*Artigo escrito por: Mônica Schimenes,
fundadora e CEO da MCM Brand Group
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Crise é uma
palavra que temos escutado com bastante frequência e nos mais diversos
setores. Mas será que esse termo não fez com que algumas empresas e seus
gestores apenas se "acomodassem" a esta questão, tomando-a como
desculpa em meio ao desânimo e preocupação? Segundo o Codace, Comitê de
Datação de Ciclos Econômicos da Fundação Getúlio Vargas, está cada vez mais
claro que o Brasil vive o mais lento ciclo de retomada econômica da história.
E a minha pergunta é: o que você está fazendo para mudar isso e continuar
alavancando a sua empresa?
Você deve ter
se questionado diversas vezes se é mesmo possível crescer em meio às
dificuldades econômicas que o nosso país vem enfrentando e te respondo que é
possível sim. Para que isso aconteça, você deve ter um planejamento sério,
estruturado, com poucos achismos, muitas horas de trabalho árduo e um pouco
de sorte - para quem acredita nela. O maior desafio é sempre o próximo,
afinal, manter uma expectativa de crescimento ano após ano nos faz parar e
pensar se vamos conseguir. Nesse caso, respire fundo e siga em frente.
Entenda que é importante manter os clientes atuais e os seus contratos
amarrados, garantindo a qualidade das entregas e olhando com seriedade o
mercado ao seu redor. Planeje quais setores ainda quer atender e vá atrás de
novos contratos para manter sempre a crescente.
As vantagens
de nos mantermos ligados aos clientes durante tanto tempo é que aprendemos a
falar a sua língua, sabemos os seus gostos, a forma de agir, entendemos
profundamente os processos internos e isso traz agilidade e qualidade na
entrega. Além disso, contratos de longo prazo dão estabilidade para novas
contratações, para manter equipes motivadas, traçar metas tangíveis de
crescimento interno e ajudar a manter o fluxo de caixa mais estável.
Entretanto, manter os clientes sempre satisfeitos é o maior desafio, pois
precisamos acreditar que vamos nos superar a cada novo projeto, além de
estarmos por dentro das tendências e termos o melhor do nosso segmento sempre
a disposição.
Por falar em novas
contratações e equipes motivadas, o projeto de desenvolvimento de liderança
da empresa é o segredo para garantir a perpetuidade do negócio e crescimento
do mesmo. Sempre digo que se a companhia permanecer sendo sempre "de um
dono" o mercado diminui, as possibilidades reduzem e a organização
morre. Aprendi a duras penas - visto que caminho pela vida com alguns
problemas de saúde - que se não confiar no meu time e não preparar a
liderança para assumir cada dia mais espaço no meu negócio, ele vai ruir. Por
isso, há quase dois anos, investimos em uma clínica corporativa que,
semanalmente, dá atendimento individual e em grupo aos nossos líderes, com a
finalidade de criar ambiente de confiança e assim maior cooperação entre as
diferentes áreas. Isto tem sido fundamental para melhorar o resultado da
empresa, por meio da satisfação das pessoas. Com a vitalidade psíquica
obtemos melhores resultados financeiros, maior confiança entre as pessoas,
aumentando nível de cooperação para lidar com um ambiente extremamente
volátil, incerto, ambíguo e complexo. Além disso, periodicamente
patrocinarmos cursos específicos e técnicos de cada uma de nossas áreas.
Outro ponto
muito importante, que está ganhando cada vez mais espaço e que não podemos
deixar de lado é o "espírito da época" ou - conhecido em alemão
como - "zeitgeist", que é o termômetro do que está acontecendo na
cultura e na sociedade. É preciso inserir as marcas nas conversas de seus
stakeholders. Vivemos tempos de polarização: de um lado, o avanço da
sociedade sobre pautas progressistas como a igualdade de gênero; de outro, a
retomada de valores conservadores e protecionistas. Esta foi uma das visões,
além das demais citadas acima, que fez com que o meu negócio prosperasse 200%
nos últimos três anos e começasse 2019 com 55 projetos em andamento.
Mas não apenas
isso, devemos pensar em estar sempre em constante evolução. Entenda que uma
empresa precisa ter dentro de casa a sua visão, valores e o discurso de quem
são. Eu escolhi diferenciar o meu negócio através da diversidade, inclusão e
sustentabilidade. Esta é a concretização de nossos sonhos, são valores que
tornamos em selo para nos diferenciarmos do mercado com verdade e
comprometimento. As grandes corporações, que são alvo de nossas metas de
crescimento, têm cada dia mais a preocupação de estarem respondendo às metas
globais de suas empresas, compliance, além de garantir que seus negócios
tenham um impacto "limpo" na sociedade onde estão instaladas.
Estamos no mercado para ajudar nossos clientes a descobrirem como podem
realizar suas atividades, gerando o menor impacto possível ao planeta e
incluindo diversidade. E a sua empresa, qual é o propósito e diferencial dela
no mercado? Já pensou nisso?
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Mônica
Schimenes, 45 anos, formada em
Comunicação Social - Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é
fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação
nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a
diversidade e inclusão. A empresária contempla mais de 20 anos de experiência
em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio
sólido de clientes e importantes relacionamentos institucionais. Pelo
programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio
internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi
espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para
as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao
Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual
foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se
associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de
Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International
(empreendedorismo feminino - mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro),
Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Em 2018, Mônica realizou duas
importantes palestras, uma delas foi na I Conferência Regional sobre a
diversidade e inclusão de fornecedores para a América Latina e Chile - do
WEConnect International - e a outra no Evento de Celebração da assinatura
BASF com os compromissos da ONU Mulheres. Para este ano, a empresária terá
participação no She2B, programa de desenvolvimento de fornecedoras da P&G
e WEConnect International. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são:
IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno,
Unilever, entre outros.
Fonte: Assessoria
de Imprensa
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