Pular para o conteúdo principal

Como Melhorar a Gestão de um Pequeno Negócio



 Beblue reúne cinco dicas fundamentais para quem deseja transformar a gestão de Micro e Pequenos Empreendimentos

Um pequeno negócio geralmente não conta com áreas especializadas como marketing, finanças, pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma as pessoas envolvidas com a operação da empresa precisam ser mais dinâmicas, desempenhando diversos papéis no dia-a-dia.
Os pequenos negócios representam 98,5% das empresas brasileiras, de acordo com dados do Sebrae. Somente em 2018, empresas de pequeno porte criaram 580 mil vagas de emprego, além disso, a previsão para 2019 é de que mais de meio milhão de novos pequenos negócios surjam.

Pensando nesses pontos, o Beblue, fintech de pagamentos com carteira digital vinculado à uma plataforma de recompensas via cashback para estabelecimentos comerciais credenciados ao seu sistema, reuniu algumas dicas para ajudar pequenos comerciantes a gerirem seus negócios.


Fidelizar clientes
Algo muito essencial para o pequeno comerciante é investir em programas de fidelidade, que o consumidor consiga enxergar as vantagens. Um exemplo disso é o próprio programa de cashback do Beblue. O dinheiro devolvido pode ser usado para pagar outras compras, abastecer, ir à feira, almoçar, etc. Isso significa que, se o estabelecimento tem algum programa de recompensa como o Beblue, as chances do cliente voltar mais vezes e consumir mais é maior. Se, além do cashback, a experiência neste estabelecimento for boa, bingo: a fidelização estará 100% garantida. O cashback é o incentivo perfeito para a fidelização.


Estimular vendas em períodos ociosos
Outro ponto importante é despertar o interesse dos clientes. Criar ofertas e ações especiais, combos de vendas casadas e sorteios são sempre ótimas escolhas. No caso do Beblue, são oferecidos aos seus parceiros os "cashbacks especiais". As porcentagens de dinheiro de volta podem chegar até a 100%. Em dias de baixo fluxo de clientes, ele se torna um grande atrativo para levar mais clientes ao estabelecimento e aumentar as vendas. Isso acontece porque o estabelecimento que fecha esse tipo de ação fica em evidência dentro do aplicativo, através da aba "ofertas quentes", sendo visualizado por um volume alto de pessoas. E quem não acessa o app com frequência, pode contar com as mensagens via push, avisando-o dessas ofertas e convidando-o a abrir o aplicativo.


Aumentar o ticket médio do negócio
Para aumentar o ticket médio do estabelecimento, os lojistas podem utilizar estratégias psicológicas, de preços, recomendando produtos complementares, cores e até de posicionamento dos produtos nas gôndolas dos supermercados. Adequar as larguras dos corredores, melhorar a iluminação interna, apostar em vendas casadas.


Gerenciar estoque e escoar produtos ociosos
Para escoar produtos com pouca saída, é possível criar ações segmentadas de produtos específicos, com validade próxima ou estoque excedente. Até gerar experimentação de um novo produto, por exemplo. O Beblue possui uma funcionalidade denominada "Cashback por Produto". O desconto entra automaticamente com a porcentagem de cashback determinada pelo estabelecimento.


Traçar estratégias de marketing com pouca verba
Para qualquer nível e volume de orçamento, é extremamente importante classificar as prioridades e as atividades que trazem o maior retorno por real investido. De maneira geral no mercado, 80% dos retornos são resultado de 20% das ações realizadas. Ter a habilidade de identificar quais são as atividades que trazem maior resultado para uma empresa com pouca verba de marketing pode ser o fator diferencial para o seu sucesso.

Algumas perguntas que podem auxiliar o processo de classificação de prioridades são: quais são meus principais clientes? Qual ou quais são os canais de comunicação que me trazem o maior volume de clientes ou os clientes que mais me trazem receita? Qual a representatividade de cada um dos meus produtos ou serviços em relação ao total da minha receita? Algum destes produtos ou serviços demandam uma boa parte do orçamento sem que haja um retorno proporcional?

Outro ponto importante é priorizar por canais que possibilitam investimentos com base em performance. Ou seja, aqueles canais em que eu só se paga um investimento se a campanha ou ação trouxer resultado de venda imediato e mensurável. No caso do Beblue por exemplo, o estabelecimento investe apenas em ações ou campanhas que efetiva-se uma venda.

Resumindo, identificar e priorizar as atividades, produtos e serviços que mais trazem resultado são a base para se traçar estratégias de marketing com um orçamento reduzido.


Sobre o Beblue
Criado em 2016 na cidade de Ribeirão Preto (SP) por Daniel Abbud e Daniel Gava, o Beblue é a primeira fintech brasileira de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio de recompensa em cashback, além de oferecer ao estabelecimento a possibilidade de adquirir e fidelizar o cliente.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...