Especialista em consultoria de negócios para Micro e Pequenas
Empresas aponta os principais segredos e estratégias para ter um Home Office
produtivo
Artigo
Escrito por: Leandro da Silva Olímpio (CEO Olímpio Business Consultancy).
O que surgiu como uma alternativa para eliminar os custos com
locação de escritórios e estruturas corporativas, com o passar do tempo acabou
se mostrando uma excelente oportunidade para trabalhar com maior comodidade,
diminuindo o stress da rotina diária, e aumentando o conforto e produtividade
do profissional.
Apesar da ideia de trabalhar em casa parecer o sonho de todo o
profissional e empreendedor, é importante avaliar que esta nova rotina não traz
apenas pontos positivos, mas também alguns desafios que se não forem cuidados
podem tornar este sonho um grande pesadelo. Por isso, antes de se animar para levar
essa proposta ao seu chefe, ou sair do escritório alugado e abrir sua empresa
no quarto do fundo de casa, vale a pena ler nossas dicas e analisar se você já
possui o necessário para iniciar esta nova empreitada.
Confira nossa lista com 10 dicas praticas para criar um Home
Office confortável, criativo e muito produtivo.
1 – TENHA O
SEU ESPAÇO
O maior desafio do Home Office é sem duvida manter o
profissional focado e produtivo durante todo o dia de trabalho. Para conseguir
este importante objetivo é fundamental que haja um espaço exclusivo para a
realização das atividades da empresa, ou seja, não adianta querer improvisar e
trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá da sala, pois isso provavelmente
refletirá de forma muito negativa em sua produtividade. É fundamental que antes
de se aventurar no Home Office você saiba exatamente onde e como vai poder
trabalhar em casa. Tenha seu espaço de acordo a sua necessidade, isso pode
fazer toda a diferença.
2 – CRIE SEU
AMBIENTE
Trabalhar em casa tem grandes vantagens em comparação com os
escritórios das empresas, e uma delas é a possibilidade de ter sua própria
decoração, móveis, e demais objetos que você gosta e acha necessário na sua
rotina profissional. Seja criativo, crie um ambiente confortável, aconchegante,
moderno, e principalmente sem todas aquelas coisas que te chateavam no antigo
escritório. Mas, vale uma ressalva neste ponto, apesar de você ter total
liberdade para montar seu espaço, tenha cuidado para não acabar construindo um
cenário “muito criativo”, pois isso pode acabar jogando contra você, fazendo
com que sua atenção saia constantemente do trabalho para ficar admirando aquela
cadeira cheia de curvas e que na verdade é pouco ergonômica.
3 – MANTENHA
ALGUNS HÁBITOS
Apesar do fato de você agora estar trabalhando a pouco mais de 30
segundos da sua cama, isso não quer dizer que você pode fazer suas atividades
de pijama e pantufas. O ideal na verdade é que você mantenha a sua rotina de se
arrumar para o escritório, vestindo suas roupas convencionais, confortáveis, e
inclusive se maquiando (para as mulheres). Trabalhar com roupas muito informais
em casa pode te deixar relaxado em demasia, e fazer com que sua produtividade
reduza durante o dia, pois no seu inconsciente ficará a mensagem de que você
pode voltar pra cama a hora que quiser. Porém, também não precisa levar ao
extremo e vestir o terno e calçar o salto alto, pode ser um pouco mais
confortável, o importante é encontrar esse limite pra não perder o clima de que
você esta trabalhando.
4 – DOUTRINE
SUA FAMÍLIA
Este é outro grande desafio do Home Office, pois diz
respeito ao convívio com sua família enquanto você trabalha. Sinceramente, o
melhor a fazer neste caso é ter uma conversa franca com todos que fazem parte
da rotina da casa e esclarecer que apesar de você estar no quarto ao lado, você
não está disponível o tempo todo. Quando o profissional e/ou empreendedor tem
filhos pequenos que passam parte do dia em casa, essa tarefa pode ser ainda
mais complexa, pois as crianças terão dificuldade para entender os motivos de
não poderem brincar com o pai (mãe) enquanto ele (a) está logo ali. Este pode
ser um grande desafio no começo, conseguir doutrinar a casa para sua nova
rotina, mas acredite, é fundamental que você consiga isso, e o quanto antes,
pois é impossível ser produtivo com interrupções a todo momento para resolver
questões domesticas.
5 – DEFINA
TAREFAS, E NÃO HORÁRIOS
Qual a vantagem do Home Office se você não tiver
flexibilidade de horário? Com o Home
Office, a melhor estratégia é que você vincule sua rotina de tarefas a
um número de prioridades a serem concluídas durante o dia. Com este conceito
organizacional você notará que as comuns distrações como Redes Sociais e
piadinhas no “Whats” se tornarão cada vez menos frequentes do que no antigo
escritório, e seu dia renderá muito mais, afinal de contas, seus objetivos do
dia precisam ser concluídos o quanto antes. Somente desta forma você vai
conseguir ter aquele tempinho de tomar um sorvete com os filhos, almoçar com a
esposa/marido, entre tantas outras coisas que só um Home Office bem sucedido
pode permitir. Estes “benefícios” podem e devem ser utilizados como pontos
motivacionais no seu dia, pois produzem um excelente sentimento de recompensa
pelo dia produtivo.
6 – TENHA
TUDO PERTO DE VOCÊ
Ter que atravessar a casa toda para pegar um grampeador pode
produzir uma infinidade de distrações que impactarão diretamente na
produtividade do seu dia. Para evitar que isso ocorra, tenha perto de você
todos os materiais e objetos necessários em sua rotina de trabalho. Mantenha
tudo organizado de acordo ao volume de utilização durante o dia. Por exemplo,
itens como canetas, grampeador, folhas de sulfite e bloco de anotações devem
sempre estar próximos das mãos. Em contrapartida, livros, arquivos de clientes
e materiais de reposição podem ficar armazenados até mesmo em outro cômodo,
caso seu espaço não comporte a acomodação deles no mesmo ambiente.
7 – SAIR DO
HOME OFFICE É PRECISO
Quando trabalhamos em casa, acabamos por perder o contato com o
mundo externo, e isso pode prejudicar. A ausência daquele bate papo rápido na
hora do café, a troca de informações com colegas de trabalho, e a falta do
feedback do líder e/ou cliente contigo podem ser muito prejudiciais para seu
desempenho. Por isso, é importante que de forma planejada você saia do seu Home
Office e faça atividades fora do ambiente de trabalho. Por exemplo,
visitar uma feira de negócios, trabalhar uma tarde em uma cafeteria, ir a um
evento de networking, ou até mesmo almoçar com antigos colegas de trabalho pode
ser um bom caminho para você não se manter tão distante do convívio
profissional com outras pessoas. Estas estratégias podem ser uma boa inclusive
pra você encontrar soluções e novas alternativas para o desenvolvimento de seus
projetos. Mantenha-se aberto ao mundo!
8 – TENHA UMA
LINHA TELEFÔNICA EXCLUSIVA
Pode parecer supérfluo ou um gasto sem necessidade, mas acredite,
é fundamental que seu Home Office conte com uma linha
exclusiva para atendimento de seus clientes. Além de agregar um imenso valor
profissional ao seu negócio, esta ação evitará que aconteçam “acidentes” como
seu filho de 4 anos atender uma ligação importante de um potencial cliente.
Dependendo do seu segmento de atuação esse pode ser o ponto final na sua
relação com esse cliente. Além de uma linha exclusiva e personalizada para sua
empresa, também vale a pena investir em um computador e impressora potentes,
pois não se esqueça que agora você não terá mais o “cara da TI” pra salvar sua
vida quando o PC travar, e um dia sem trabalhar pode afetar demais seu
rendimento e até faturamento.
9 – NÃO
RECEBA CLIENTES EM CASA
Caso o seu Home Office não esteja localizado em
uma parte separada da casa, inclusive com entrada separada, evite marcar
reuniões com seus clientes em seu escritório. Sempre deixe claro a eles o
formato que você atua, e veja a possibilidade das reuniões serem no escritório
dele, ou ainda em um local neutro para ambos. Hoje em dia já existem diversas
empresas que realizam a locação de espaços para a realização de reuniões, e por
um preço bem interessante e viável para micro empreendedores. Ter clientes e
familiares em um mesmo ambiente não é nada profissional, e ainda abre espaço
para que ocorram incidentes que podem deixar uma imagem negativa sobre seu
perfil e negócio.
10 – TENHA
FOCO E COMPROMETIMENTO
Essa é com certeza a dica mais importante pra quem está entrando
no universo do Home Office! Mesmo que você não consiga ter um escritório
moderno como sempre sonhou, ou que ainda demore um pouco para sua família se
acostumar com a nova rotina, não perca o foco e se mantenha determinado para
atingir os objetivos traçados. De agora em diante o resultado só dependerá de
você, para o bem e para o mal... Como dica para todo o empreendedor: NÃO
DESISTA!
Sobre
a Olímpio Business Consultancy
Fundada em fevereiro de
2019, a Olímpio Business Consultancy é a mudança de patamar no processo
de evolução das consultorias de negócio. Somos resultado de uma equilibrada
combinação de conhecimentos, experiências, e sentimentos que nos tornam únicos
em cada atividade e projeto.
A Olímpio Business Consultancy é especializada em acelerar
negócios, independente do seu segmento ou porte, temos as ferramentas
necessárias para vislumbrar novas oportunidades de mercado e criar soluções
eficientes e rentáveis para otimizar processos em Marketing, Comunicação,
Mídia, Comercial, Gestão e Negócios. Atuamos desde a configuração do Plano de
Negócio até a gestão de ações e estratégias de Marketing que busquem a
consolidação da marca no mercado, sempre com foco em um projeto personalizado e
alinhado as necessidades, objetivos e perfil de cada cliente.
Mais Informações
(11) 97972-6590
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos