Programas de desenvolvimento de liderança melhoram o clima
organizacional e geram efeitos positivos em cadeia
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Em
tempos de economia oscilante, empresas que investem na capacitação das
lideranças ganham uma vantagem competitiva importante, visto que a prática
proporciona aos gestores identificar e manter nas empresas talentos com alta
adaptabilidade, conhecimento técnico, visão do negócio, proatividade e
comprometimento com resultados, além de proporcionar uma gestão saudável e
harmônica com toda a equipe. Isto é o que aponta o estudo Liderança
2030, realizado pela consultoria global de gestão de negócios Hay
Group, que constatou que empresas com altos índices de engajamento e
capacitação da liderança geram receitas até 4,5 vezes maiores do que as
demais.
Além
disso, o 12º Panorama do Treinamento no Brasil – realizada pela Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) – demostra que
boas práticas de liderança promovem resultados efetivos no clima
organizacional, aumentando a satisfação do funcionário com o trabalho e
promovendo uma melhoria significativa dos processos internos. Por isto, de
acordo com o levantamento, as organizações brasileiras investem 51% de seus
recursos em treinamento com foco nas lideranças.
É
o caso da Eliane Revestimentos S/A, empresa com sede em Santa
Catarina e pioneira na internacionalização de revestimentos cerâmicos
brasileiros, sendo hoje uma das maiores do setor na América Latina. Desde
2015, a empresa promove a Academia de Liderança direcionada
à presidência, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores de todas as
áreas. O programa tem como objetivo desenvolver um espírito de governança
inspiradora nos gestores, promovendo neles a percepção da influência humana
nos resultados da organização, além de construir um canal de troca com os
liderados baseado na ética, capaz de gerar atitudes de confiança em suas
relações.
Após
finalizar o primeiro ciclo – composto por encontros presenciais, extensão via
EAD e desafios práticos realizados pela liderança com as equipes – os
resultados já são perceptíveis. "Percebemos
maior maturidade dos líderes ao tomar decisões, fazer avaliação e feedbacks e
um maior zelo ao tratar de questões que impactam suas equipes. Isso ficou
claro na condução do anúncio às equipes da venda para a multinacional Mohawk:
a comunicação foi realizada de maneira tão clara e direta que foi possível
contornar facilmente ruídos e desencontros de informações. Os funcionários,
como um todo, perceberam essa oportunidade como algo positivo e foi possível,
inclusive, engajar todos neste momento de integração das empresas",
explica a gerente de recursos humanos da Eliane, Aline Duarte Ronconi.
A
profissional conta ainda que o programa vem gerando uma série de pontos
positivos perceptíveis: melhor alinhamento da visão de competências
organizacionais da empresa por toda a equipe; maior ganho na abertura entre
os líderes e a equipe, gerando resultados positivos em termos de trabalho em
si; melhor comunicação entre diferentes áreas (por exemplo, o setor
financeiro passa a entender melhor os problemas da indústria, e algumas
soluções já foram adotadas a partir deste estreitamento de relacionamento);
ganho no amadurecimento da inteligência emocional e autoconhecimento, o que
gera uma reflexão mais humana e orgânica dos diferentes times dentro da
empresa.
Liderança
com olhar para futuro das empresas
Projetos
como a Academia de Liderança da Eliane permitem ainda uma perenidade
dos valores e da cultura da empresa, tendo nos líderes um ponto focal para
expandir o negócio e, ao mesmo tempo, engajar toda a equipe em prol dos
alicerces éticos que regem a empresa. "O
que acontece na maioria das empresas é uma pessoa de alto nível técnico
galgar um cargo mais elevado, mas sem possuir as ferramentas de gestão
necessárias para conduzir uma equipe, o que pode gerar ruídos entre os
colaboradores. Por este motivo, a Academia de Liderança busca preparar os
atuais e futuros líderes dentro da organização a partir de uma estratégia que
seja produtiva para todos os envolvidos, visto que um funcionário que já atua
na empresa conhece as práticas, valores e a equipe. O autoconhecimento que o
programa proporciona aos participantes é algo positivo e já é perceptível em
reuniões e feedbacks. Na Eliane, vemos as pessoas como base sustentável da
organização" conta o diretor financeiro da empresa, Leonel Estevam.
O
executivo explica ainda que o programa é aberto a todo o público de gestão da
empresa, tendo como uma das prorrogativas manter os líderes na organização,
gerar menor rotatividade e manter atualização constante de lideranças durante
trocas naturais que ocorrem dentro das empresas.
A
gerente de RH comenta que a liderança da Eliane também está mais madura em
relação à entrada de novas pessoas nas equipes, com foco nas oportunidades
que ela poderá desenvolver no futuro.
Após
a finalização do Ciclo 1 da Academia de Liderança, os gestores
passam a contar com uma plataforma online onde poderão encontrar material
para troca de experiências, em uma metodologia de aprendizado constante.
Abaixo,
confira algumas dicas dos responsáveis pela Academia de Liderança da
Eliane
para implementar programas similares nas empresas:
1º – entender
a estratégia da empresa, para que o programa converse com os objetivos do
negócio;
2º –
alinhamento da visão e objetivos da alta liderança;
3º – observar
a cultura organizacional da empresa e adaptar o programa (se é uma campanhia
que preze pela convivência, é fundamental ter etapas desenvolvidas para
atividades práticas e em conjunto, por exemplo);
4º – olhar as
práticas do mercado, fazer benchmarking, trocar experiências com experts em
RH e estudar a fundo cases de sucesso e insucesso;
5º – planejar
detalhadamente cada etapa do processo com calma, sempre de acordo com a
realidade das equipes participantes, seja em relação ao financeiro,
materiais, expertises, recursos, conhecimentos, necessidades, organização,
logísticas, interfaces, etc.;
6º – realizar
uma excelente campanha de comunicação interna, para incentivar a participação
e empenho ao longo do curso;
7º –
excelência na entrega final, demostrando a organização durante o processo e
percebendo a qualificação dos profissionais para ajustes necessários;
8º – ter
excelentes cases e exemplos de sucessos e insucessos em cada etapa de
aprendizado;
9º – alta
resiliência da equipe de RH para superar os desafios surgidos do programa,
que o setor esteja de fato comprometido e disposto a encarar as dificuldades,
acreditando sempre no programa e sua necessidade, tendo um propósito claro do
objetivo.
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Eliane
Revestimentos
Fonte: Assessoria de Imprensa
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