Beblue reúne cinco dicas fundamentais para quem
deseja transformar a gestão de Micro e Pequenos Empreendimentos
Um pequeno negócio geralmente não conta com áreas
especializadas como marketing, finanças, pesquisa e desenvolvimento. Dessa
forma as pessoas envolvidas com a operação da empresa precisam ser mais
dinâmicas, desempenhando diversos papéis no dia-a-dia.
Os pequenos negócios representam 98,5% das empresas
brasileiras, de acordo com dados do Sebrae. Somente em 2018, empresas
de pequeno porte criaram 580 mil vagas de emprego, além disso, a previsão
para 2019 é de que mais de meio milhão de novos pequenos negócios surjam.
Pensando nesses pontos, o Beblue, fintech de
pagamentos com carteira digital vinculado à uma plataforma de recompensas via
cashback para estabelecimentos comerciais credenciados ao seu sistema, reuniu
algumas dicas para ajudar pequenos comerciantes a gerirem seus negócios.
Fidelizar clientes
Algo muito essencial para o pequeno comerciante é
investir em programas de fidelidade, que o consumidor consiga enxergar as
vantagens. Um exemplo disso é o próprio programa de cashback do Beblue.
O dinheiro devolvido pode ser usado para pagar outras compras, abastecer, ir
à feira, almoçar, etc. Isso significa que, se o estabelecimento tem algum
programa de recompensa como o Beblue, as chances do cliente
voltar mais vezes e consumir mais é maior. Se, além do cashback, a
experiência neste estabelecimento for boa, bingo: a fidelização estará 100%
garantida. O cashback é o incentivo perfeito para a fidelização.
Estimular vendas em
períodos ociosos
Outro ponto importante é despertar o interesse dos
clientes. Criar ofertas e ações especiais, combos de vendas casadas e
sorteios são sempre ótimas escolhas. No caso do Beblue, são oferecidos
aos seus parceiros os "cashbacks especiais". As porcentagens de
dinheiro de volta podem chegar até a 100%. Em dias de baixo fluxo de
clientes, ele se torna um grande atrativo para levar mais clientes ao
estabelecimento e aumentar as vendas. Isso acontece porque o estabelecimento
que fecha esse tipo de ação fica em evidência dentro do aplicativo, através
da aba "ofertas quentes", sendo visualizado por um volume alto de
pessoas. E quem não acessa o app com frequência, pode contar com as mensagens
via push, avisando-o dessas ofertas e convidando-o a abrir o aplicativo.
Aumentar o ticket médio do
negócio
Para aumentar o ticket médio do estabelecimento, os
lojistas podem utilizar estratégias psicológicas, de preços, recomendando
produtos complementares, cores e até de posicionamento dos produtos nas
gôndolas dos supermercados. Adequar as larguras dos corredores, melhorar a
iluminação interna, apostar em vendas casadas.
Gerenciar estoque e escoar
produtos ociosos
Para escoar produtos com pouca saída, é possível criar
ações segmentadas de produtos específicos, com validade próxima ou estoque
excedente. Até gerar experimentação de um novo produto, por exemplo. O Beblue
possui uma funcionalidade denominada "Cashback por Produto". O
desconto entra automaticamente com a porcentagem de cashback determinada pelo
estabelecimento.
Traçar estratégias de
marketing com pouca verba
Para qualquer nível e volume de orçamento, é
extremamente importante classificar as prioridades e as atividades que trazem
o maior retorno por real investido. De maneira geral no mercado, 80% dos
retornos são resultado de 20% das ações realizadas. Ter a habilidade de
identificar quais são as atividades que trazem maior resultado para uma
empresa com pouca verba de marketing pode ser o fator diferencial para o seu
sucesso.
Algumas perguntas que podem auxiliar o processo de
classificação de prioridades são: quais são meus principais clientes? Qual ou
quais são os canais de comunicação que me trazem o maior volume de clientes
ou os clientes que mais me trazem receita? Qual a representatividade de cada
um dos meus produtos ou serviços em relação ao total da minha receita? Algum
destes produtos ou serviços demandam uma boa parte do orçamento sem que haja
um retorno proporcional?
Outro ponto importante é priorizar por canais que
possibilitam investimentos com base em performance. Ou seja, aqueles canais
em que eu só se paga um investimento se a campanha ou ação trouxer resultado
de venda imediato e mensurável. No caso do Beblue por exemplo, o
estabelecimento investe apenas em ações ou campanhas que efetiva-se uma
venda.
Resumindo, identificar e priorizar as atividades,
produtos e serviços que mais trazem resultado são a base para se traçar
estratégias de marketing com um orçamento reduzido.
Sobre o Beblue
Criado em 2016 na cidade de Ribeirão Preto (SP) por
Daniel Abbud e Daniel Gava, o Beblue é a primeira fintech brasileira de
pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio
de recompensa em cashback, além de oferecer ao estabelecimento a
possibilidade de adquirir e fidelizar o cliente.
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Fonte: Assessoria
de Imprensa
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