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Empresas que investem em mentoria para líderes apresentam Melhor Desempenho



Programas de desenvolvimento de liderança melhoram o clima organizacional e geram efeitos positivos em cadeia

Em tempos de economia oscilante, empresas que investem na capacitação das lideranças ganham uma vantagem competitiva importante, visto que a prática proporciona aos gestores identificar e manter nas empresas talentos com alta adaptabilidade, conhecimento técnico, visão do negócio, proatividade e comprometimento com resultados, além de proporcionar uma gestão saudável e harmônica com toda a equipe. Isto é o que aponta o estudo Liderança 2030, realizado pela consultoria global de gestão de negócios Hay Group, que constatou que empresas com altos índices de engajamento e capacitação da liderança geram receitas até 4,5 vezes maiores do que as demais.

Além disso, o 12º Panorama do Treinamento no Brasil – realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) – demostra que boas práticas de liderança promovem resultados efetivos no clima organizacional, aumentando a satisfação do funcionário com o trabalho e promovendo uma melhoria significativa dos processos internos. Por isto, de acordo com o levantamento, as organizações brasileiras investem 51% de seus recursos em treinamento com foco nas lideranças.

É o caso da Eliane Revestimentos S/A, empresa com sede em Santa Catarina e pioneira na internacionalização de revestimentos cerâmicos brasileiros, sendo hoje uma das maiores do setor na América Latina. Desde 2015, a empresa promove a Academia de Liderança direcionada à presidência, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores de todas as áreas. O programa tem como objetivo desenvolver um espírito de governança inspiradora nos gestores, promovendo neles a percepção da influência humana nos resultados da organização, além de construir um canal de troca com os liderados baseado na ética, capaz de gerar atitudes de confiança em suas relações.

Após finalizar o primeiro ciclo – composto por encontros presenciais, extensão via EAD e desafios práticos realizados pela liderança com as equipes – os resultados já são perceptíveis. "Percebemos maior maturidade dos líderes ao tomar decisões, fazer avaliação e feedbacks e um maior zelo ao tratar de questões que impactam suas equipes. Isso ficou claro na condução do anúncio às equipes da venda para a multinacional Mohawk: a comunicação foi realizada de maneira tão clara e direta que foi possível contornar facilmente ruídos e desencontros de informações. Os funcionários, como um todo, perceberam essa oportunidade como algo positivo e foi possível, inclusive, engajar todos neste momento de integração das empresas", explica a gerente de recursos humanos da Eliane, Aline Duarte Ronconi.

A profissional conta ainda que o programa vem gerando uma série de pontos positivos perceptíveis: melhor alinhamento da visão de competências organizacionais da empresa por toda a equipe; maior ganho na abertura entre os líderes e a equipe, gerando resultados positivos em termos de trabalho em si; melhor comunicação entre diferentes áreas (por exemplo, o setor financeiro passa a entender melhor os problemas da indústria, e algumas soluções já foram adotadas a partir deste estreitamento de relacionamento); ganho no amadurecimento da inteligência emocional e autoconhecimento, o que gera uma reflexão mais humana e orgânica dos diferentes times dentro da empresa.

Liderança com olhar para futuro das empresas
Projetos como a Academia de Liderança da Eliane permitem ainda uma perenidade dos valores e da cultura da empresa, tendo nos líderes um ponto focal para expandir o negócio e, ao mesmo tempo, engajar toda a equipe em prol dos alicerces éticos que regem a empresa. "O que acontece na maioria das empresas é uma pessoa de alto nível técnico galgar um cargo mais elevado, mas sem possuir as ferramentas de gestão necessárias para conduzir uma equipe, o que pode gerar ruídos entre os colaboradores. Por este motivo, a Academia de Liderança busca preparar os atuais e futuros líderes dentro da organização a partir de uma estratégia que seja produtiva para todos os envolvidos, visto que um funcionário que já atua na empresa conhece as práticas, valores e a equipe. O autoconhecimento que o programa proporciona aos participantes é algo positivo e já é perceptível em reuniões e feedbacks. Na Eliane, vemos as pessoas como base sustentável da organização" conta o diretor financeiro da empresa, Leonel Estevam.

O executivo explica ainda que o programa é aberto a todo o público de gestão da empresa, tendo como uma das prorrogativas manter os líderes na organização, gerar menor rotatividade e manter atualização constante de lideranças durante trocas naturais que ocorrem dentro das empresas.

A gerente de RH comenta que a liderança da Eliane também está mais madura em relação à entrada de novas pessoas nas equipes, com foco nas oportunidades que ela poderá desenvolver no futuro.

Após a finalização do Ciclo 1 da Academia de Liderança, os gestores passam a contar com uma plataforma online onde poderão encontrar material para troca de experiências, em uma metodologia de aprendizado constante.

Abaixo, confira algumas dicas dos responsáveis pela Academia de Liderança da Eliane para implementar programas similares nas empresas:
– entender a estratégia da empresa, para que o programa converse com os objetivos do negócio;
– alinhamento da visão e objetivos da alta liderança;
– observar a cultura organizacional da empresa e adaptar o programa (se é uma campanhia que preze pela convivência, é fundamental ter etapas desenvolvidas para atividades práticas e em conjunto, por exemplo);
– olhar as práticas do mercado, fazer benchmarking, trocar experiências com experts em RH e estudar a fundo cases de sucesso e insucesso;
– planejar detalhadamente cada etapa do processo com calma, sempre de acordo com a realidade das equipes participantes, seja em relação ao financeiro, materiais, expertises, recursos, conhecimentos, necessidades, organização, logísticas, interfaces, etc.;
– realizar uma excelente campanha de comunicação interna, para incentivar a participação e empenho ao longo do curso;
– excelência na entrega final, demostrando a organização durante o processo e percebendo a qualificação dos profissionais para ajustes necessários;
– ter excelentes cases e exemplos de sucessos e insucessos em cada etapa de aprendizado;
– alta resiliência da equipe de RH para superar os desafios surgidos do programa, que o setor esteja de fato comprometido e disposto a encarar as dificuldades, acreditando sempre no programa e sua necessidade, tendo um propósito claro do objetivo.

Eliane Revestimentos

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

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