Pular para o conteúdo principal

Os Vencedores são aqueles que melhor se adaptam no Mundo Corporativo!



*Artigo Escrito por: Por Aury Ronan Francisco

Há alguns anos, ouvi uma história que faria sentido na minha vida muito tempo depois. Ainda no início de carreira, recém-saído do curso de Ciências Contábeis na UEL, tive acesso a um texto que trazia uma analogia entre a lógica da natureza e as escolhas que fazemos em nossas vidas profissionais. Na época, confesso que não consegui entender bem o paralelo. O autor usava o mundo animal para explicar que nem sempre é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim aquele que melhor se adapta ao ambiente em que habita, que constantemente aceita mudanças. Assim é, tanto no reino animal quanto no mundo corporativo. 

Esse tipo de capacidade de adaptação é muito importante, pois hoje em dia, existem muitas organizações que ainda trabalham com excesso de formalismo e estruturas inteiramente rígidas e verticalizadas. Essa falta de flexibilidade faz com que a comunicação se torne cada vez menos eficaz e estratégica, o que impossibilita às empresas o acompanhamento das mudanças e transformações tão presentes no mercado. Diante dessas informações, decidi dar uma nova guinada na minha carreira.

Tive a oportunidade de trabalhar na área de tecnologia e inovação em um e-commerce de moda em São Paulo e, durante esse processo, foi necessário muita adequação para compreender como funcionava o processo decisório baseado em dados gerados pelo próprio negócio, arquitetados e gerenciados por experts chamados de Data Scientists. A experiência foi extremamente válida e contribuiu ainda mais para o meu crescimento profissional, servindo como uma preparação para os passos que estavam por vir. 

Toda essa evolução fez com que os resultados fossem chegando e, em 2016, entrei no Grupo Movile, empresa líder em marketplaces móveis, passando primeiramente pelas empresas PlayKids e Wavy, pertencentes ao Grupo. Após um período de grande aprendizado, a próxima etapa foi a mais desafiadora: aceitei o convite para ser o Diretor Financeiro da holding. 

No Grupo Movile, aprendi que a tecnologia existe para facilitar a vida das pessoas, não para substituir as relações humanas. Também aprendi a valorizar não apenas o trabalho em equipe, mas a confiança que precisa ser compartilhada entre os membros desse time. Um relação de confiança cria um ambiente mais cooperativo, inovador e de comprometimento, portanto se você é um líder que não confia na sua equipe, alguma coisa está errada. Também é preciso garantir que todos trabalhem com "espírito de dono", como se a empresa fosse de cada um de nós. Sabe por quê? Porque ela é. As pessoas tendem a não identificar o impacto social de uma empresa na comunidade onde ela atua, porém estabelecer internamente essa cultura, apesar de desafiadora, pode se tornar um diferencial estratégico no negócio.

Diante da constante evolução do mercado, principalmente na área de tecnologia, é importante que as pessoas estejam abertas a mudanças que estão por vir. A adaptação é necessária tanto para os profissionais quanto para empresas. Trabalhar em organizações em que a cultura e valores refletem esse mindset, favorece a rápida adequação ao impacto da tecnologia nos negócios e, consequentemente, na âmbito profissional. 

É por tudo isso que a comparação entre a lógica da natureza e as escolhas que fazemos em nossas carreiras agora faz tanto sentido. Pode ser no agronegócio ou na área de tecnologia, não importa, onde quer que seja, ter capacidade e estar disposto a encarar as novas oportunidades – sem medo de se adaptar aos desafios que surgem pela frente e, o mais importante, saber que o que você faz em uma empresa para o sucesso dela pode impactar positivamente a sua vida e a de outras milhares pessoas na comunidade onde atuam. Você sabe qual é o propósito do seu negócio ou da empresa onde você trabalha? Como ela torna a vida das pessoas melhor todos os dias? Reflita sobre isso e seja mais feliz no trabalho.

*Aury Ronan Francisco é Diretor Financeiro Movile, responsável pelas atividades de Planejamento Financeiro, Tesouraria, Consolidação, IFRS e Controles internos. Anteriormente, atuou como Controller na PlayKids empresa do Grupo Movile. Com mais de 14 anos de experiência na área financeira, possui uma especialização na Stanford University e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...