Pular para o conteúdo principal

Setores são Impulsionados por aberturas de CNPJ MEI




Necessidade de formalização e facilidade em processos burocráticos levaram a novo crescimento de MEIs em setores-chave da economia, com destaque para serviços de entrega, varejo e estética!

Os microempreendedores têm sido importantes fomentadores da economia por meio de pequenos negócios. De acordo com a MEI Fácil, a plataforma de serviços financeiros para o microempreendedor, a abertura de novos CNPJs MEI teve importante papel no impulsionamento de diversos setores em 2018, com destaque para comércio varejista, setor de beleza e serviços de transporte e entregas.

Destaque para o último citado, que registrou crescimento acentuado, com 44 mil novas criações de CNPJ, alta de 148% ante o desempenho em 2017. Essa disparada é fruto do movimento de empresas como Rappi, Loggi e outros marketplaces, que passam a exigir que os profissionais sejam formalizados – dessa forma, a procura por uma alternativa mais rápida e barata aparece como uma solução para muitos autônomos.

É possível notar também um crescimento expressivo em atividades de transporte de passageiros, como taxistas e motoristas de aplicativos, como Uber e 99. Foram 18 mil novos taxistas que se tornaram MEI no ano passado (alta de 42% em relação a 2017), além da atividade de transporte de passageiros com 12 mil novos CNPJs dessa modalidade (aumento de 109%) e transporte escolar, com 11 mil novos MEIs. Cabe mencionar também o setor de transporte de carga, com 35 mil novos cadastros de microempreendedores abertos em 2018 (alta de 77% ante 2017).

Para Rodrigo Salem, sócio-fundador da MEI Fácil, ser microempreendedor tem sido uma solução sólida para quem necessita dos benefícios de uma formalização e procura rentabilizar o próprio negócio. "Muitos trabalhadores acabam perdendo oportunidades por não terem um CNPJ. Emitir nota fiscal e oferecer outras formas de pagamento são pontos importantes para que o serviço se torne atrativo, alcançando mais consumidores e estimulando seus respectivos setores", afirma.


Outros destaques
O setor de estética e beleza também se manteve consistente em seu crescimento com 157 mil novos MEIs em 2018, alta de 20% em comparação ao ano anterior. O comércio varejista teve desempenho positivo como um todo em 2018, com destaque para o comércio de bebidas, que manteve seu franco processo de formalização com crescimento de 6% (40 mil pessoas abriram MEI no setor).

O setor de restaurantes cresceu de forma notável e registrou 33 mil novos MEIs, um aumento de 57% ante 2017. Alta também notada na quantidade de prestadoras de serviços domésticos que se tornaram MEI em 2018: 40 mil novas profissionais formalizados no ramo, 43% a mais do que no ano anterior.

Por fim, serviços de manutenção e reparação de automóveis também merecem ênfase também ao ter alta de 60% nas formalizações, refletindo a retomada no setor de automóveis no País.

Sobre a MEI Fácil
A MEI Fácil foi fundada em janeiro de 2017 com o objetivo de ser a grande parceira do microempreendedor individual. A empresa já atende mais de 500 mil empreendedores e oferece auxílio em processos como a obtenção de CNPJ, notas fiscais, além de serviços financeiros simplificados e de baixo custo por meio de seu aplicativo. Ela foi recentemente premiada pela Universidade de Columbia, nos EUA, como referência global em negócios de impacto, primeira vez que uma startup da América Latina ganha o prêmio.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...