Pular para o conteúdo principal

Setores são Impulsionados por aberturas de CNPJ MEI




Necessidade de formalização e facilidade em processos burocráticos levaram a novo crescimento de MEIs em setores-chave da economia, com destaque para serviços de entrega, varejo e estética!

Os microempreendedores têm sido importantes fomentadores da economia por meio de pequenos negócios. De acordo com a MEI Fácil, a plataforma de serviços financeiros para o microempreendedor, a abertura de novos CNPJs MEI teve importante papel no impulsionamento de diversos setores em 2018, com destaque para comércio varejista, setor de beleza e serviços de transporte e entregas.

Destaque para o último citado, que registrou crescimento acentuado, com 44 mil novas criações de CNPJ, alta de 148% ante o desempenho em 2017. Essa disparada é fruto do movimento de empresas como Rappi, Loggi e outros marketplaces, que passam a exigir que os profissionais sejam formalizados – dessa forma, a procura por uma alternativa mais rápida e barata aparece como uma solução para muitos autônomos.

É possível notar também um crescimento expressivo em atividades de transporte de passageiros, como taxistas e motoristas de aplicativos, como Uber e 99. Foram 18 mil novos taxistas que se tornaram MEI no ano passado (alta de 42% em relação a 2017), além da atividade de transporte de passageiros com 12 mil novos CNPJs dessa modalidade (aumento de 109%) e transporte escolar, com 11 mil novos MEIs. Cabe mencionar também o setor de transporte de carga, com 35 mil novos cadastros de microempreendedores abertos em 2018 (alta de 77% ante 2017).

Para Rodrigo Salem, sócio-fundador da MEI Fácil, ser microempreendedor tem sido uma solução sólida para quem necessita dos benefícios de uma formalização e procura rentabilizar o próprio negócio. "Muitos trabalhadores acabam perdendo oportunidades por não terem um CNPJ. Emitir nota fiscal e oferecer outras formas de pagamento são pontos importantes para que o serviço se torne atrativo, alcançando mais consumidores e estimulando seus respectivos setores", afirma.


Outros destaques
O setor de estética e beleza também se manteve consistente em seu crescimento com 157 mil novos MEIs em 2018, alta de 20% em comparação ao ano anterior. O comércio varejista teve desempenho positivo como um todo em 2018, com destaque para o comércio de bebidas, que manteve seu franco processo de formalização com crescimento de 6% (40 mil pessoas abriram MEI no setor).

O setor de restaurantes cresceu de forma notável e registrou 33 mil novos MEIs, um aumento de 57% ante 2017. Alta também notada na quantidade de prestadoras de serviços domésticos que se tornaram MEI em 2018: 40 mil novas profissionais formalizados no ramo, 43% a mais do que no ano anterior.

Por fim, serviços de manutenção e reparação de automóveis também merecem ênfase também ao ter alta de 60% nas formalizações, refletindo a retomada no setor de automóveis no País.

Sobre a MEI Fácil
A MEI Fácil foi fundada em janeiro de 2017 com o objetivo de ser a grande parceira do microempreendedor individual. A empresa já atende mais de 500 mil empreendedores e oferece auxílio em processos como a obtenção de CNPJ, notas fiscais, além de serviços financeiros simplificados e de baixo custo por meio de seu aplicativo. Ela foi recentemente premiada pela Universidade de Columbia, nos EUA, como referência global em negócios de impacto, primeira vez que uma startup da América Latina ganha o prêmio.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...