Pular para o conteúdo principal

Negócios em Família precisam se Reinventar para manter longevidade



Especialista em gestão de pessoas fala da importância do uso da tecnologia e personalização do atendimento ao cliente para esse segmento

Visto a modernidade em que nos encontramos, com atualizações e inovações tecnológicas, nossa realidade passa por diárias transformações que tornam alguns hábitos e costumes imediatistas. Por este motivo, muitas profissões estão entrando em extinção ou perdendo sua funcionalidade, como é o caso de estabelecimentos locais e familiares.

Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard – Graduate School of Education, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as profissões que não se adequarem às mudanças e necessidades atuais tendem a ser engolidas. "É preciso reinventar a profissão. Além da personalização, deve-se pensar no público do negócio e como atingi-los. Para isso, é preciso ir até o cliente, fazer um atendimento personalizado, oferecer soluções inovadoras e uma extraordinária experiência", destaca.

Sebos, locadoras de filme, alfaiates e mais profissões de comércio local costumam funcionar em estabelecimentos pequenos e de bairro, gerando uma característica muito comum entre eles que é fato de costumarem ser negócios entre família que são passados entre as gerações.

Por conta deste formato, muitos não se atualizam frente às inovações disponíveis para os afazeres cotidianos. Pensando nisso, Slivnik ressalta que a relação com o cliente pode ser um ponto para equilibrar essa questão. "Conversar com os clientes pode ser uma estratégia muito barata e impactante, o que proporciona uma maior probabilidade de ótimos resultados. É preciso estar atento às necessidades para gerar novas oportunidades", informa o especialista.

Dentro desse cenário de trabalhar com a família, o gestor destaca a importância de saber separar relação profissional e pessoal, a fim de que o negócio possa ser produtivo e a relação familiar mantida de forma saudável. "É preciso muita conversa e ter valores familiares sólidos, caso contrário, a tendência é destruir o negócio e, infelizmente, a família", informa.
Sobre os vínculos emocionais, é preciso saber suas influências, mas ainda assim reinventar e ressignificar a profissão e a forma de se fazer negócio, a fim de entender as necessidades específicas da nova geração de consumo para perpetuar essas profissões consideradas antigas e o estabelecimento possa continuar atendendo seus clientes e gerando bons resultados.
Slivnik salienta que "a mudança de mercado acontece diariamente", e separou cinco dicas para quem tem um negócio de família para que ele possa se perpetuar entre mais gerações. Confira!
  1. Nunca leve discussões do trabalho para dentro de casa. É preciso saber separar para que as relações sejam sustentáveis.
  2. Defina claramente o papel de cada um e respeite as decisões tomadas.
  3. Defina um líder que tomará a decisão final nas discussões. Quando alguém tem, previamente combinada, essa função, fica mais fácil aceitar as decisões.
  4. Fique atento à mudança de comportamento dos clientes. Escute eles, entenda o que eles verdadeiramente querem e esperam de você.
  5. O melhor marketing é aquele que o seu cliente faz do seu negócio. Não simplesmente atenda as necessidades do seu cliente, exceda e vá além do que ele espera de você. Com isso, com certeza ele voltará e, melhor, trará novos clientes!
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA).

Saiba Mais: www.slivnik.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...