Artigo Escrito por: Juliana Saldanha
(Estrategista em Posicionamento e Comunicação de Marcas Pessoais).
Branding
pessoal é pensar em si mesmo como uma marca. É ser responsável por determinar a
sua própria jornada. É ser o CEO de si mesmo, independentemente da posição
ocupada ou atividade exercida. Personal Branding nada mais é do que
a gestão da sua marca pessoal, ou seja, a gestão do seu nome, da sua reputação.
É um recurso - e uma nova mentalidade - para que você possa se tornar mais
expressivo no seu mercado e possa ser ainda mais lembrado e procurado pelo seu
público pelo que você tem a oferecer.
Juliana
Saldanha é estrategista em Posicionamento e Comunicação de marcas pessoais e
tem como objetivo ajudar empreendedores, acadêmicos e profissionais a traçarem
as suas estratégias de posicionamento e a comunicarem melhor suas propostas de
valor para o mercado. Afinal, cada marca pessoal é única, por que não
destacá-la em um mercado tão competitivo? É palestrante em grandes eventos no
Brasil como o Festival Path, MKT Show e Conferência Amazônica e em Londres,
como os organizados pelo Enterprise Nation e Uhubs.
Em suas participações, ela
sempre enfatiza: "A sua marca
pessoal é um atalho de tomada de decisão do seu público por você e por aquilo
que você tem a oferecer. E nós temos que facilitar essa escolha por nós",
argumenta. Juliana Saldanha foi co-criadora de uma startup de economia
compartilhada, de uma aceleradora de startups que investiu em mais de 80
empresas e responsável pela expansão de uma empresa de tecnologia para Londres.
Ao
enxergar-se como uma marca você entende que não precisa depender do Estado, do
chefe, ou da economia para alcançar o que quiser, sendo você mesmo. Em um
cenário com tantas mudanças, o nosso nome é o ativo mais importante que tempos.
E é também o mais duradouro. Por que não cuidar dele, certo? Juliana aqui traz
cinco dicas para você começar a investir agora na sua marca pessoal:
-
Entenda quem você é, além do seu título
O hábito de
nos enxergarmos da maneira como o mercado nos definiu por muitos anos (sou o
Diretor de Vendas da empresa X ou o CEO da empresa Y), também nos limitou a
ficar dentro da caixa e ter uma perspectiva pouco abrangente sobre quem somos e
o que temos de melhor a oferecer. Deixar os crachás e o terno de lado, por um
momento, pode nos deixar vulneráveis, mas ao mesmo tempo nos liberta e nos dá a
possibilidade de explorar quem realmente somos. E quando somos por inteiro,
autênticos, nos diferenciamos e nos conectamos com mais significado com quem
está ao redor.
Quem você é?
Qual a sua história? Como chegou até aqui? De que forma os seus amigos te
enxergam? Qual a sua personalidade? Quais são as suas paixões? O que você faz
bem e pode ser o melhor nisso? Explore a sua identidade. Você é mais do que o
seu diploma ou o seu cargo.
-
Entregue valor
Branding
pessoal não é falar sobre você a todo momento. Afinal, eu não tenho tempo para
saber sobre o que você faz! O que eu realmente quero saber é: de que forma o
que você sabe pode me ajudar a vencer, a ser melhor, a ser mais bem-sucedido ou
feliz?
Entregar
valor é fundamental para que uma marca pessoal seja relevante. O que você sabe
melhor do que ninguém? O que você faz, que é excepcional? De que forma o seu
comportamento faz a diferença para as pessoas? Entregue valor. Nas suas ações e
na sua comunicação. Compartilhe conhecimento. E se torne o número 1, sendo
indispensável para o seu público.
-
Não seja tudo para todo mundo
Sim, nós
buscamos pertencer. Gostamos de agradar. E evitamos ser rejeitados. Mas tentar
ser tudo para todo mundo é humanamente impossível e emocionalmente desafiador.
Além de ser um sabotador para qualquer marca pessoal.
Porque ao
final, se somos tudo para todos, não somos significativos e essenciais para
ninguém. Acabamos nos diluindo, deixamos de ser quem somos e deixamos fazer o
nosso melhor, de forma focada. Encontre o seu espaço. Encontre o seu nicho. E o
SEU público.
-
Atualize os seus perfis online
O nosso
perfil online é o nosso cartão de visitas. E é, muitas vezes, o primeiro ponto
de contato do nosso público com a nossa marca pessoal. O nosso papel é
facilitar sermos escolhidos, mesmo por quem ainda não nos conhece.
Pra isso, é
preciso que qualquer um que acesse os nossos perfis seja capaz de entender quem
somos e de que forma podemos ajudá-lo (ou não). As suas fotos estão
atualizadas? Elas transmitem a sua personalidade? As suas biografias estão bem
escritas? Elas contam de que forma você pode me ajudar a ser melhor? O que você
sabe e o que você oferece? E como eu posso te acionar? Facilite a escolha por
você.
-
Seja consistente
Se você
quiser que sua marca seja memorável, seja consistente. A consistência é um dos
fatores indispensáveis para a criação da confiança. Afinal, não confiamos mais
naquele amigo que sempre está por perto e aparece quando mais precisamos?
Seja na
escolha das suas fotos de perfil, nas cores que usa, na forma como se comporta
ou na frequência com que você compartilha conhecimento nas redes sociais, seja
consistente. A consistência gera familiaridade. E confiamos – e somos
influenciados – pelo que nos é familiar.
Juliana atua
com Consultoria, Cursos e Workshops, em 2018 foram mais de 200 alunos nas 17
turmas no workshop e dezenas de clientes de estratégias. Recentemente lançou o
seu curso online e hoje tem mais de 100 alunos ativos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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