Pular para o conteúdo principal

Entenda como Ampliar Perspectivas para Manter o Crescimento da sua Empresa


*Artigo escrito por: Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group

Crise é uma palavra que temos escutado com bastante frequência e nos mais diversos setores. Mas será que esse termo não fez com que algumas empresas e seus gestores apenas se "acomodassem" a esta questão, tomando-a como desculpa em meio ao desânimo e preocupação? Segundo o Codace, Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da Fundação Getúlio Vargas, está cada vez mais claro que o Brasil vive o mais lento ciclo de retomada econômica da história. E a minha pergunta é: o que você está fazendo para mudar isso e continuar alavancando a sua empresa?

Você deve ter se questionado diversas vezes se é mesmo possível crescer em meio às dificuldades econômicas que o nosso país vem enfrentando e te respondo que é possível sim. Para que isso aconteça, você deve ter um planejamento sério, estruturado, com poucos achismos, muitas horas de trabalho árduo e um pouco de sorte - para quem acredita nela. O maior desafio é sempre o próximo, afinal, manter uma expectativa de crescimento ano após ano nos faz parar e pensar se vamos conseguir. Nesse caso, respire fundo e siga em frente. Entenda que é importante manter os clientes atuais e os seus contratos amarrados, garantindo a qualidade das entregas e olhando com seriedade o mercado ao seu redor. Planeje quais setores ainda quer atender e vá atrás de novos contratos para manter sempre a crescente.

As vantagens de nos mantermos ligados aos clientes durante tanto tempo é que aprendemos a falar a sua língua, sabemos os seus gostos, a forma de agir, entendemos profundamente os processos internos e isso traz agilidade e qualidade na entrega. Além disso, contratos de longo prazo dão estabilidade para novas contratações, para manter equipes motivadas, traçar metas tangíveis de crescimento interno e ajudar a manter o fluxo de caixa mais estável. Entretanto, manter os clientes sempre satisfeitos é o maior desafio, pois precisamos acreditar que vamos nos superar a cada novo projeto, além de estarmos por dentro das tendências e termos o melhor do nosso segmento sempre a disposição.

Por falar em novas contratações e equipes motivadas, o projeto de desenvolvimento de liderança da empresa é o segredo para garantir a perpetuidade do negócio e crescimento do mesmo. Sempre digo que se a companhia permanecer sendo sempre "de um dono" o mercado diminui, as possibilidades reduzem e a organização morre. Aprendi a duras penas - visto que caminho pela vida com alguns problemas de saúde - que se não confiar no meu time e não preparar a liderança para assumir cada dia mais espaço no meu negócio, ele vai ruir. Por isso, há quase dois anos, investimos em uma clínica corporativa que, semanalmente, dá atendimento individual e em grupo aos nossos líderes, com a finalidade de criar ambiente de confiança e assim maior cooperação entre as diferentes áreas. Isto tem sido fundamental para melhorar o resultado da empresa, por meio da satisfação das pessoas. Com a vitalidade psíquica obtemos melhores resultados financeiros, maior confiança entre as pessoas, aumentando nível de cooperação para lidar com um ambiente extremamente volátil, incerto, ambíguo e complexo. Além disso, periodicamente patrocinarmos cursos específicos e técnicos de cada uma de nossas áreas.

Outro ponto muito importante, que está ganhando cada vez mais espaço e que não podemos deixar de lado é o "espírito da época" ou - conhecido em alemão como - "zeitgeist", que é o termômetro do que está acontecendo na cultura e na sociedade. É preciso inserir as marcas nas conversas de seus stakeholders. Vivemos tempos de polarização: de um lado, o avanço da sociedade sobre pautas progressistas como a igualdade de gênero; de outro, a retomada de valores conservadores e protecionistas. Esta foi uma das visões, além das demais citadas acima, que fez com que o meu negócio prosperasse 200% nos últimos três anos e começasse 2019 com 55 projetos em andamento.

Mas não apenas isso, devemos pensar em estar sempre em constante evolução. Entenda que uma empresa precisa ter dentro de casa a sua visão, valores e o discurso de quem são. Eu escolhi diferenciar o meu negócio através da diversidade, inclusão e sustentabilidade. Esta é a concretização de nossos sonhos, são valores que tornamos em selo para nos diferenciarmos do mercado com verdade e comprometimento. As grandes corporações, que são alvo de nossas metas de crescimento, têm cada dia mais a preocupação de estarem respondendo às metas globais de suas empresas, compliance, além de garantir que seus negócios tenham um impacto "limpo" na sociedade onde estão instaladas. Estamos no mercado para ajudar nossos clientes a descobrirem como podem realizar suas atividades, gerando o menor impacto possível ao planeta e incluindo diversidade. E a sua empresa, qual é o propósito e diferencial dela no mercado? Já pensou nisso? 

Mônica Schimenes, 45 anos, formada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária contempla mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e importantes relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino - mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Em 2018, Mônica realizou duas importantes palestras, uma delas foi na I Conferência Regional sobre a diversidade e inclusão de fornecedores para a América Latina e Chile - do WEConnect International - e a outra no Evento de Celebração da assinatura BASF com os compromissos da ONU Mulheres. Para este ano, a empresária terá participação no She2B, programa de desenvolvimento de fornecedoras da P&G e WEConnect International. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros. 


Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...