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Necessidade
de formalização e facilidade em processos burocráticos levaram a novo
crescimento de MEIs em setores-chave da economia, com destaque para serviços
de entrega, varejo e estética!
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Os
microempreendedores têm sido importantes fomentadores da economia por meio de
pequenos negócios. De acordo com a MEI Fácil, a plataforma de
serviços financeiros para o microempreendedor, a abertura de novos CNPJs MEI
teve importante papel no impulsionamento de diversos setores em 2018, com
destaque para comércio varejista, setor de beleza e serviços de transporte e
entregas.
Destaque
para o último citado, que registrou crescimento acentuado, com 44 mil novas
criações de CNPJ, alta de 148% ante o desempenho em 2017. Essa disparada é
fruto do movimento de empresas como Rappi, Loggi e outros
marketplaces, que passam a exigir que os profissionais sejam formalizados –
dessa forma, a procura por uma alternativa mais rápida e barata aparece como
uma solução para muitos autônomos.
É
possível notar também um crescimento expressivo em atividades de transporte
de passageiros, como taxistas e motoristas de aplicativos, como Uber
e 99. Foram 18 mil novos taxistas que se tornaram MEI no ano passado
(alta de 42% em relação a 2017), além da atividade de transporte de
passageiros com 12 mil novos CNPJs dessa modalidade (aumento de 109%) e
transporte escolar, com 11 mil novos MEIs. Cabe mencionar também o setor de
transporte de carga, com 35 mil novos cadastros de microempreendedores
abertos em 2018 (alta de 77% ante 2017).
Para
Rodrigo Salem, sócio-fundador da MEI Fácil, ser microempreendedor
tem sido uma solução sólida para quem necessita dos benefícios de uma
formalização e procura rentabilizar o próprio negócio. "Muitos trabalhadores acabam perdendo oportunidades por não
terem um CNPJ. Emitir nota fiscal e oferecer outras formas de pagamento são
pontos importantes para que o serviço se torne atrativo, alcançando mais
consumidores e estimulando seus respectivos setores", afirma.
Outros
destaques
O
setor de estética e beleza também se manteve consistente em seu crescimento
com 157 mil novos MEIs em 2018, alta de 20% em comparação ao ano anterior. O
comércio varejista teve desempenho positivo como um todo em 2018, com destaque
para o comércio de bebidas, que manteve seu franco processo de formalização
com crescimento de 6% (40 mil pessoas abriram MEI no setor).
O
setor de restaurantes cresceu de forma notável e registrou 33 mil novos MEIs,
um aumento de 57% ante 2017. Alta também notada na quantidade de prestadoras
de serviços domésticos que se tornaram MEI em 2018: 40 mil novas
profissionais formalizados no ramo, 43% a mais do que no ano anterior.
Por
fim, serviços de manutenção e reparação de automóveis também merecem ênfase
também ao ter alta de 60% nas formalizações, refletindo a retomada no setor
de automóveis no País.
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Sobre
a MEI Fácil
A
MEI
Fácil foi fundada em janeiro de 2017 com o objetivo de ser a grande
parceira do microempreendedor individual. A empresa já atende mais de 500 mil
empreendedores e oferece auxílio em processos como a obtenção de CNPJ, notas
fiscais, além de serviços financeiros simplificados e de baixo custo por meio
de seu aplicativo. Ela foi recentemente premiada pela Universidade de
Columbia, nos EUA, como referência global em negócios de impacto, primeira
vez que uma startup da América Latina ganha o prêmio.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam. O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...


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