| 
   
Foi
  com a kombi afundada na lama que Leandro e Leonardo Castelo decidiram que era
  a hora de profissionalizar o seu negócio e criaram a maior rede de produtos
  de limpeza do país 
 | 
 
| 
   
Situações difíceis são
  comuns na vida de todo empreendedor. No entanto, às vezes, elas dão um
  "tempero" especial ao negócio. E os desafios se tornam um grande
  aprendizado. É o que aconteceu com os irmãos paulistas Leandro e Leonardo
  Castelo, fundadores da Ecoville,
  rede de produtos de limpeza criada em 2007. "Após uma chuva, nossa
  kombi afundou na lama. Ficamos em pleno desespero, mas entendemos que
  estávamos despreparados e precisávamos nos reinventar", afirma
  Leandro.  
Hoje, quem vê a franquia com
  300 unidades espalhadas pelo Brasil não imagina o quão difícil foi chegar
  nesse ponto. No início, os irmãos tinham capital de giro para três meses. "Quando
  esse dinheiro acabou, começamos a vender o almoço para comer a janta",
  diz Leonardo. Foi nesse momento que entenderam que era preciso usar o seu
  poder de negociação para conseguirem recursos.  
Ambos engenheiros, os irmãos
  já tinham experiência com o mercado corporativo. Leonardo trabalhou como
  gerente de operações da Coca-Cola e Leandro foi gerente de projetos de
  automação, em uma empresa que prestava serviços para a Sadia. Agora, era hora
  de colocar em prática suas habilidades para alavancar seu próprio negócio.
  "Em meio aquela lama que estávamos, literalmente, decidimos: vamos
  montar a 'Natura' dos Produtos de limpeza", diz Leandro Castelo.  
A virada de chave 
Eles usaram sua arte de
  negociação e compraram seis kombis na promissória. Esse foi o primeiro passo
  para a ampliação dos negócios. Fabricar de noite, vender de dia. Essa foi a
  rotina dos irmãos por muito tempo. Sua família chegou a dormir por mais de
  seis meses em um pequeno galpão para fabricar à noite os itens que seriam
  vendidos na manhã seguinte. Com as vendas em crescimento, os empreendedores
  decidiram investir ainda mais e, em 2009, adquiriram 12 novos carros para dar
  início a um plano agressivo de expansão por meio da parceria com revendedores
  e abertura de lojas próprias.  
"Fizemos uma
  proposta aos nossos "concorrentes", convidando o pessoal que
  produzia e vendia de maneira irregular e pouco profissional para ser um
  parceiro Ecoville. Nós oferecíamos
  o produto, e eles revendiam", diz Leonardo. O resultado da
  estratégia foi um sucesso: após cinco anos de existência da empresa, passou a
  dominar o mercado de Santa Catarina com 260 revendedores.  
Em 2016, os empreendedores
  investiram em um novo mercado: o de franchising. Passaram a oferecer o modelo
  de franquia e microfranquia para empreendedores interessados na marca. Além
  do modelo móvel, também contam com a loja física.  
Dentre os produtos
  oferecidos nos estabelecimentos da Ecoville,
  que hoje tem o maior mix de produtos de limpeza do País, com 250 tipos de
  artigos, estão alvejantes, amaciantes, detergentes, desengordurantes,
  limpadores, limpa-vidros e, até mesmo, artigos de limpeza para carros, com
  embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros. "As embalagens
  econômicas são nossa principal característica e a economia para o consumidor”.  
A história dos irmãos
  conquistou o mercado. Em 2018, foram vencedores do Prêmio Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do
  empreendedorismo, realizado pela EY (Ernst & Young). "Temos
  orgulho de dizer que hoje somos uma marca consolidada com 12 anos de
  experiência", diz Leandro. Em 2019, a dupla subiu ao palco do Day1 e
  saíram aplaudidos de pé, um dos maiores eventos de inspiração do país,
  organizado pela Endeavor. A "velha" kombi foi a protagonista da
  história deles. "Mesmo na lama, não desistimos dos nossos sonhos, pois são
  as nossas decisões e não as nossas condições que determinam o nosso caminho",
  afirma Leonardo Castelo.  
 | 
 
| 
   
Sobre a Ecoville 
A Ecoville, com sede em Joinville, Santa Catarina, fabrica e
  comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como
  alvejante, detergente, amaciantes e limpa-vidros. Foi fundada em 2007 pelos
  irmãos Leandro e Leonardo Castelo, engenheiros de formação que, ao lado do
  pai, José Edmar Castelo, levaram o modelo de venda direta de empresas como
  Avon, Mary Kay e Natura para o segmento de produtos de limpeza. Em 2016, a
  Ecoville ingressou no segmento de franchising, com o oferecimento de dois
  formatos de negócio: loja e unidade móvel. A marca gera mais de mil empregos
  diretos, com a rede de lojas e o parque fabril localizado em Joinville, Santa
  Catarina. 
 | 
 
Fonte: Assessoria de
Imprensa


Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos