Em Brasília, postos
de gasolina, shoppings, rede de farmácia, pet shop, loja de calçados infantis e
moda infantil, além de restaurante estão entre os confirmados no Distrito
Federal.
A
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove, no próximo dia 30 de maio,
a 11ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), uma iniciativa que tem o
objetivo de chamar atenção da sociedade para a excessiva carga tributária
exercida no Brasil. Neste dia, lojas de todo Brasil colocarão produtos à
venda sem o valor dos impostos que incidem no valor final da mercadoria. Os
comerciantes arcarão com os impostos não pagos pelo contribuinte.
"O Brasil tem uma alta carga tributária e
devolve muito pouco para a sociedade. Trabalhamos, em média, 153 dias, o que
equivale a cinco meses, para pagar impostos e temos um dos piores serviços
públicos do mundo", afirma o coordenador da CDL Jovem do Distrito
Federal, Ítalo Portela. Segundo dados da CNDL, numa lista de 30 países, o
Brasil é o 14º a arrecadar mais impostos e o último a retribuir estes valores
à sociedade.
Além
da alta carga tributária, a CDL/DF quer chamar atenção para a burocracia que
envolve os tributos no Brasil. "Não
só pagamos muito imposto como não há transparência no processo de arrecadação
e aplicação dos recursos. Defendemos que haja uma simplificação na forma de
pagamento, como um imposto único, por exemplo, com percentuais de
distribuição bem definidos para que o contribuinte possa acompanhar de
maneira simplificada quanto está sendo arrecadado e para onde o dinheiro está
indo", defende o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto.
Durante
o DLI, os lojistas escolherão produtos que serão ofertados com os descontos,
que variam de acordo com o segmento. Por exemplo, maquiagens chegam a ter 58%
de carga tributária, e eletrônicos, 43%. "Recomendamos que os lojistas escolham produtos que exemplifiquem bem
o tamanho da carga tributária que existe no país. A ação é de conscientização",
afirma Ítalo. Até o momento estão confirmadas a participação de mais de 2 mil
lojas, em 300 cidades, de 16 Estados em todo o Brasil.
No
Distrito Federal, participarão os shoppings Conjunto Nacional, Taguatinga
Shopping, Brasília Shopping, JK Shopping e Terraço Shopping; os postos de
combustíveis Jarjour da Asa Sul e Asa Norte; a rede de farmácias Drogafuji;
os pet shops Cia da Terra; lojas Morana; Bibi; Pucket; e Biscoitos Mineiros.
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Sobre a
CDL-DF
A
Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), fundada em 1965,
foi constituída pela iniciativa de 25 comerciantes da capital, com o
propósito de fortalecer o segmento quando a cidade se formava, criando uma
entidade que os identificasse. Hoje, tem cerca de cinco mil associados e é
referência em economia e varejo. O principal produto da CDL-DF é o Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que dá aos associados e consumidores mais
segurança no momento de efetivar a venda e a compra. Promove a inovação –
especialmente por meio da CDL Jovem DF – e a profissionalização do varejo,
incentiva políticas públicas em prol do mercado local e estimula a
sustentabilidade com a Fundação CDL-DF, braço social da entidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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