Especialista aponta
dicas para empreendedores utilizarem na 2ª principal data de vendas do comércio
brasileiro
De acordo com
a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo
brasileiro deve crescer 5,2% em 2019, e o Dia das Mães, segunda maior data
varejista do ano, deve ser uma das grandes responsáveis por alavancar o setor,
já que no ano passado, o aumento foi R$ 2,2 bilhões no período. Segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 56% da
população pagou até R$ 100,00 para comprar um presente, 17% investiram entre R$
100 a R$ 200 e 18% gastou acima desse valor.
Segundo a iugu, plataforma
online para automação financeira, um dos cases que possui é de uma loja de
jóias, que somente no período que antecedeu ao Dia das Mães no ano
passado, teve um aumento de 27% nas vendas comparado com o mesmo período de
2017. Ao mesmo tempo, um espaço de yoga e um varejo de vinhos cresceram 20% e
um site de eventos e shows vendeu 10% a mais, devido a data. "Para um período de grande movimentação do
e-commerce como o Dia das Mães, é comum acontecerem pequenos problemas que
podem ser cruciais na hora da venda. O maior deles, talvez, seja a sobrecarga
de acessos da plataforma e principalmente a flexibilidade do pagamento",
afirma Patrick Negri, CEO e fundador da iugu.
Negri explica
que, muitas vezes, o cliente abandona a compra no carrinho, aparentemente sem
motivos, mas que isso está relacionado a diversos fatores. Então quais são os
melhores meios de se resolver cada um?
Confira
algumas dicas dadas para ter um bom faturamento no Dia das Mães:
Recompensas
Com tanta
concorrência, saem na frente lojas que ofereçam diferenciais para surpreender e
agradar os clientes. Segundo uma pesquisa da consultoria global Nielsen, para
45% dos consumidores brasileiros a devolução de dinheiro é a recompensa mais
valorizada. O Méliuz,
empresa que devolve parte do valor gasto em compras em mais de 1600 lojas
físicas e online, devolveu, somente em 2018, mais de R$ 45 milhões aos
brasileiros.
Plataforma de
vendas
Uma
plataforma de vendas organizada, preparada e personalizada está pronta para
atender as demandas específicas dos clientes para encontrarem os produtos que
desejam mais facilmente. Isso também evita o trava-trava na navegação e
sobrecargas de acesso na página, melhorando a experiência do consumidor.
Segurança
Em épocas
sazonais, como o Dia das Mães, infelizmente é comum acontecerem compras
fraudulentas e uso de cartões de crédito clonados. Quem arca com o prejuízo é o
lojista, que precisa investir em soluções de alto nível tecnológico, que
combinem todas as principais técnicas de análise de risco como verificação de
dados cadastrais e de pagamento, fingerprint, inteligência artificial e
monitoramento do comportamento de navegação.
Facilidade de
pagamento
É normal em
datas comemorativas os lojistas enfrentarem problemas com demandas financeiras,
por isso é preciso pensar em serviços personalizados e que vão diminuir as
barreiras na implementação de pagamento digital, desde o processamento e
antecipação de recebíveis até a conciliação financeira. Além de ser mais
eficiente, ainda diminui os custos da operação.
Cliente
Garantir a satisfação do cliente nem sempre é
tarefa fácil, mas garantir uma boa experiência de compras é no mínimo,
necessário. Aposte na sinceridade, transparência na publicação de comentários e
boa comunicação entre marca, loja e consumidor. Este é um dos pontos chave para
fidelização do cliente.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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