Especialista em gestão de pessoas fala
da importância do uso da tecnologia e personalização do atendimento ao
cliente para esse segmento
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Visto a modernidade em que
nos encontramos, com atualizações e inovações tecnológicas, nossa realidade
passa por diárias transformações que tornam alguns hábitos e costumes
imediatistas. Por este motivo, muitas profissões estão entrando em extinção
ou perdendo sua funcionalidade, como é o caso de estabelecimentos locais e
familiares.
Para Alexandre Slivnik,
especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard – Graduate School of
Education, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD), as profissões que não se adequarem às mudanças
e necessidades atuais tendem a ser engolidas. "É preciso reinventar a profissão. Além da personalização,
deve-se pensar no público do negócio e como atingi-los. Para isso, é preciso
ir até o cliente, fazer um atendimento personalizado, oferecer soluções
inovadoras e uma extraordinária experiência", destaca.
Sebos, locadoras de filme,
alfaiates e mais profissões de comércio local costumam funcionar em
estabelecimentos pequenos e de bairro, gerando uma característica muito comum
entre eles que é fato de costumarem ser negócios entre família que são
passados entre as gerações.
Por conta deste formato,
muitos não se atualizam frente às inovações disponíveis para os afazeres
cotidianos. Pensando nisso, Slivnik ressalta que a relação com o cliente pode
ser um ponto para equilibrar essa questão. "Conversar com os clientes pode ser uma estratégia muito barata
e impactante, o que proporciona uma maior probabilidade de ótimos resultados.
É preciso estar atento às necessidades para gerar novas oportunidades",
informa o especialista.
Dentro desse cenário de
trabalhar com a família, o gestor destaca a importância de saber separar
relação profissional e pessoal, a fim de que o negócio possa ser produtivo e
a relação familiar mantida de forma saudável. "É preciso muita conversa e ter valores familiares sólidos, caso
contrário, a tendência é destruir o negócio e, infelizmente, a família",
informa.
Sobre os vínculos
emocionais, é preciso saber suas influências, mas ainda assim reinventar e
ressignificar a profissão e a forma de se fazer negócio, a fim de entender as
necessidades específicas da nova geração de consumo para perpetuar essas
profissões consideradas antigas e o estabelecimento possa continuar atendendo
seus clientes e gerando bons resultados.
Slivnik
salienta que "a mudança de mercado acontece diariamente", e separou
cinco dicas para quem tem um negócio de família para que ele possa se
perpetuar entre mais gerações. Confira!
Alexandre Slivnik é
reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional
com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles
do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute
for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral
do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da
Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent
Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na
área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em
excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência
nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de
HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA).
Saiba Mais: www.slivnik.com.br
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Fonte:
Assessoria de Imprensa
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