Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para trabalhar Home Office com produtividade e qualidade de vida!

Especialista em consultoria de negócios para Micro e Pequenas Empresas aponta os principais segredos e estratégias para ter um Home Office produtivo




Artigo Escrito por: Leandro da Silva Olímpio (CEO Olímpio Business Consultancy).


O que surgiu como uma alternativa para eliminar os custos com locação de escritórios e estruturas corporativas, com o passar do tempo acabou se mostrando uma excelente oportunidade para trabalhar com maior comodidade, diminuindo o stress da rotina diária, e aumentando o conforto e produtividade do profissional.

Apesar da ideia de trabalhar em casa parecer o sonho de todo o profissional e empreendedor, é importante avaliar que esta nova rotina não traz apenas pontos positivos, mas também alguns desafios que se não forem cuidados podem tornar este sonho um grande pesadelo. Por isso, antes de se animar para levar essa proposta ao seu chefe, ou sair do escritório alugado e abrir sua empresa no quarto do fundo de casa, vale a pena ler nossas dicas e analisar se você já possui o necessário para iniciar esta nova empreitada.

Confira nossa lista com 10 dicas praticas para criar um Home Office confortável, criativo e muito produtivo.




1 – TENHA O SEU ESPAÇO
O maior desafio do Home Office é sem duvida manter o profissional focado e produtivo durante todo o dia de trabalho. Para conseguir este importante objetivo é fundamental que haja um espaço exclusivo para a realização das atividades da empresa, ou seja, não adianta querer improvisar e trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá da sala, pois isso provavelmente refletirá de forma muito negativa em sua produtividade. É fundamental que antes de se aventurar no Home Office você saiba exatamente onde e como vai poder trabalhar em casa. Tenha seu espaço de acordo a sua necessidade, isso pode fazer toda a diferença.


2 – CRIE SEU AMBIENTE
Trabalhar em casa tem grandes vantagens em comparação com os escritórios das empresas, e uma delas é a possibilidade de ter sua própria decoração, móveis, e demais objetos que você gosta e acha necessário na sua rotina profissional. Seja criativo, crie um ambiente confortável, aconchegante, moderno, e principalmente sem todas aquelas coisas que te chateavam no antigo escritório. Mas, vale uma ressalva neste ponto, apesar de você ter total liberdade para montar seu espaço, tenha cuidado para não acabar construindo um cenário “muito criativo”, pois isso pode acabar jogando contra você, fazendo com que sua atenção saia constantemente do trabalho para ficar admirando aquela cadeira cheia de curvas e que na verdade é pouco ergonômica.  


3 – MANTENHA ALGUNS HÁBITOS
Apesar do fato de você agora estar trabalhando a pouco mais de 30 segundos da sua cama, isso não quer dizer que você pode fazer suas atividades de pijama e pantufas. O ideal na verdade é que você mantenha a sua rotina de se arrumar para o escritório, vestindo suas roupas convencionais, confortáveis, e inclusive se maquiando (para as mulheres). Trabalhar com roupas muito informais em casa pode te deixar relaxado em demasia, e fazer com que sua produtividade reduza durante o dia, pois no seu inconsciente ficará a mensagem de que você pode voltar pra cama a hora que quiser. Porém, também não precisa levar ao extremo e vestir o terno e calçar o salto alto, pode ser um pouco mais confortável, o importante é encontrar esse limite pra não perder o clima de que você esta trabalhando.
 


4 – DOUTRINE SUA FAMÍLIA
Este é outro grande desafio do Home Office, pois diz respeito ao convívio com sua família enquanto você trabalha. Sinceramente, o melhor a fazer neste caso é ter uma conversa franca com todos que fazem parte da rotina da casa e esclarecer que apesar de você estar no quarto ao lado, você não está disponível o tempo todo. Quando o profissional e/ou empreendedor tem filhos pequenos que passam parte do dia em casa, essa tarefa pode ser ainda mais complexa, pois as crianças terão dificuldade para entender os motivos de não poderem brincar com o pai (mãe) enquanto ele (a) está logo ali. Este pode ser um grande desafio no começo, conseguir doutrinar a casa para sua nova rotina, mas acredite, é fundamental que você consiga isso, e o quanto antes, pois é impossível ser produtivo com interrupções a todo momento para resolver questões domesticas.


5 – DEFINA TAREFAS, E NÃO HORÁRIOS
Qual a vantagem do Home Office se você não tiver flexibilidade de horário? Com o Home Office, a melhor estratégia é que você vincule sua rotina de tarefas a um número de prioridades a serem concluídas durante o dia. Com este conceito organizacional você notará que as comuns distrações como Redes Sociais e piadinhas no “Whats” se tornarão cada vez menos frequentes do que no antigo escritório, e seu dia renderá muito mais, afinal de contas, seus objetivos do dia precisam ser concluídos o quanto antes. Somente desta forma você vai conseguir ter aquele tempinho de tomar um sorvete com os filhos, almoçar com a esposa/marido, entre tantas outras coisas que só um Home Office bem sucedido pode permitir. Estes “benefícios” podem e devem ser utilizados como pontos motivacionais no seu dia, pois produzem um excelente sentimento de recompensa pelo dia produtivo.


6 – TENHA TUDO PERTO DE VOCÊ
Ter que atravessar a casa toda para pegar um grampeador pode produzir uma infinidade de distrações que impactarão diretamente na produtividade do seu dia. Para evitar que isso ocorra, tenha perto de você todos os materiais e objetos necessários em sua rotina de trabalho. Mantenha tudo organizado de acordo ao volume de utilização durante o dia. Por exemplo, itens como canetas, grampeador, folhas de sulfite e bloco de anotações devem sempre estar próximos das mãos. Em contrapartida, livros, arquivos de clientes e materiais de reposição podem ficar armazenados até mesmo em outro cômodo, caso seu espaço não comporte a acomodação deles no mesmo ambiente.

 

7 – SAIR DO HOME OFFICE É PRECISO
Quando trabalhamos em casa, acabamos por perder o contato com o mundo externo, e isso pode prejudicar. A ausência daquele bate papo rápido na hora do café, a troca de informações com colegas de trabalho, e a falta do feedback do líder e/ou cliente contigo podem ser muito prejudiciais para seu desempenho. Por isso, é importante que de forma planejada você saia do seu Home Office e faça atividades fora do ambiente de trabalho. Por exemplo, visitar uma feira de negócios, trabalhar uma tarde em uma cafeteria, ir a um evento de networking, ou até mesmo almoçar com antigos colegas de trabalho pode ser um bom caminho para você não se manter tão distante do convívio profissional com outras pessoas. Estas estratégias podem ser uma boa inclusive pra você encontrar soluções e novas alternativas para o desenvolvimento de seus projetos. Mantenha-se aberto ao mundo!

8 – TENHA UMA LINHA TELEFÔNICA EXCLUSIVA
Pode parecer supérfluo ou um gasto sem necessidade, mas acredite, é fundamental que seu Home Office conte com uma linha exclusiva para atendimento de seus clientes. Além de agregar um imenso valor profissional ao seu negócio, esta ação evitará que aconteçam “acidentes” como seu filho de 4 anos atender uma ligação importante de um potencial cliente. Dependendo do seu segmento de atuação esse pode ser o ponto final na sua relação com esse cliente. Além de uma linha exclusiva e personalizada para sua empresa, também vale a pena investir em um computador e impressora potentes, pois não se esqueça que agora você não terá mais o “cara da TI” pra salvar sua vida quando o PC travar, e um dia sem trabalhar pode afetar demais seu rendimento e até faturamento. 


9 – NÃO RECEBA CLIENTES EM CASA
Caso o seu Home Office não esteja localizado em uma parte separada da casa, inclusive com entrada separada, evite marcar reuniões com seus clientes em seu escritório. Sempre deixe claro a eles o formato que você atua, e veja a possibilidade das reuniões serem no escritório dele, ou ainda em um local neutro para ambos. Hoje em dia já existem diversas empresas que realizam a locação de espaços para a realização de reuniões, e por um preço bem interessante e viável para micro empreendedores. Ter clientes e familiares em um mesmo ambiente não é nada profissional, e ainda abre espaço para que ocorram incidentes que podem deixar uma imagem negativa sobre seu perfil e negócio.


10 – TENHA FOCO E COMPROMETIMENTO
Essa é com certeza a dica mais importante pra quem está entrando no universo do Home Office! Mesmo que você não consiga ter um escritório moderno como sempre sonhou, ou que ainda demore um pouco para sua família se acostumar com a nova rotina, não perca o foco e se mantenha determinado para atingir os objetivos traçados. De agora em diante o resultado só dependerá de você, para o bem e para o mal... Como dica para todo o empreendedor: NÃO DESISTA!



Sobre a Olímpio Business Consultancy

Fundada em fevereiro de 2019, a Olímpio Business Consultancy é a mudança de patamar no processo de evolução das consultorias de negócio. Somos resultado de uma equilibrada combinação de conhecimentos, experiências, e sentimentos que nos tornam únicos em cada atividade e projeto.

A Olímpio Business Consultancy é especializada em acelerar negócios, independente do seu segmento ou porte, temos as ferramentas necessárias para vislumbrar novas oportunidades de mercado e criar soluções eficientes e rentáveis para otimizar processos em Marketing, Comunicação, Mídia, Comercial, Gestão e Negócios. Atuamos desde a configuração do Plano de Negócio até a gestão de ações e estratégias de Marketing que busquem a consolidação da marca no mercado, sempre com foco em um projeto personalizado e alinhado as necessidades, objetivos e perfil de cada cliente.

Mais Informações
(11) 97972-6590


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...