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Evolução
dos televisores abre um novo caminho para desenvolvedores de apps
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Lembra daquela cena clássica de uma família dos
anos 90 reunida em frente à TV para acompanhar a novela? Mesmo após 30 anos,
a cena não mudou. Mas, embora o aparelho ainda seja o grande protagonista da
casa, o consumo da programação tem se modificado ao longo dos anos. Hoje,
cada vez famílias reúnem-se diante da TV para acompanhar séries ou assistir
conteúdos de YouTubers por meio de plataformas de vídeo e streaming.
E se para muitos isso pode ser considerado uma
ameaça, para outros trata-se de uma grande oportunidade. É assim que o setor
de tecnologia tem observado esses novos hábitos de consumo da audiência
brasileira. Tanto que, hoje, a grande aposta é o desenvolvimento de aplicativos
para a TV. "O Fórum SBTVD, que é um dos responsáveis pela implantação
do sistema de TV Digital no Brasil, tem trabalhado para a evolução contínua
da televisão, o que abre oportunidades para o mercado de tecnologia e
softwares, além do setor de radiodifusão.", afirma Leonardo Chaves,
coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).
No entanto, diferente dos apps produzidos para
mobiles, as aplicações de TV precisam conter uma linguagem específica, o que
muda de fabricante para fabricante. "Enquanto smartphones e tablets
utilizam as plataformas Java, para Android, e iOS, para Apple, as tecnologias
mais comuns para a programação de apps para smart TVs são HTML 5 e Android TV",
aponta Leonardo.
O executivo sinaliza ainda que um dos principais
atrativos para esse mercado é a baixa concorrência diante dos outros. "A
televisão é um veículo muito poderoso dentro da cultura brasileira. Não há
dúvidas de que, em poucos anos, os aplicativos serão tão populares nas smarts
TVs quanto são nos celulares. Quem apostar nessa novidade agora, certamente
terá mais espaço do que os outros que chegarem mais tarde.",
explica.
Além disso, o especialista explica que para haja
uma constante evolução da TV, é necessário trazer para a discussão empresas
de fora do setor de radiodifusão. "Nosso objetivo é trocar ideias e
experiências com empresas tecnologicamente engajadas e antenadas no que há de
mais novo no mundo", indica.
De dentro do mercado
Para quem já atua no mercado de TV Digital no
Brasil, a percepção é de que, para desenvolvedores de aplicativos e conteúdo,
oferecer suporte às smart TVs é menos uma opção e cada vez mais uma
necessidade. É o que analisa David Britto, executivo da empresa de tecnologia
Mirakulo. Para ele, os aplicativos de smart TVs estão impulsionando o
envolvimento do consumidor em um nível totalmente diferente do que se
imaginava. "À medida que o mercado de conteúdo se torna mais
competitivo, as empresas estão percebendo como esses aplicativos podem
promover uma experiência mais completa, com conteúdo personalizado, maior
engajamento e presença de marca".
Sobre a adaptação das emissoras de TV ao mundo
dos apps, Rodrigo Cascão, executivo da EiTV, empresa de tecnologia voltada para
TV digital, argumenta que a adaptação a esse mercado vale pena, por se tratar
de um canal de comunicação muito utilizado pelas novas gerações. "As
pessoas hoje em dia querem ter a possibilidade de escolher o consumo
on-demand do conteúdo. Além disso, abre-se uma possibilidade para que as
emissoras conheçam melhor sua audiência e desenvolvam novos modelos de
negócios", finaliza.
Sobre o Fórum SBTVD
O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV
Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o
desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de
sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por
integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão
e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e
entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação
técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de
TV Digital no Brasil e exterior.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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