Pular para o conteúdo principal

Os 5 Indicadores mais Importantes para quem vai Investir na Bolsa de Valores



Olhar indicadores como liquidez, o endividamento ou rentabilidade são informações importantes para saber se vale a pena não investir naquele ativo

Entender quais fundamentos observar para escolher quais são os melhores papéis negociados na bolsa é fundamental para qualquer pessoa que vislumbra investir em ações. Para tanto, nem todo mundo conhece ou sabe quais aspectos um ativo negociado precisa ter para ser atraente. "Existem algumas técnicas que podem ajudar o investidor mais casual a encontrar esse caminho", tranquiliza Felipe Medeiros, economista e sócio-fundador do Mais Retorno, fintech especializada em conteúdo e tecnologia sobre investimentos.

Olhar indicadores como liquidez da ação, o endividamento da empresa que emitiu aquele papel ou avaliar a rentabilidade da companhia são informações importantes para saber se vale a pena não investir naquele ativo. O especialista do Mais Retorno listou os cinco indicadores mais importantes para investir em boas ações. Veja: 


Rentabilidade
Entender o quanto a ação pode render é fundamental para qualquer investimento. Mas é preciso ter claro o que pode ser considerado rentabilidade. O rendimento do papel nem sempre deve ser considerado como mais importante. O investidor precisa ter claro antes qual é o desempenho da empresa que possui aquela ação. Ou seja, como aquela companhia performa diante dos seus ativos físicos e do seu patrimônio, e como isso se reverte em retorno para o acionista. Observar a eficiência da empresa por meio de indicadores como Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Retorno sobre o Capital Investidor (ROIC) é fundamental. Com isso, você consegue ter um bom parâmetro do desempenho daquela companhia.


Margem
Outro parâmetro extremamente relevante para se ater diz respeito aos indicadores que indicam a margem da empresa. Diferente do retorno sobre o ativo, nesse aspecto, os resultados financeiros de determinada empresa são mais importantes. Observar então as margens líquida, bruta, do Ebitda (capacidade de geração de caixa), e o quão alto consegue obter de performance. Uma empresa com margens altas ou maiores do que a média do setor que aquela companhia atua torna essa mais interessantes para investir. Ao observar o balancete de resultados das empresas, ter o olho atento a esses indicadores e entender o porquê daquele resultado faz toda a diferença.


Endividamento/alavancagem
Olhar o endividamento de uma empresa ou a sua alavancagem (o quão ela deve em relação à sua capacidade de gerar caixa) é extremamente importante para avaliar o potencial de investimento na ação daquela companhia. Uma série de indicadores de endividamento permitem ao investidor entender o momento da companhia. Ou seja, se o endividamento é resultado de novos investimentos ou se indica uma capacidade fraca no desempenho financeiro ou operacional. Compreender as razões do alto nível de dívida faz toda a diferença.


Liquidez
Outros indicadores muito relevantes para ter com clareza são aqueles que mostram o quão líquido aquela empresa é. Uma série de indicadores, como liquidez geral, corrente, seca e imediata, permitem avaliar o quão comprometido aquela companhia está com obrigações financeiras e qual é a capacidade desta de honrar esses débitos. Se o indicador apontar que a relação é maior do que 1, isso significa que a empresa possui capacidade de quitar suas dívidas e espaço para contrair novas dívidas. Caso seja igual a 1, indica que a capacidade está no limite, não podendo se comprometer mais. E se for menor do 1, mostra que a companhia não possui liquidez suficiente para honrar todas as suas obrigações.


Preço/Mercado
Muito conhecidos, os indicadores de preço e de mercado mostram o valor da ação e a sua correspondência com os fundamentos daquela companhia. Um desses indicadores é o Preço/Lucro (P/L) de uma ação, que basicamente mostra quanto tempo será preciso para recuperar o investimento inicial feito. Menor esse indicador, mais interessante para o investidor aquele papel é. Outros indicadores como Ebitda (geração de caixa), P/VPA (precificação de ativos), Dividend Yield (rendimento do dividendo), entre outros, também são importantes serem analisados.
*Esse conteúdo faz parte do Econolista, uma série de vídeos publicados semanalmente pelo Mais Retorno no seu canal no YouTube.


Sobre o Mais Retorno:
Fundado em 2017 pelos empreendedores Danilo Ardenghi, Felipe Medeiros e Lucas Paulino, o Mais Retorno é uma plataforma de investimento personalizado com conteúdo educacional que tem por objetivo fornecer as melhores informações, atendimento e ferramentas aos investidores e profissionais do mercado financeiro. A fintech foi fundada por sócios com amplo conhecimento e experiência no mercado financeiro e especialmente em tecnologia para esse ramo. Com foco personalizado e voltado ao cliente, o Mais Retorno conta com 50 mil investidores inscritos na plataforma.


Para mais informações, acesse: http://maisretorno.com/



Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...