Pular para o conteúdo principal

Aplicativos para TV granham espaço no mercado de tecnologia



Evolução dos televisores abre um novo caminho para desenvolvedores de apps



Lembra daquela cena clássica de uma família dos anos 90 reunida em frente à TV para acompanhar a novela? Mesmo após 30 anos, a cena não mudou. Mas, embora o aparelho ainda seja o grande protagonista da casa, o consumo da programação tem se modificado ao longo dos anos. Hoje, cada vez famílias reúnem-se diante da TV para acompanhar séries ou assistir conteúdos de YouTubers por meio de plataformas de vídeo e streaming.

E se para muitos isso pode ser considerado uma ameaça, para outros trata-se de uma grande oportunidade. É assim que o setor de tecnologia tem observado esses novos hábitos de consumo da audiência brasileira. Tanto que, hoje, a grande aposta é o desenvolvimento de aplicativos para a TV. "O Fórum SBTVD, que é um dos responsáveis pela implantação do sistema de TV Digital no Brasil, tem trabalhado para a evolução contínua da televisão, o que abre oportunidades para o mercado de tecnologia e softwares, além do setor de radiodifusão.", afirma Leonardo Chaves, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

No entanto, diferente dos apps produzidos para mobiles, as aplicações de TV precisam conter uma linguagem específica, o que muda de fabricante para fabricante. "Enquanto smartphones e tablets utilizam as plataformas Java, para Android, e iOS, para Apple, as tecnologias mais comuns para a programação de apps para smart TVs são HTML 5 e Android TV", aponta Leonardo.

O executivo sinaliza ainda que um dos principais atrativos para esse mercado é a baixa concorrência diante dos outros. "A televisão é um veículo muito poderoso dentro da cultura brasileira. Não há dúvidas de que, em poucos anos, os aplicativos serão tão populares nas smarts TVs quanto são nos celulares. Quem apostar nessa novidade agora, certamente terá mais espaço do que os outros que chegarem mais tarde.", explica.

Além disso, o especialista explica que para haja uma constante evolução da TV, é necessário trazer para a discussão empresas de fora do setor de radiodifusão. "Nosso objetivo é trocar ideias e experiências com empresas tecnologicamente engajadas e antenadas no que há de mais novo no mundo", indica.

De dentro do mercado
Para quem já atua no mercado de TV Digital no Brasil, a percepção é de que, para desenvolvedores de aplicativos e conteúdo, oferecer suporte às smart TVs é menos uma opção e cada vez mais uma necessidade. É o que analisa David Britto, executivo da empresa de tecnologia Mirakulo. Para ele, os aplicativos de smart TVs estão impulsionando o envolvimento do consumidor em um nível totalmente diferente do que se imaginava. "À medida que o mercado de conteúdo se torna mais competitivo, as empresas estão percebendo como esses aplicativos podem promover uma experiência mais completa, com conteúdo personalizado, maior engajamento e presença de marca".

Sobre a adaptação das emissoras de TV ao mundo dos apps, Rodrigo Cascão, executivo da EiTV, empresa de tecnologia voltada para TV digital, argumenta que a adaptação a esse mercado vale pena, por se tratar de um canal de comunicação muito utilizado pelas novas gerações. "As pessoas hoje em dia querem ter a possibilidade de escolher o consumo on-demand do conteúdo. Além disso, abre-se uma possibilidade para que as emissoras conheçam melhor sua audiência e desenvolvam novos modelos de negócios", finaliza. 


Sobre o Fórum SBTVD 
O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...