Pular para o conteúdo principal

Ações de Bem-Estar são apostas da Raccoon para seu time de colaboradores



Nos últimos anos, uma enxurrada de pesquisas invadiu o mercado mostrando que a felicidade e o bem-estar dos funcionários fazem bem para responsabilidade social e para os negócios das empresas.

Fundada em 2014 e atualmente com mais de 300 colaboradores, a agência de marketing digital Raccoon já nasceu com essa característica como parte do seu DNA e esse ano foi premiada como uma das empresas mais humanizadas do Brasil na conferência "Capitalismo Consciente Latin-American Conference 2019". Para escolher as empresas mais humanizadas, o estudo levou em conta três critérios: geração de valor financeiro, sustentabilidade e bem-estar social.

Segundo André Palis, sócio fundador da empresa, a humanização é parte central da estratégia de negócios da agência. O executivo explica que a Raccoon conta com uma área de Gestão Estratégica de Pessoas, chamada Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que é responsável pelas políticas de recursos humanos. Neste contexto, as ações de RH da agência abarcam atividades pessoais e profissionais, de forma a propiciar bem-estar e evolução técnica de seus colaboradores. 

"Do aspecto pessoal, a equipe do setor atende os colaboradores de forma individual, entendendo suas demandas em questões diversas, como ansiedade, saúde financeira, produtividade, ergonomia e habilidades sociais. Se for necessário, esse colaborador pode ser encaminhado para um profissional específico, como um psicólogo, mas a empresa também é proativa em ações que contribuem para a resolução ou alívio de problemas. Depois, alguns temas são trabalhados em forma de palestras e rodas de conversas", conta Palis.

Outro destaque do setor de RH da Raccoon são as "chusmas", que são grupos voluntários dentro da empresa para liderar ações de acordo com temas específicos. Entre eles está a chusma de diversidade, que desenvolve ações relacionadas à inclusão dos diferentes grupos na empresa; a de treinamento, que é responsável por promover treinamentos de mídias, conteúdo, performance, branding e outros temas relacionados com marketing digital e tecnologia para os funcionários da empresa; a de mulheres, que trabalha questões para protagonismo feminino no ambiente de trabalho; a de qualidade, que estuda novas soluções de atendimento aos clientes a partir de problemas reais; a de cultura, que é responsável por organizar os happy hours e ações de voluntariado, a de foods, que organiza as celebrações dos aniversariantes do mês e outra ações relacionadas à compra de comida e bebida, de maneira a agradar os diferentes gostos e respeitar as restrições alimentícias de cada um dos funcionários (intolerantes a lactose, vegano, por exemplo).

"Construir um ambiente leve e agradável é essencial. É no trabalho que as pessoas passam boa parte do seu tempo e essa precisa ser uma experiência positiva para elas. Além do mais, entendemos que os esforços de nossos colaboradores são únicos e valiosos e, por isso, precisamos valorizá-los e incentivá-los. Nesse processo, ouví-los, quem realmente é fundamental", avalia Palis.

A participação dos colaboradores no processo de promoção de bem-estar no ambiente de trabalho também passa pela mútua capacitação. De acordo com Palis, os funcionários são incentivados a conduzirem treinamentos dentro da empresa. "Acreditamos que isso incentiva o compartilhamento de conhecimento, valoriza os profissionais e amplia o nível de conhecimento de toda a equipe", afirma.
Neste contexto, a agência também oferece uma plataforma de cursos online chamada Lynda, que disponibiliza treinamentos referentes a competências técnicas e desenvolvimento pessoal. Para reafirmar essa cultura de disseminação de conhecimento, a empresa ainda realiza, mensalmente, a "Reunião de Aprendizados", momento em que os funcionários têm a oportunidade de apresentar soluções construídas a partir de situações vividas em seus projetos. 

Além das políticas macro de humanização, a Raccoon, como o próprio André Palis define, trabalha com "pequenos mimos combinados". A ideia é tornar o ambiente o melhor possível para que o profissional se sinta à vontade e exerça seu pleno potencial. Para isso, a empresa oferece flexibilidade de horário de trabalho, além de uma área de lazer com jogos, videogame, instrumentos musicais, pufes e redes, entre outros benefícios. "Contamos ainda com parcerias com uma clínica de bem-estar e com o Sesc, day off de aniversário, café da manhã e da tarde todos os dias com oferta de frutas frescas e variadas", informa o executivo.

A frente de humanização da Raccoon já rendeu alguns prêmios para a empresa. Em 2018, a Raccoon ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria "Agências de Comunicação". Este ano, a Raccoon foi apontada como uma das 22 empresas mais humanizadas do Brasil, em pesquisa divulgada durante o Capitalismo Consciente Latin-American Conference 2019. Mais de 1000 companhias foram avaliadas para o estudo, que coletou avaliações de 136 mil colaboradores, além de consumidores e stakeholders.

"É simplesmente contra produtivo não investir na qualidade de vida e do ambiente de trabalho. Os melhores profissionais sempre vão buscar uma empresa que respeite e incentive seus colaboradores. Na Raccoon, temos a missão de propiciar um ambiente saudável, onde as pessoas estejam felizes de estar. Essas premiações são extremamente gratificantes porque mostram que estamos no caminho certo, criando uma empresa que as pessoas se orgulhem de trabalhar", finaliza Palis.


Sobre a Raccoon
Fundada em 2013 pelos administradores André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma das maiores agências de marketing digital do País. A empresa nasceu a partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar verdadeiramente o negócio do cliente.

Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Seis anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 100 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Sony Pictures, Fast Shop, Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 300 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Os cases de sucesso garantiram ainda uma série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes consecutivas – de 2015 à 2018 – a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards (2017) em duas categorias – sendo Top 3 do Mundo em uma delas –, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria "Agências de Comunicação", no mesmo ano. Em 2018, a empresa recebeu o prêmio de melhor agência das Américas no Google Premier Partner Awards na categoria Display Innovation.

Mais informações: http://www.raccoon.ag/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...