Especialista em
experiência do cliente aponta os caminhos para a aproveitar a data e fidelizar
clientes para o seu negócio
Depois da Black Friday, o Dia
das Mães é a data mais importante para o comércio brasileiro. Em 2018,
segundo o Ebit, empresa de pesquisas do setor de vendas on-line, o e-commerce
faturou R$ 2,11 bilhões no período, um aumento 12% nas vendas totais com
relação ao ano anterior. Para este ano, o mercado continua otimista, principalmente
com as compras de última hora. No ano passado, uma pesquisa do Serasa Experian
registrou um aumento de 5,7% nas vendas do comércio na semana que antecedeu a
data. Só na capital paulista, o aumento foi de 6% no final de semana do Dia
das Mães.
Mais do que as cifras que esta
data movimenta, o Dia das Mães tem um valor sentimental para os brasileiros, e
gera muita expectativa tanto em quem compra, quanto em quem recebe o presente.
Por isso, é preciso estar atento com o atendimento dado ao consumidor, para
garantir as vendas, e também fidelizar e atrair novos clientes. Um
levantamento, feito pela Zendesk com a RD Station, apontou que clientes fiéis,
que fazem compras recorrentes, geram mais de 80% da receita total de qualquer
negócio.
Neste contexto, os dias que
precedem e sucedem este 12 de maio serão cruciais para os varejistas, pois,
além das compras, também terão as ações de trocas de presentes, e em todos os
momentos, os clientes esperam ter ótimas experiências. "As expectativas dos clientes estão cada dia
mais altas, segundo uma pesquisa divulgada este ano pela Zendesk, o Zendesk
Customer Experience Trends, 46% dos clientes entrevistados afirmaram ter
expectativas maiores do que as que tinham há um ano", comenta Ivan
Preti, Arquiteto de Soluções da Zendesk.
Para evitar ser uma dor de cabeça,
e dar aos seus clientes as melhores experiências, existem três pontos que o
varejista precisa ficar atento:
Encontre seus clientes onde eles
estão
O estudo Customer Experience
Trends 2019 mostra que 40% dos clientes preferem utilizar os serviços de
autoatendimento, antes de entrar em contato com o suporte, além disso, apenas
20% das equipes de suporte oferecem a opção do auto-atendimento.
Quando têm que entrar contato com
o serviço de atendimento, os clientes também querem poder trocar de canais e
escolher aqueles que melhor atendem suas necessidades. A grande maioria, 85%
dos consumidores, irá tentar diferentes meios, caso não tenham a resposta da
sua primeira solicitação, e 44% esperam menos de uma hora para fazer isso.
Seja proativo
Enquanto 30% das equipes de
atendimento são proativos no engajamento para vendas e marketing, há
benefícios-chave da proatividade que estão sendo negligenciados. Esses
benefícios incluem a redução do esforço do cliente, prevenção de problemas com
produtos e a diminuição do número de tickets para os agentes de atendimento. A
grande maioria dos clientes, cerca de 90%, disseram que veem com bons olhos, ou
de forma neutra, a proatividade das empresas.
Aposte em Inteligência Artificial
Negócios de alta performance são
duas vezes mais propensos a utilizar inteligência artificial. Na verdade,
companhias que usam I.A, segundo dados levantados pela Zendesk, economizaram
225.000 horas dos agentes, devolvendo o equivalente a 2.800 anos para os
clientes. Eles estão resolvendo tickets 21% mais rápido, ao mesmo tempo que
lidam com um volume de chamados seis vezes maior. Porém, 85% das grandes
empresas ainda não estão usando esse tipo de tecnologias.
"Hoje, para aumentar as vendas, as empresas têm que estar atentas às
demandas dos consumidores e colocá-los no centro da sua estratégia de negócio.
Seja no online, ou no offline; pelas Redes Sociais, ou por telefone, os cliente
querem ter a mesma experiência, que deve ser fluida, ágil e sem ruídos",
conclui Ivan Preti.
Sobre a Zendesk
As melhores experiências do cliente são criadas com Zendesk. Oferecemos ferramentas poderosas e flexíveis de engajamento e atendimento ao cliente, que se adaptam às necessidades de qualquer modelo de negócio. A Zendesk atende empresas em diversos setores, com mais de 130.000 clientes, oferecendo serviços e suporte em mais de 30 idiomas. Com sede em San Francisco, a Zendesk opera em todo o mundo com 16 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e América do Sul.
As melhores experiências do cliente são criadas com Zendesk. Oferecemos ferramentas poderosas e flexíveis de engajamento e atendimento ao cliente, que se adaptam às necessidades de qualquer modelo de negócio. A Zendesk atende empresas em diversos setores, com mais de 130.000 clientes, oferecendo serviços e suporte em mais de 30 idiomas. Com sede em San Francisco, a Zendesk opera em todo o mundo com 16 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e América do Sul.
Saiba mais em www.zendesk.com.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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