Pular para o conteúdo principal

Os Vencedores são aqueles que melhor se adaptam no Mundo Corporativo!



*Artigo Escrito por: Por Aury Ronan Francisco

Há alguns anos, ouvi uma história que faria sentido na minha vida muito tempo depois. Ainda no início de carreira, recém-saído do curso de Ciências Contábeis na UEL, tive acesso a um texto que trazia uma analogia entre a lógica da natureza e as escolhas que fazemos em nossas vidas profissionais. Na época, confesso que não consegui entender bem o paralelo. O autor usava o mundo animal para explicar que nem sempre é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim aquele que melhor se adapta ao ambiente em que habita, que constantemente aceita mudanças. Assim é, tanto no reino animal quanto no mundo corporativo. 

Esse tipo de capacidade de adaptação é muito importante, pois hoje em dia, existem muitas organizações que ainda trabalham com excesso de formalismo e estruturas inteiramente rígidas e verticalizadas. Essa falta de flexibilidade faz com que a comunicação se torne cada vez menos eficaz e estratégica, o que impossibilita às empresas o acompanhamento das mudanças e transformações tão presentes no mercado. Diante dessas informações, decidi dar uma nova guinada na minha carreira.

Tive a oportunidade de trabalhar na área de tecnologia e inovação em um e-commerce de moda em São Paulo e, durante esse processo, foi necessário muita adequação para compreender como funcionava o processo decisório baseado em dados gerados pelo próprio negócio, arquitetados e gerenciados por experts chamados de Data Scientists. A experiência foi extremamente válida e contribuiu ainda mais para o meu crescimento profissional, servindo como uma preparação para os passos que estavam por vir. 

Toda essa evolução fez com que os resultados fossem chegando e, em 2016, entrei no Grupo Movile, empresa líder em marketplaces móveis, passando primeiramente pelas empresas PlayKids e Wavy, pertencentes ao Grupo. Após um período de grande aprendizado, a próxima etapa foi a mais desafiadora: aceitei o convite para ser o Diretor Financeiro da holding. 

No Grupo Movile, aprendi que a tecnologia existe para facilitar a vida das pessoas, não para substituir as relações humanas. Também aprendi a valorizar não apenas o trabalho em equipe, mas a confiança que precisa ser compartilhada entre os membros desse time. Um relação de confiança cria um ambiente mais cooperativo, inovador e de comprometimento, portanto se você é um líder que não confia na sua equipe, alguma coisa está errada. Também é preciso garantir que todos trabalhem com "espírito de dono", como se a empresa fosse de cada um de nós. Sabe por quê? Porque ela é. As pessoas tendem a não identificar o impacto social de uma empresa na comunidade onde ela atua, porém estabelecer internamente essa cultura, apesar de desafiadora, pode se tornar um diferencial estratégico no negócio.

Diante da constante evolução do mercado, principalmente na área de tecnologia, é importante que as pessoas estejam abertas a mudanças que estão por vir. A adaptação é necessária tanto para os profissionais quanto para empresas. Trabalhar em organizações em que a cultura e valores refletem esse mindset, favorece a rápida adequação ao impacto da tecnologia nos negócios e, consequentemente, na âmbito profissional. 

É por tudo isso que a comparação entre a lógica da natureza e as escolhas que fazemos em nossas carreiras agora faz tanto sentido. Pode ser no agronegócio ou na área de tecnologia, não importa, onde quer que seja, ter capacidade e estar disposto a encarar as novas oportunidades – sem medo de se adaptar aos desafios que surgem pela frente e, o mais importante, saber que o que você faz em uma empresa para o sucesso dela pode impactar positivamente a sua vida e a de outras milhares pessoas na comunidade onde atuam. Você sabe qual é o propósito do seu negócio ou da empresa onde você trabalha? Como ela torna a vida das pessoas melhor todos os dias? Reflita sobre isso e seja mais feliz no trabalho.

*Aury Ronan Francisco é Diretor Financeiro Movile, responsável pelas atividades de Planejamento Financeiro, Tesouraria, Consolidação, IFRS e Controles internos. Anteriormente, atuou como Controller na PlayKids empresa do Grupo Movile. Com mais de 14 anos de experiência na área financeira, possui uma especialização na Stanford University e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...