Pular para o conteúdo principal

Aplicativos para TV granham espaço no mercado de tecnologia



Evolução dos televisores abre um novo caminho para desenvolvedores de apps



Lembra daquela cena clássica de uma família dos anos 90 reunida em frente à TV para acompanhar a novela? Mesmo após 30 anos, a cena não mudou. Mas, embora o aparelho ainda seja o grande protagonista da casa, o consumo da programação tem se modificado ao longo dos anos. Hoje, cada vez famílias reúnem-se diante da TV para acompanhar séries ou assistir conteúdos de YouTubers por meio de plataformas de vídeo e streaming.

E se para muitos isso pode ser considerado uma ameaça, para outros trata-se de uma grande oportunidade. É assim que o setor de tecnologia tem observado esses novos hábitos de consumo da audiência brasileira. Tanto que, hoje, a grande aposta é o desenvolvimento de aplicativos para a TV. "O Fórum SBTVD, que é um dos responsáveis pela implantação do sistema de TV Digital no Brasil, tem trabalhado para a evolução contínua da televisão, o que abre oportunidades para o mercado de tecnologia e softwares, além do setor de radiodifusão.", afirma Leonardo Chaves, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

No entanto, diferente dos apps produzidos para mobiles, as aplicações de TV precisam conter uma linguagem específica, o que muda de fabricante para fabricante. "Enquanto smartphones e tablets utilizam as plataformas Java, para Android, e iOS, para Apple, as tecnologias mais comuns para a programação de apps para smart TVs são HTML 5 e Android TV", aponta Leonardo.

O executivo sinaliza ainda que um dos principais atrativos para esse mercado é a baixa concorrência diante dos outros. "A televisão é um veículo muito poderoso dentro da cultura brasileira. Não há dúvidas de que, em poucos anos, os aplicativos serão tão populares nas smarts TVs quanto são nos celulares. Quem apostar nessa novidade agora, certamente terá mais espaço do que os outros que chegarem mais tarde.", explica.

Além disso, o especialista explica que para haja uma constante evolução da TV, é necessário trazer para a discussão empresas de fora do setor de radiodifusão. "Nosso objetivo é trocar ideias e experiências com empresas tecnologicamente engajadas e antenadas no que há de mais novo no mundo", indica.

De dentro do mercado
Para quem já atua no mercado de TV Digital no Brasil, a percepção é de que, para desenvolvedores de aplicativos e conteúdo, oferecer suporte às smart TVs é menos uma opção e cada vez mais uma necessidade. É o que analisa David Britto, executivo da empresa de tecnologia Mirakulo. Para ele, os aplicativos de smart TVs estão impulsionando o envolvimento do consumidor em um nível totalmente diferente do que se imaginava. "À medida que o mercado de conteúdo se torna mais competitivo, as empresas estão percebendo como esses aplicativos podem promover uma experiência mais completa, com conteúdo personalizado, maior engajamento e presença de marca".

Sobre a adaptação das emissoras de TV ao mundo dos apps, Rodrigo Cascão, executivo da EiTV, empresa de tecnologia voltada para TV digital, argumenta que a adaptação a esse mercado vale pena, por se tratar de um canal de comunicação muito utilizado pelas novas gerações. "As pessoas hoje em dia querem ter a possibilidade de escolher o consumo on-demand do conteúdo. Além disso, abre-se uma possibilidade para que as emissoras conheçam melhor sua audiência e desenvolvam novos modelos de negócios", finaliza. 


Sobre o Fórum SBTVD 
O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...