o suporte necessário à meta de crescer 25% ao mês.Para se destacar entre as startups não existe uma receita de bolo - é um conjunto de fatores que envolve muito trabalho, olhares voltados para o mercado nacional e internacional e o principal: concentrar os esforços em proporcionar novas experiências e transformar a realidade de um mercado tão tradicional quanto o de automóveis. Identificamos as dificuldades e dores das pessoas e estudamos as formas mais eficientes e escaláveis de oferecer uma solução melhor para elas."

Eduardo Henrique, CEO da Wavy
"A Wavy é uma empresa do Grupo Movile, até então especialista em soluções de comunicação e conteúdo via serviços de mensagens, focada nos canais de SMS e WhatsApp Business API, mas que decidiu recentemente se reposicionar e ampliar a sua atuação para ajudar seus clientes com soluções de customer experience. A operação da empresa já alcançou o tráfego de mais de 1 bilhão de mensagens por mês em 10 países diferentes.
Aprendemos muito, tivemos muitos erros e acertos na nossa caminhada. Um conselho que posso dar, é que no nosso processo, percebemos que era preciso fazer muito mais experimentos, implementar e validar as ideias de forma mais ágil. Estávamos demorando 6 meses para lançar um projeto e gastando milhares de dólares para perceber que estávamos errados. Acho que todo empreendedor precisa ter a cultura de que errar é aceitável. No final do dia, o que importa é ter pensado em novas ideias, mensurado o resultado e aprendido rápido com o erro, para errar novamente. Isso vira um ciclo virtuoso, em que novas ideias surgem a todo momento, e uma delas pode significar a disrupção do seu negócio. Com essa cultura, é possível manter um nível de crescimento acelerado, o que buscamos a todo momento por aqui." 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...