Especialistas em startups contam um pouco sobre
suas experiências, e listam conselhos importantes pra quem deseja se destacar
neste mercado cada vez mais competitivo.
De acordo com a Abstartups
- Associação Brasileira de Startups - o Brasil já conta com mais de 10
mil startups. Recentemente, foi divulgada a lista com as 100 mais promissoras e
que merecem atenção em 2019.
A tarefa de construir uma empresa,
vencer os desafios diários, aprender com as dificuldades e obter sucesso é
árdua e construída, dia a dia, por equipes que abraçam a ideia e acreditam que
podem fazer a diferença na vida da sociedade.
Por isso, CEOs de 7 startups
presentes na lista contam um pouco de suas experiências, dando conselhos para
que você também conquiste uma destaque em seu segmento:
Rafael Pereira, CEO da REBEL
"Meu conselho pra quem está iniciando na arte de empreender é: foque em
resolver o problema do cliente. Já existem vários, você não precisa - e nem
deve - criar mais um. Outra coisa: muitas ideias vão dar errado. Não veja como
um fracasso, e sim um aprendizado. Você aprende e não desiste. Neste momento,
estamos trabalhando dia e noite pra melhorar a experiência do usuário, para
atender cada vez melhor nosso cliente e acabar com a escravidão dos juros no
Brasil".
Marcelo França, CEO do Celcoin
"Há exatamente 3 anos lançamos o Celcoin. Foi um período em que
construímos a equipe, o produto, superamos crises e aprendemos muito. Esse
aprendizado veio principalmente a partir do contato com nossos usuários diretos
ou 'agentes'. Foi escutando o que eles precisavam que conseguimos chegar na
versão atual do Celcoin e superar pela 1a vez a marca de R$ 100 milhões
transacionados no mês em serviços."
Ramires Paiva, CEO da Creditoo
"Nos últimos seis meses, crescemos dez vezes e, para mantermos a demanda
dos nossos clientes, estamos contratando profissionais em diversas áreas. Não
existe uma receita para se destacar, mas a Creditoo acredita que alguns fatores
são bem importantes: trabalhe duro, atenda um mercado gigante, tenha um bom
produto e tenha a melhor equipe possível para implantar esse produto. O
principal conselho é pesquisar e estudar bastante para encontrar,
principalmente: mercado grande, produto certo e uma boa equipe. Um negócio com essas
características tem maior chance de prosperar, mesmo que aconteçam alguns
imprevistos no caminho."
Carlos Tristan, co-fundador da
Squid
"Estamos, pela segunda vez, na lista. Desta vez o momento é especial, já
que estamos anunciando a nossa nova marca. Receber este reconhecimento nos
mostra que estamos no caminho certo. Se eu pudesse dar uma dica aos
empreendedores é que fiquem atentos às mudanças do mercado e busquem inovação
constante para se diferenciar dos concorrentes. Busque se conectar com as pessoas
que admira e confie mais na sua intuição do que no seu plano de negócios. É
melhor errar rápido e colher esses aprendizados, do que passar meses desenhando
uma ideia em um planejamento que nunca vai para o mercado."
Marcus Figueredo, CEO da Hi
Technologies
"Três coisas têm sido muito importantes para o sucesso da Hi
Technologies até aqui. Primeiro, ter uma equipe formada por pessoas resilientes
e comprometidas. Estamos no mercado há algum tempo e nem sempre o mar está
calmo e, por isso, formar um time capaz de vencer qualquer desafio é essencial.
Segundo, oferecer um produto que entregue valor ao mercado. Os serviços e
produtos precisam ser desenvolvidos para fazer o que a tecnologia veio para
fazer, eliminar os intermediários e agregar valor direto pro cliente final. E,
por fim, ter investidores que acreditam nos fundadores. Aqui na Hi já colocamos
dinheiro nosso por muitos anos para desenvolver e crescer o negócio. Mas chega
uma hora em que você precisa de dinheiro externo e, nesse momento, é essencial
escolher um investidor que confie na sua visão, na sua cultura e que possa
abrir portas para um networking que realmente te ajude."
Maurício Feldman, Sócio-fundador
da Volanty
"A Volanty está em plena expansão para dar todo o suporte necessário à
meta de crescer 25% ao mês.Para se destacar entre as startups não existe uma
receita de bolo - é um conjunto de fatores que envolve muito trabalho, olhares
voltados para o mercado nacional e internacional e o principal: concentrar os
esforços em proporcionar novas experiências e transformar a realidade de um
mercado tão tradicional quanto o de automóveis. Identificamos as dificuldades e
dores das pessoas e estudamos as formas mais eficientes e escaláveis de
oferecer uma solução melhor para elas."
Eduardo Henrique, CEO da Wavy
"A Wavy é uma empresa do Grupo Movile, até então especialista em
soluções de comunicação e conteúdo via serviços de mensagens, focada nos canais
de SMS e WhatsApp Business API, mas que decidiu recentemente se reposicionar e
ampliar a sua atuação para ajudar seus clientes com soluções de customer
experience. A operação da empresa já alcançou o tráfego de mais de 1 bilhão de
mensagens por mês em 10 países diferentes.
Aprendemos
muito, tivemos muitos erros e acertos na nossa caminhada. Um conselho que posso
dar, é que no nosso processo, percebemos que era preciso fazer muito mais
experimentos, implementar e validar as ideias de forma mais ágil. Estávamos
demorando 6 meses para lançar um projeto e gastando milhares de dólares para
perceber que estávamos errados. Acho que todo empreendedor precisa ter a
cultura de que errar é aceitável. No final do dia, o que importa é ter pensado
em novas ideias, mensurado o resultado e aprendido rápido com o erro, para
errar novamente. Isso vira um ciclo virtuoso, em que novas ideias surgem a todo
momento, e uma delas pode significar a disrupção do seu negócio. Com essa
cultura, é possível manter um nível de crescimento acelerado, o que buscamos a
todo momento por aqui."
Fonte: Assessoria de Imprensa
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