Quando a Band anunciou a estreia da nova
temporada de O Aprendiz (um dos meus programas favoritos), confesso que
fiquei entusiasmado, afinal de contas, trata-se de um programa de bom nível, que
mistura de forma equilibrada conhecimento com “barracos” típicos de um reality
show... Então, se dá pra se divertir e ainda aprender, perfeito!
A nova versão parecia ser mais um acerto da emissora, em tempos
onde as Mídias Sociais se tornaram parte fundamental do nosso dia a dia, os
tais “Digitais Influencers” seriam o perfil ideal para o novo formato
do programa. O casting de influenciadores participantes foi bem abrangente,
trazendo para o programa uma composição de especialistas em vários temas, como:
viagens, gastronomia, moda, games, entretenimento, estilo de vida, entre
outros, apresentando ao grande público algumas “celebridades” dos novos tempos que
diariamente se comunicam com milhões de seguidores.
Apesar da receita quase infalível, o programa ainda patina na audiência, ao menos é o que apontam as últimas pesquisas, onde O
Aprendiz registra pouco mais de 1 ponto como média nos 3 primeiros
episódios. A contrapartida fica por conta do grande volume de interações e
repercussão do programa nas mídias sociais, reduto dos participantes desta
edição. Tem sido frequente o programa figurar entre os termos mais comentados
no Twitter Mundial, por exemplo.
Deixando um pouco de lado a questão da audiência, a nova temporada
de O
Aprendiz tem nos apresentado uma importante reflexão sobre o papel dos Digitais
Influencers em nossa sociedade atual. Com canais no Youtube e perfis no
Instagram que atingem milhões de pessoas diariamente, levando informação,
conteúdo e conhecimento dos mais diversos, os Influenciadores nunca estiveram
em tanta evidência como no cenário atual.
A parte negativa de tudo isso, é que a profissão de “Digital
Influencer” vem se tornando um novo “sonho de consumo” para muitos,
provocando uma saturação de personagens e assuntos que na maioria das vezes mostram
conhecimento raso sobre os temas lidados. Como acontece em todo novo mercado em
expansão, muitos “profissionais” que chegam as mídias sociais não oferecem
qualidade ao público, se firmando apenas pela quantidade de seguidores que
possuem, resultado de agressivas estratégias de marketing, ou dos 15 minutos de
fama provenientes de um passado próximo.
Por exemplo, diariamente vejo uma chuva de Influenciadores “ensinando”
como ganhar milhões investindo na bolsa, ou trabalhando com marketing digital, (Tudo
muito simples, rápido e fácil), mas no final das contas, a única coisa que eles
realmente ensinam é como você deve se inscrever e pagar pela palestra que nada
mais é do que um apanhado de frases motivacionais e clichês do mercado. Além
disso, existem aqueles que angariam milhões de seguidores (em alguns casos comprados),
e se dizem influentes dentro do seu nicho, conseguindo cobrar valores
assombrosos de empresas para fazer uma mera postagem ou storie apresentando um
produto/serviço ao seu público, o que garante retorno questionável em propaganda
ao anunciante.
Esta é uma discussão que tem se tornado cada vez mais frequente
dentro das agências de publicidade e consultoria, e que com a exposição do O Aprendiz
deverá ficar ainda mais intensa, valendo uma reflexão sobre o futuro deste
mercado, e que tipo de conteúdo e influenciadores são realmente relevantes para
agregar conhecimentos e impulsionar negócios.
Voltando a falar sobre o programa, apesar da mudança de casa, O
Aprendiz continua atendendo a minha expectativa como programa, ganhando
uma edição mais dinâmica em comparação com as temporadas anteriores, provas que
testam a resistência e capacidade dos participantes a todo tempo, e um Roberto
Justus mais “solto”, e ao mesmo tempo muito exigente no comando e avaliação das
tarefas.
O Aprendiz mostra que ainda tem “lenha
pra queimar” não apenas nesta temporada, e que a baixa audiência pode ser
reflexo de um programa que ainda não chegou ao seu melhor, mas que deverá
crescer nas próximas semanas.
Vale a pena acompanhar...
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos