Foi
com a kombi afundada na lama que Leandro e Leonardo Castelo decidiram que era
a hora de profissionalizar o seu negócio e criaram a maior rede de produtos
de limpeza do país
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Situações difíceis são
comuns na vida de todo empreendedor. No entanto, às vezes, elas dão um
"tempero" especial ao negócio. E os desafios se tornam um grande
aprendizado. É o que aconteceu com os irmãos paulistas Leandro e Leonardo
Castelo, fundadores da Ecoville,
rede de produtos de limpeza criada em 2007. "Após uma chuva, nossa
kombi afundou na lama. Ficamos em pleno desespero, mas entendemos que
estávamos despreparados e precisávamos nos reinventar", afirma
Leandro.
Hoje, quem vê a franquia com
300 unidades espalhadas pelo Brasil não imagina o quão difícil foi chegar
nesse ponto. No início, os irmãos tinham capital de giro para três meses. "Quando
esse dinheiro acabou, começamos a vender o almoço para comer a janta",
diz Leonardo. Foi nesse momento que entenderam que era preciso usar o seu
poder de negociação para conseguirem recursos.
Ambos engenheiros, os irmãos
já tinham experiência com o mercado corporativo. Leonardo trabalhou como
gerente de operações da Coca-Cola e Leandro foi gerente de projetos de
automação, em uma empresa que prestava serviços para a Sadia. Agora, era hora
de colocar em prática suas habilidades para alavancar seu próprio negócio.
"Em meio aquela lama que estávamos, literalmente, decidimos: vamos
montar a 'Natura' dos Produtos de limpeza", diz Leandro Castelo.
A virada de chave
Eles usaram sua arte de
negociação e compraram seis kombis na promissória. Esse foi o primeiro passo
para a ampliação dos negócios. Fabricar de noite, vender de dia. Essa foi a
rotina dos irmãos por muito tempo. Sua família chegou a dormir por mais de
seis meses em um pequeno galpão para fabricar à noite os itens que seriam
vendidos na manhã seguinte. Com as vendas em crescimento, os empreendedores
decidiram investir ainda mais e, em 2009, adquiriram 12 novos carros para dar
início a um plano agressivo de expansão por meio da parceria com revendedores
e abertura de lojas próprias.
"Fizemos uma
proposta aos nossos "concorrentes", convidando o pessoal que
produzia e vendia de maneira irregular e pouco profissional para ser um
parceiro Ecoville. Nós oferecíamos
o produto, e eles revendiam", diz Leonardo. O resultado da
estratégia foi um sucesso: após cinco anos de existência da empresa, passou a
dominar o mercado de Santa Catarina com 260 revendedores.
Em 2016, os empreendedores
investiram em um novo mercado: o de franchising. Passaram a oferecer o modelo
de franquia e microfranquia para empreendedores interessados na marca. Além
do modelo móvel, também contam com a loja física.
Dentre os produtos
oferecidos nos estabelecimentos da Ecoville,
que hoje tem o maior mix de produtos de limpeza do País, com 250 tipos de
artigos, estão alvejantes, amaciantes, detergentes, desengordurantes,
limpadores, limpa-vidros e, até mesmo, artigos de limpeza para carros, com
embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros. "As embalagens
econômicas são nossa principal característica e a economia para o consumidor”.
A história dos irmãos
conquistou o mercado. Em 2018, foram vencedores do Prêmio Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do
empreendedorismo, realizado pela EY (Ernst & Young). "Temos
orgulho de dizer que hoje somos uma marca consolidada com 12 anos de
experiência", diz Leandro. Em 2019, a dupla subiu ao palco do Day1 e
saíram aplaudidos de pé, um dos maiores eventos de inspiração do país,
organizado pela Endeavor. A "velha" kombi foi a protagonista da
história deles. "Mesmo na lama, não desistimos dos nossos sonhos, pois são
as nossas decisões e não as nossas condições que determinam o nosso caminho",
afirma Leonardo Castelo.
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Sobre a Ecoville
A Ecoville, com sede em Joinville, Santa Catarina, fabrica e
comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como
alvejante, detergente, amaciantes e limpa-vidros. Foi fundada em 2007 pelos
irmãos Leandro e Leonardo Castelo, engenheiros de formação que, ao lado do
pai, José Edmar Castelo, levaram o modelo de venda direta de empresas como
Avon, Mary Kay e Natura para o segmento de produtos de limpeza. Em 2016, a
Ecoville ingressou no segmento de franchising, com o oferecimento de dois
formatos de negócio: loja e unidade móvel. A marca gera mais de mil empregos
diretos, com a rede de lojas e o parque fabril localizado em Joinville, Santa
Catarina.
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Fonte: Assessoria de
Imprensa
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