Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para Você Começar a Investir na sua marca Pessoal AGORA




Artigo Escrito por: Juliana Saldanha (Estrategista em Posicionamento e Comunicação de Marcas Pessoais).

Branding pessoal é pensar em si mesmo como uma marca. É ser responsável por determinar a sua própria jornada. É ser o CEO de si mesmo, independentemente da posição ocupada ou atividade exercida. Personal Branding nada mais é do que a gestão da sua marca pessoal, ou seja, a gestão do seu nome, da sua reputação. É um recurso - e uma nova mentalidade - para que você possa se tornar mais expressivo no seu mercado e possa ser ainda mais lembrado e procurado pelo seu público pelo que você tem a oferecer.

Juliana Saldanha é estrategista em Posicionamento e Comunicação de marcas pessoais e tem como objetivo ajudar empreendedores, acadêmicos e profissionais a traçarem as suas estratégias de posicionamento e a comunicarem melhor suas propostas de valor para o mercado. Afinal, cada marca pessoal é única, por que não destacá-la em um mercado tão competitivo? É palestrante em grandes eventos no Brasil como o Festival Path, MKT Show e Conferência Amazônica e em Londres, como os organizados pelo Enterprise Nation e Uhubs. 

Em suas participações, ela sempre enfatiza: "A sua marca pessoal é um atalho de tomada de decisão do seu público por você e por aquilo que você tem a oferecer. E nós temos que facilitar essa escolha por nós", argumenta. Juliana Saldanha foi co-criadora de uma startup de economia compartilhada, de uma aceleradora de startups que investiu em mais de 80 empresas e responsável pela expansão de uma empresa de tecnologia para Londres.

Ao enxergar-se como uma marca você entende que não precisa depender do Estado, do chefe, ou da economia para alcançar o que quiser, sendo você mesmo. Em um cenário com tantas mudanças, o nosso nome é o ativo mais importante que tempos. E é também o mais duradouro. Por que não cuidar dele, certo? Juliana aqui traz cinco dicas para você começar a investir agora na sua marca pessoal:


- Entenda quem você é, além do seu título
O hábito de nos enxergarmos da maneira como o mercado nos definiu por muitos anos (sou o Diretor de Vendas da empresa X ou o CEO da empresa Y), também nos limitou a ficar dentro da caixa e ter uma perspectiva pouco abrangente sobre quem somos e o que temos de melhor a oferecer. Deixar os crachás e o terno de lado, por um momento, pode nos deixar vulneráveis, mas ao mesmo tempo nos liberta e nos dá a possibilidade de explorar quem realmente somos. E quando somos por inteiro, autênticos, nos diferenciamos e nos conectamos com mais significado com quem está ao redor.
Quem você é? Qual a sua história? Como chegou até aqui? De que forma os seus amigos te enxergam? Qual a sua personalidade? Quais são as suas paixões? O que você faz bem e pode ser o melhor nisso? Explore a sua identidade. Você é mais do que o seu diploma ou o seu cargo.


- Entregue valor
Branding pessoal não é falar sobre você a todo momento. Afinal, eu não tenho tempo para saber sobre o que você faz! O que eu realmente quero saber é: de que forma o que você sabe pode me ajudar a vencer, a ser melhor, a ser mais bem-sucedido ou feliz?
Entregar valor é fundamental para que uma marca pessoal seja relevante. O que você sabe melhor do que ninguém? O que você faz, que é excepcional? De que forma o seu comportamento faz a diferença para as pessoas? Entregue valor. Nas suas ações e na sua comunicação. Compartilhe conhecimento. E se torne o número 1, sendo indispensável para o seu público.


- Não seja tudo para todo mundo
Sim, nós buscamos pertencer. Gostamos de agradar. E evitamos ser rejeitados. Mas tentar ser tudo para todo mundo é humanamente impossível e emocionalmente desafiador. Além de ser um sabotador para qualquer marca pessoal.
Porque ao final, se somos tudo para todos, não somos significativos e essenciais para ninguém. Acabamos nos diluindo, deixamos de ser quem somos e deixamos fazer o nosso melhor, de forma focada. Encontre o seu espaço. Encontre o seu nicho. E o SEU público.


- Atualize os seus perfis online
O nosso perfil online é o nosso cartão de visitas. E é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato do nosso público com a nossa marca pessoal. O nosso papel é facilitar sermos escolhidos, mesmo por quem ainda não nos conhece.
Pra isso, é preciso que qualquer um que acesse os nossos perfis seja capaz de entender quem somos e de que forma podemos ajudá-lo (ou não). As suas fotos estão atualizadas? Elas transmitem a sua personalidade? As suas biografias estão bem escritas? Elas contam de que forma você pode me ajudar a ser melhor? O que você sabe e o que você oferece? E como eu posso te acionar? Facilite a escolha por você.


- Seja consistente
Se você quiser que sua marca seja memorável, seja consistente. A consistência é um dos fatores indispensáveis para a criação da confiança. Afinal, não confiamos mais naquele amigo que sempre está por perto e aparece quando mais precisamos?
Seja na escolha das suas fotos de perfil, nas cores que usa, na forma como se comporta ou na frequência com que você compartilha conhecimento nas redes sociais, seja consistente. A consistência gera familiaridade. E confiamos – e somos influenciados – pelo que nos é familiar.
Juliana atua com Consultoria, Cursos e Workshops, em 2018 foram mais de 200 alunos nas 17 turmas no workshop e dezenas de clientes de estratégias. Recentemente lançou o seu curso online e hoje tem mais de 100 alunos ativos.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...