* Artigo escrito Por Danilo Nascimento
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O uso da tecnologia se faz cada vez mais presente em
diversos setores da economia e no varejo não poderia ser diferente. A
quantidade de informações disponíveis é cada vez maior e a sua análise é
imprescindível para o sucesso das companhias. A análise qualificada e
produtiva desses dados torna-se viável por meio de ferramentas de Big Data e
inteligência analítica.
Este cenário passou a ser
conhecido no setor como a Nova Era do Varejo, que se baseia
em oferecer um atendimento e relacionamento personalizados para os seus
consumidores ao mesmo tempo que proporciona, para o varejistas, instrumentos
para evolução de vendas e rentabilidade. De acordo com um estudo realizado
pela Applause, líder mundial em testes de multidões e qualidade
digital, 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que
lembram deles e são capazes de oferecer recomendações e ofertas relevantes.
Outro estudo feito pelo Google mostra que uma em cada três
pessoas espera recomendações de produtos personalizados de acordo com o seu
perfil de compra.
Assim, percebe-se que a
personalização da oferta de produtos e do atendimento é um meio de reconhecer
que o cliente é único. Tal processo funciona como o alicerce para uma
experiência consistente do cliente e fortalecimento da marca. Um levantamento
realizado nos Estados Unidos pela Segment, empresa que ajuda a
rastrear e consolidar os dados dos consumidores para entregar melhores
produtos, serviços e experiências, com mais de mil consumidores mostra que
49% compraram itens que não pretendiam adquirir por causa de recomendações
personalizadas da marca com quem mantêm relacionamento.
Com base nestas
informações, podem-se identificar diversos benefícios que as empresas
experimentam ao se valerem da personalização das ofertas e da aproximação com
os clientes.
Dentre eles, se destacam:
Aumento do faturamento da
empresa: 40% dos consumidores americanos afirmaram
que o atendimento personalizado fez com que eles comprassem algo mais caro do
que pretendiam;
Reduz o volume de
devoluções: Somente 5% das compras por impulso foram
devolvidas quando o cliente recebeu atendimento personalizado e 85% ficaram
felizes com o que compraram;
Aumenta a fidelidade dos
clientes: 44% dos consumidores entrevistados pela
Segment disseram que provavelmente repetiriam a compra, depois de ter uma
experiência personalizada com a marca.
Mas, para que as marcas
implementem um atendimento individualizado, é preciso utilizar a tecnologia
como uma aliada na hora de analisar os dados. Por meio dela é possível gerar
diagnósticos e insights sobre o comportamento do consumidor e
antecipar padrões. Ou seja, quanto mais informações o varejo tem sobre seus
clientes, maior a possibilidade de identificar hábitos de consumo e prever
comportamentos.
Por mais que todo mundo
queira ser único, estatisticamente é muito provável que grupos de pessoas
ajam de forma parecida e se interessem por determinados produtos e serviços.
Assim, quanto maior o engajamento dos clientes com sua marca, mais dados podem
ser coletados e, a partir daí, mais correlações podem ser estabelecidas.
Por fim, o varejo ideal é
aquele que tem o produto que o cliente quer, na hora que ele deseja. Ele
precisa oferecer experiências para ser relevante, já que o novo momento do
varejo é a era do encantamento do cliente. Desse modo, abrace o uso de
tecnologia para conhecer cada cliente e entregar a ele um atendimento
personalizado.
* Por Danilo Nascimento,
sócio-diretor da Propz, empresa que oferece soluções de CRM, inteligência
analítica e big data que entendem, predizem e reagem ao comportamento de
consumo em tempo real e de forma automatizada.
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Fonte: Assessoria de
Imprensa
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