Apesar das
dificuldades comuns aos cenários de crises, empreender nestes períodos pode ser
uma boa oportunidade para criar um negócio bem sucedido.
Artigo Escrito por: Leandro Silva
(CEO e Diretor de Novos Negócios Olímpio Business Consultancy)
Em tempos de crise econômica é comum vermos a
maioria dos empresários temerosos com o futuro, e com isso, apertando os cintos
na hora de investir em novos negócios ou na expansão da marca. Se momentos de
crise já são bastante ruins para quem tem uma empresa consolidada no mercado, imagine
o cenário para quem está iniciando no universo empreendedor, e ainda não
assimilou as ameaças e obstáculos presentes no dia a dia de uma empresa. As
dúvidas comuns aos novos empreendedores se multiplicam em tempos de crise, e o
medo de abrir seu próprio negócio em uma economia tão frágil acaba em muitos
casos freando a fomentação de novos negócios, e inibindo a descoberta de
oportunidades de mercado.
Apesar do cenário ruim dos últimos anos, acredito que mais
importante do que imaginar os problemas e dificuldades que vem por aí, é
identificar soluções e oportunidades que possamos explorar para suavizar os
efeitos destes períodos de “vacas magras”. Olhando apenas para o copo meio
cheio, vejo que o empreendedorismo brasileiro tem crescido e sobrevivido em
terrenos muito desfavoráveis no país, o que mostra uma imensa capacidade de nos
adaptarmos e evoluirmos como empresas, marcas e líderes de negócios.
Mesmo pra quem acredita que neste período a melhor estratégia é
apenas se segurar onde estiver e esperar que o pior não aconteça, gosto de ser
otimista, e por isso mesmo listei 5 Bons Motivos para Empreendermos em tempos
de Crise, mostrando que apesar de toda incerteza e complicações
inerentes deste período, empreender continua sendo um caminho viável, e em
muitos casos a melhor alternativa para o competitivo mercado de trabalho.
Confira nossa lista de motivos:
1 – CRISES
NÃO SÃO ETERNAS
Mesmo não conseguindo enxergar um fim próximo na crise
econômica atual, uma coisa é certa, ela não vai durar para sempre! Por
mais que alguns duvidem, crises são passageiras, e o histórico do país mostra
que estamos acostumados a sobreviver e empreender em períodos como este. Ainda que gerar crescimento seja algo
improvável neste cenário, empreender pode não ser uma loucura completa, visto
que este período pode ser utilizado para você maturar seu negócio, entendendo
as especificidades do seu público, concorrentes, e produto/serviço.
2 – MENOS
CONCORRÊNCIA
Da mesma forma que você tem receio em partir para o
empreendedorismo ou investir mais no seu negócio neste momento, outros
empresários também cultivam este sentimento. Sendo assim, esta reação produz um
cenário de menor concorrência, o que pode ser uma excelente oportunidade para
sua empresa, visto que em períodos de crise econômica as marcas evitam
investir em lançamentos, campanhas publicitárias e novos posicionamentos de
mercado, tudo como parte da estratégia do corte de custos. Esta pode ser uma
boa hora para sua marca se mostrar forte e conquistar/fidelizar um consumidor
que está atento a tudo que acontece de novo neste período, e pronto a migrar
para novas marcas e serviços.
3 – CRISES
PODEM SER BOAS PRA TESTAR SEU NEGÓCIO
Se uma marca consegue vencer em tempos de crise, é bem provável
que ela consiga ainda mais sucesso quando o mercado voltar a aquecer. Pensando
desta forma, o período de crise econômica pode ser
interessante para o empreendedor “testar” seu modelo de negócio. Em geral,
quando um negócio é criado com mercado “de bom humor”, a realidade da empresa
pode ser confundida pelo excesso de confiança e dinheiro presente na economia, o
que pode produzir uma falsa imagem sobre seu negócio, comprometendo o futuro da
empresa. Criar um negócio durante tempos de crise permite ao empreendedor estar
pronto para enfrentar os piores cenários possíveis, e isso o manterá mais atento,
organizado, motivado, e criativo para não sucumbir. O resultado deste caminho é
que quando a “tempestade” passar, o negócio estará mais firme, mais completo, e
com um Plano de Negócio melhor estruturado para alcançar o sucesso, e
menos suscetível ao humor do mercado.
4 – AO FINAL
DA CRISE
Quando a crise econômica chegar ao fim, e o
mercado voltar a ficar aquecido, a tendência é que seu negócio aproveite estes
bons ventos da melhor forma possível, e também cresça. A grande sacada desta
estratégia, é que diferente de seus concorrentes que ainda estarão começando a
esquentar “as máquinas” em busca de um caminho pós-crise, você e seu negócio já
estarão prontos, e alinhados com a nova realidade do mercado. A experiência
adquirida no período de crise vai lhe ajudar a destacar sua marca dos demais,
mantendo a posição conquistada durante os períodos mais difíceis. Em resumo,
essa é uma corrida onde você está quilômetros a frente enquanto seus
concorrentes ainda amarram os cadarços.
5 – SEJA
OTIMISTA
Independente do momento de vida que você esteja, ou do cenário econômico
do país, uma coisa é certa: Empreender é arriscar... Empreender é sair da zona
de conforto, Empreender é em muitos casos abandonar conceitos e quebrar
paradigmas, e ir em busca da realização de um sonho pessoal e profissional. Ter
o próprio negócio não é fácil, e em períodos de crise econômica a tarefa
fica ainda mais complicada. Mas, afinal de contas, o empreendedor é um sonhador
inveterado, e está acostumado a superar obstáculos em sua rotina, ser otimista
e determinado faz parte do DNA empreendedor, e esse nem mesmo a crise pode
tirar.
O caminho pode ser complicado, mas com foco, muito planejamento e
criatividade, empreender ainda é uma excelente oportunidade pra driblar a crise
e conquistar o bem estar que você sempre buscou.
Sobre a Olímpio Business Consultancy
Fundada em
fevereiro de 2019, a Olímpio Business Consultancy é a
mudança de patamar no processo de evolução das consultorias de negócio. Somos
resultado de uma equilibrada combinação de conhecimentos, experiências, e
sentimentos que nos tornam únicos em cada atividade e projeto.
A Olímpio Business Consultancy
é especializada em acelerar negócios, independente do seu segmento ou porte,
temos as ferramentas necessárias para vislumbrar novas oportunidades de mercado
e criar soluções eficientes e rentáveis para otimizar processos em Marketing,
Comunicação, Mídia, Comercial, Gestão e Negócios. Atuamos desde a configuração
do Plano de Negócio até a gestão de ações e estratégias de Marketing que
busquem a consolidação da marca no mercado, sempre com foco em um projeto
personalizado e alinhado as necessidades, objetivos e perfil de cada cliente.
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