A Tóry
Alegria apresenta peças que conciliam tendências da moda atual com dizeres na
língua indígena da América do Sul
Engenheira de
formação e especializada em Moda e Marketing Estratégico, a empresária Lorena
Marin Caruso está resgatando as raízes dos povos sul-americanos. Ela
criou uma grife de moda, a Tóry Moda, que traz dizeres em
tupi-guarani, termo genérico para um grupo de línguas indígenas da América do
Sul e uma das oficiais do Paraguai.
"A marca revolucionou não só a forma de
entender a moda, mas também o auto-interesse na língua materna que, entre os
brasileiros, é o Guarani. A tendência no mundo fashion é expressar-se com uma
mensagem importante", acredita a empresária.
A paraguaia
Marin tem uma vida ligada ao empreendedorismo industrial da moda há
18anos, fabricando polos e camisetas com o mais durável e suave algodão. O
gosto pela costura veio de berço.
"Desde a infância, eu me animada nos dias que
eu podia acompanhar a minha mãe em uma grande costura de uma indústria de prestígio,
especializada em camisas de corte perfeito. Eu cresci entre essas máquinas de
costura e rolos de tecido. Gostava de ver as pessoas com roupas de cada nova
coleção", relembra a empresária.
Hoje, a
paraguaia detém vários prêmios importantes, incluindo o mais recente "2018
Business Excellence CONACYT". A empresária é muito comprometida com o
crescimento do setor da moda na América Latina. Seja, por meio de contribuições
constantes através de seminários, workshops e exposições.
Com foco em
palavras doces e exóticas no tupi-guarani, a marca criou um conceito de boa
qualidade em peças de vestuário que cativou a capital paulista.
"Por outro lado, criatividade e tradição
andam de mãos dadas em cada uma das camisas polos que vendemos com a nossa
assinatura que não devemos perder de vista", afirma a Marin, que se
intitula empreendedora social:
"Nos últimos 10 anos, fizeram-nos líderes na
Avaliação Mundial sobre Povos Indígenas e da língua Guarani. Temos camisas
polos bordadas no peito, com palavras como 'paz' (Py'aguapy) e 'eu te amo'
(Rohayhu), entre outras tradicionais". A empresária diz ainda que
a ONU proclamou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, com o
objetivo de "chamar a atenção para
as graves perdas de línguas indígenas e a necessidade urgente de preservar,
revitalizar e promovê-los, sendo assim a empresa contribui para esta causa”.
Vale destacar
que engenheira criou a marca por acaso e sem pretensões.
"Comecei esta aventura industrial com meu marido Caruso, um
paulistano autêntico, para o nosso próprio prazer, mas rapidamente percebemos
que as pessoas gostaram deste conceito. Hoje estamos em expansão da marca,
buscando instalar uma loja temática para viver a experiência completa, através
da música, moda e cultura em geral dos povos Indígenas, aberta a alianças em
todo o país”.
Atualmente,
as peças só podem ser adquiridas pelas redes sociais
https://instagram.com/marincaruso?igshid=blehl7q9n7oo
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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