Pular para o conteúdo principal

Democratização dos Serviços Financeiros pode Impactar a vida de 60 Milhões de Brasileiros!



*Artigo Escrito por: Adriano Meirinho, cofundador do Celcoin

Pagar uma conta em um caixa eletrônico ou realizar uma transação financeira pela internet parece ser uma atividade quase corriqueira, como ir à padaria ou abastecer um veículo, certo? Não para 60 milhões de brasileiros que não têm acesso a serviços financeiros. Entre os motivos para isso, destaque para mais de 400 municípios que ainda sofrem com a falta de bancos físicos. 

Quando muito, essas cidades, que não têm expressiva circulação monetária, dependem quase exclusivamente das casas lotéricas como um canal de correspondência bancária. Mesmo assim, moradores podem se vir obrigados a viajarem dezenas (e até centenas) de quilômetros para cidades vizinhas apenas para realizarem transações financeiras. Como resolver isso? A resposta, é claro, está na tecnologia.

Mas é preciso ir além de simples serviços, e foi isso que motivou a criação do aplicativo Celcoin, em 2016: a redução da vulnerabilidade econômica. Atualmente, constituir uma fintech, a princípio, é conseguir explorar serviços bancários por meio de uma prática atualizada perante ao tradicional sistema bancário. Entretanto, não é tão simples quanto parece: desenvolver um aplicativo e oferecer serviços como qualquer banco o faz. É necessário estar cercado de ideias inovadoras e disruptivas para oferecer soluções especializadas e direcionadas aos consumidores.

Atualmente, o aplicativo consegue impactar quase 1 milhão de clientes finais por mês, em mais de 1.500 cidades, e mais de R$ 8 milhões em bonificações para 14 mil agentes Celcoin, alcançando a marca de R$ 114 milhões movimentados apenas em março em todo o país. Um exemplo real e extremamente gratificante para toda a equipe que trabalha em prol do desenvolvimento e manutenção da fintech foi quando clientes finais relataram que deixaram de pegar barcos ou se locomover em caçambas de caminhões para conseguirem chegar em cidades distantes e, só assim, pagarem suas contas. Para nós, isso só vem a confirmar que estamos no caminho certo: democratizando o acesso a serviços financeiros e ajudando no desenvolvimento local.

Paralelamente, o Brasil tem atualmente 27,6 milhões de microempreendedores e trabalhadores informais. Eles representam 40% da força de trabalho e não param de crescer. São pessoas que buscam novas oportunidades de negócio e fontes de renda. Conseguimos oferecer, gratuitamente e sem cobrança de taxas, por meio do aplicativo, a possibilidade de o usuário atuar no segmento de recebimento de contas e revenda de serviços, impactando na geração de emprego, complementação de renda e inclusão financeira e digital em cidades que, até então, se limitavam com a escassez de opções e tecnologia financeira.

Muito se fala em tecnologia e inovação como fatores de transformação econômica e social. Diariamente, novas ferramentas, aplicativos e softwares são lançados no mercado com propostas diferentes, e as disputas entre as startups são pautadas em proporcionar experiências que facilitem as relações pessoais, permitindo trocas positivas aos seus usuários. Empreendedores ganham cada vez espaço no cenário de tecnologia e a sociedade agradece por dispor de serviços que otimizem tempo e dinheiro.

A partir do momento em que se valoriza esses microempreendedores ao oferecer tecnologias menos burocráticas, é possível melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Além desta geração de renda, os empreendedores conseguem aumentar o número de clientes em seus estabelecimentos, apenas pelo fato de oferecerem mais serviços com a plataforma. Por isso, criar uma rede fértil de serviços, gerando negócios entre a população para democratizar o acesso a serviços bancários é um caminho para desenvolvimento econômico local e para a redução da vulnerabilidade econômica.




Sobre o Celcoin

Lançado em 2016, o Celcoin é um aplicativo que transforma qualquer smartphone em um terminal para recebimento de contas, recarga de celular, jogos, passagens rodoviárias, planos de TV e até mesmo venda de créditos para Uber e Netflix. A missão do Celcoin é criar uma rede fértil de serviços por meio de tecnologia, gerando negócios entre a população para democratizar acesso e oportunidades. Com a utilização do Celcoin, autônomos, pontos de venda e varejistas podem obter uma renda extra oferecendo diversos serviços para seus clientes e contatos.

Atuando no país via 14.000 "agentes Celcoin" e em mais de 1.500 cidades - pequenos empreendedores que usam o app para adquirir a renda extra, a empresa superou a marca de 10 milhões de transações em 2018, e mais de R$ 8 milhões de bonificações concedidas aos agentes, conquistando em 2017 os títulos, como "Melhor Startup do Brasil" pelo grupo de investidores suiços Seedstars, "Melhor Fintech do País" pelo BBVA Open Talent e, acelerada em 2018 pelo Programa de Aceleração da Visa.



Adriano Meirinho, Cofundador do Celcoin

Adriano Meirinho é CMO e co-fundador do Celcoin. Executivo de Marketing com MBA em Administração de Negócios do Varejo pela FIA-USP, Meirinho acumula experiência de mais de 20 anos em marketing e propaganda, com passagens em importantes empresas, como Oppa e Catho On-line, onde recebeu seis prêmios Top Of The Mind de 2006 a 2012 e três prêmios Ibest, nos anos de 2002 e 2004.




Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...