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5 Bons Motivos para Empreender em tempos de Crise

Apesar das dificuldades comuns aos cenários de crises, empreender nestes períodos pode ser uma boa oportunidade para criar um negócio bem sucedido.



Artigo Escrito por: Leandro Silva
(CEO e Diretor de Novos Negócios Olímpio Business Consultancy)

Em tempos de crise econômica é comum vermos a maioria dos empresários temerosos com o futuro, e com isso, apertando os cintos na hora de investir em novos negócios ou na expansão da marca. Se momentos de crise já são bastante ruins para quem tem uma empresa consolidada no mercado, imagine o cenário para quem está iniciando no universo empreendedor, e ainda não assimilou as ameaças e obstáculos presentes no dia a dia de uma empresa. As dúvidas comuns aos novos empreendedores se multiplicam em tempos de crise, e o medo de abrir seu próprio negócio em uma economia tão frágil acaba em muitos casos freando a fomentação de novos negócios, e inibindo a descoberta de oportunidades de mercado.

Apesar do cenário ruim dos últimos anos, acredito que mais importante do que imaginar os problemas e dificuldades que vem por aí, é identificar soluções e oportunidades que possamos explorar para suavizar os efeitos destes períodos de “vacas magras”. Olhando apenas para o copo meio cheio, vejo que o empreendedorismo brasileiro tem crescido e sobrevivido em terrenos muito desfavoráveis no país, o que mostra uma imensa capacidade de nos adaptarmos e evoluirmos como empresas, marcas e líderes de negócios.

Mesmo pra quem acredita que neste período a melhor estratégia é apenas se segurar onde estiver e esperar que o pior não aconteça, gosto de ser otimista, e por isso mesmo listei 5 Bons Motivos para Empreendermos em tempos de Crise, mostrando que apesar de toda incerteza e complicações inerentes deste período, empreender continua sendo um caminho viável, e em muitos casos a melhor alternativa para o competitivo mercado de trabalho.  


Confira nossa lista de motivos:

 
1 – CRISES NÃO SÃO ETERNAS
Mesmo não conseguindo enxergar um fim próximo na crise econômica atual, uma coisa é certa, ela não vai durar para sempre! Por mais que alguns duvidem, crises são passageiras, e o histórico do país mostra que estamos acostumados a sobreviver e empreender em períodos como este.  Ainda que gerar crescimento seja algo improvável neste cenário, empreender pode não ser uma loucura completa, visto que este período pode ser utilizado para você maturar seu negócio, entendendo as especificidades do seu público, concorrentes, e produto/serviço.


2 – MENOS CONCORRÊNCIA
Da mesma forma que você tem receio em partir para o empreendedorismo ou investir mais no seu negócio neste momento, outros empresários também cultivam este sentimento. Sendo assim, esta reação produz um cenário de menor concorrência, o que pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa, visto que em períodos de crise econômica as marcas evitam investir em lançamentos, campanhas publicitárias e novos posicionamentos de mercado, tudo como parte da estratégia do corte de custos. Esta pode ser uma boa hora para sua marca se mostrar forte e conquistar/fidelizar um consumidor que está atento a tudo que acontece de novo neste período, e pronto a migrar para novas marcas e serviços.

  
3 – CRISES PODEM SER BOAS PRA TESTAR SEU NEGÓCIO
Se uma marca consegue vencer em tempos de crise, é bem provável que ela consiga ainda mais sucesso quando o mercado voltar a aquecer. Pensando desta forma, o período de crise econômica pode ser interessante para o empreendedor “testar” seu modelo de negócio. Em geral, quando um negócio é criado com mercado “de bom humor”, a realidade da empresa pode ser confundida pelo excesso de confiança e dinheiro presente na economia, o que pode produzir uma falsa imagem sobre seu negócio, comprometendo o futuro da empresa. Criar um negócio durante tempos de crise permite ao empreendedor estar pronto para enfrentar os piores cenários possíveis, e isso o manterá mais atento, organizado, motivado, e criativo para não sucumbir. O resultado deste caminho é que quando a “tempestade” passar, o negócio estará mais firme, mais completo, e com um Plano de Negócio melhor estruturado para alcançar o sucesso, e menos suscetível ao humor do mercado.


4 – AO FINAL DA CRISE
Quando a crise econômica chegar ao fim, e o mercado voltar a ficar aquecido, a tendência é que seu negócio aproveite estes bons ventos da melhor forma possível, e também cresça. A grande sacada desta estratégia, é que diferente de seus concorrentes que ainda estarão começando a esquentar “as máquinas” em busca de um caminho pós-crise, você e seu negócio já estarão prontos, e alinhados com a nova realidade do mercado. A experiência adquirida no período de crise vai lhe ajudar a destacar sua marca dos demais, mantendo a posição conquistada durante os períodos mais difíceis. Em resumo, essa é uma corrida onde você está quilômetros a frente enquanto seus concorrentes ainda amarram os cadarços.


5 – SEJA OTIMISTA
Independente do momento de vida que você esteja, ou do cenário econômico do país, uma coisa é certa: Empreender é arriscar... Empreender é sair da zona de conforto, Empreender é em muitos casos abandonar conceitos e quebrar paradigmas, e ir em busca da realização de um sonho pessoal e profissional. Ter o próprio negócio não é fácil, e em períodos de crise econômica a tarefa fica ainda mais complicada. Mas, afinal de contas, o empreendedor é um sonhador inveterado, e está acostumado a superar obstáculos em sua rotina, ser otimista e determinado faz parte do DNA empreendedor, e esse nem mesmo a crise pode tirar.


O caminho pode ser complicado, mas com foco, muito planejamento e criatividade, empreender ainda é uma excelente oportunidade pra driblar a crise e conquistar o bem estar que você sempre buscou.



Sobre a Olímpio Business Consultancy

Fundada em fevereiro de 2019, a Olímpio Business Consultancy é a mudança de patamar no processo de evolução das consultorias de negócio. Somos resultado de uma equilibrada combinação de conhecimentos, experiências, e sentimentos que nos tornam únicos em cada atividade e projeto.

A Olímpio Business Consultancy é especializada em acelerar negócios, independente do seu segmento ou porte, temos as ferramentas necessárias para vislumbrar novas oportunidades de mercado e criar soluções eficientes e rentáveis para otimizar processos em Marketing, Comunicação, Mídia, Comercial, Gestão e Negócios. Atuamos desde a configuração do Plano de Negócio até a gestão de ações e estratégias de Marketing que busquem a consolidação da marca no mercado, sempre com foco em um projeto personalizado e alinhado as necessidades, objetivos e perfil de cada cliente.

Mais Informações
(11) 97972-6590

Fonte: Assessoria de Imprensa

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