Artigo Escrito por: Damián Horn
Com a
evolução constante do mercado, muitos empreendedores e profissionais de
marketing, entendem o rebranding (mudança
do posicionamento de uma marca) como uma estratégia importante para manterem-se
competitivos. Isto ocorre, principalmente, no momento em que os valores de uma
empresa não condizem mais com a identidade atual da marca.
As etapas de
criação de um rebranding
envolvem a elaboração de um novo conceito, logotipo, identidade visual e outros
elementos que devem definir o novo momento do seu negócio. Para identificar a
hora certa de realizar essa mudança no posicionamento da marca, primeiramente,
é necessário realizar uma análise aprofundada que identifique a real
necessidade de colocar em prática todas as etapas deste árduo processo.
Geralmente, o
rebranding das marcas acontece porque a identidade
visual não representa mais o produto ou o público-alvo já não é mais o mesmo.
Para isso, é imperativa a criação de uma marca consistente e um sistema gráfico
singular, reproduzível e adaptável.
Estratégias
de marketing para um rebranding
Para tornar o
processo mais compreensível, vamos dividir as estratégias do rebranding em três etapas. A primeira etapa
consiste na análise e definição dos métodos para o desenvolvimento da nova
marca que incluem traçar o perfil da organização, entender quais são os
requisitos práticos de comunicação, realizar um estudo estratégico do segmento
da sua marca, analisar os signos primários existentes no mercado, e por fim,
chegar a conclusão sobre a estratégia de comunicação e posicionamento.
A segunda
etapa define-se pela exploração de caminhos gráficos, que é onde os designers
começam a colocar a mão na massa. Neste momento, são avaliados todos os
alinhamentos gráficos possíveis e os sistemas de signos que trabalham em
conjunto para transmitir diferentes discursos da marca, sempre alinhados com os
objetivos comunicacionais definidos na etapa 1. Deste modo, esta proposta,
marcará possíveis trajetos para a etapa final, que consiste em realizar os
ajustes sobre as escolhas realizadas na etapa anterior. Com o caminho já
definido, o objetivo é ajustar ao máximo todos os símbolos escolhidos.
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Damian Horn |
Desafios
para um rebranding de sucesso
A mudança de
marca é uma grande transformação e envolve toda a empresa, desde o momento de
implantação do novo conceito até a disseminação após o lançamento. Aspectos
positivos, depois da mudança de marca, posteriormente, podem não estar mais
adequados. Por isso, é extremamente importante repensar todos os caminhos para
realmente ter o impacto esperado.
No caso da
Nuvemshop, por exemplo, que anunciou recentemente seu novo posicionamento,
foram definidos três princípios: excelência, humana e performance. Algo tão
simples como três palavras, podem ajudar a entender se cada decisão está
alinhada com os novos conceitos da marca. Ter um manual com definições gráficas
com a paleta cromática, logotipo, guias para tirar fotos ou um sistema de
ilustrações e tom de voz definido, por exemplo, podem auxiliar a obter um
sistema consistente.
Assim,
lembre-se sempre de ter uma história e um motivo por trás das mudanças que
serão aplicadas à sua marca. Muito mais do que mudanças estéticas, o processo
de Rebranding, envolve um novo posicionamento da sua marca, do seu produto e do
vínculo construído com a sua equipe.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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