Nos últimos anos, uma enxurrada de
pesquisas invadiu o mercado mostrando que a felicidade e o bem-estar dos
funcionários fazem bem para responsabilidade social e para os negócios das
empresas.
Fundada em 2014 e atualmente com mais de
300 colaboradores, a agência de marketing digital Raccoon já nasceu com
essa característica como parte do seu DNA e esse ano foi premiada como uma
das empresas mais humanizadas do Brasil na conferência "Capitalismo
Consciente Latin-American Conference 2019". Para escolher as empresas
mais humanizadas, o estudo levou em conta três critérios: geração de valor
financeiro, sustentabilidade e bem-estar social.
Segundo André Palis, sócio fundador da
empresa, a humanização é parte central da estratégia de negócios da
agência. O executivo explica que a Raccoon conta com uma área de
Gestão Estratégica de Pessoas, chamada Qualidade de Vida no Trabalho (QVT),
que é responsável pelas políticas de recursos humanos. Neste contexto, as
ações de RH da agência abarcam atividades pessoais e profissionais, de
forma a propiciar bem-estar e evolução técnica de seus colaboradores.
"Do
aspecto pessoal, a equipe do setor atende os colaboradores de forma
individual, entendendo suas demandas em questões diversas, como ansiedade,
saúde financeira, produtividade, ergonomia e habilidades sociais. Se for
necessário, esse colaborador pode ser encaminhado para um profissional
específico, como um psicólogo, mas a empresa também é proativa em ações que
contribuem para a resolução ou alívio de problemas. Depois, alguns temas
são trabalhados em forma de palestras e rodas de conversas", conta
Palis.
Outro destaque do setor de RH da Raccoon
são as "chusmas", que são grupos voluntários dentro da empresa
para liderar ações de acordo com temas específicos. Entre eles está a
chusma de diversidade, que desenvolve ações relacionadas à inclusão dos
diferentes grupos na empresa; a de treinamento, que é responsável por
promover treinamentos de mídias, conteúdo, performance, branding e outros
temas relacionados com marketing digital e tecnologia para os funcionários
da empresa; a de mulheres, que trabalha questões para protagonismo feminino
no ambiente de trabalho; a de qualidade, que estuda novas soluções de
atendimento aos clientes a partir de problemas reais; a de cultura, que é
responsável por organizar os happy hours e ações de voluntariado, a de
foods, que organiza as celebrações dos aniversariantes do mês e outra ações
relacionadas à compra de comida e bebida, de maneira a agradar os
diferentes gostos e respeitar as restrições alimentícias de cada um dos
funcionários (intolerantes a lactose, vegano, por exemplo).
"Construir
um ambiente leve e agradável é essencial. É no trabalho que as pessoas
passam boa parte do seu tempo e essa precisa ser uma experiência positiva
para elas. Além do mais, entendemos que os esforços de nossos colaboradores
são únicos e valiosos e, por isso, precisamos valorizá-los e incentivá-los.
Nesse processo, ouví-los, quem realmente é fundamental", avalia
Palis.
A participação dos colaboradores no
processo de promoção de bem-estar no ambiente de trabalho também passa pela
mútua capacitação. De acordo com Palis, os funcionários são incentivados a
conduzirem treinamentos dentro da empresa. "Acreditamos que isso incentiva o compartilhamento de conhecimento,
valoriza os profissionais e amplia o nível de conhecimento de toda a equipe",
afirma.
Neste contexto, a agência também oferece
uma plataforma de cursos online chamada Lynda, que disponibiliza
treinamentos referentes a competências técnicas e desenvolvimento pessoal.
Para reafirmar essa cultura de disseminação de conhecimento, a empresa ainda
realiza, mensalmente, a "Reunião de Aprendizados", momento em que
os funcionários têm a oportunidade de apresentar soluções construídas a
partir de situações vividas em seus projetos.
Além das políticas macro de humanização, a
Raccoon,
como o próprio André Palis define, trabalha com "pequenos mimos
combinados". A ideia é tornar o ambiente o melhor possível para que o
profissional se sinta à vontade e exerça seu pleno potencial. Para isso, a
empresa oferece flexibilidade de horário de trabalho, além de uma área de
lazer com jogos, videogame, instrumentos musicais, pufes e redes, entre
outros benefícios. "Contamos
ainda com parcerias com uma clínica de bem-estar e com o Sesc, day off de
aniversário, café da manhã e da tarde todos os dias com oferta de frutas
frescas e variadas", informa o executivo.
A frente de humanização da Raccoon
já rendeu alguns prêmios para a empresa. Em 2018, a Raccoon ficou em 4º
lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria
"Agências de Comunicação". Este ano, a Raccoon foi apontada como
uma das 22 empresas mais humanizadas do Brasil, em pesquisa divulgada
durante o Capitalismo Consciente Latin-American Conference 2019. Mais de
1000 companhias foram avaliadas para o estudo, que coletou avaliações de
136 mil colaboradores, além de consumidores e stakeholders.
"É simplesmente contra produtivo não
investir na qualidade de vida e do ambiente de trabalho. Os melhores
profissionais sempre vão buscar uma empresa que respeite e incentive seus
colaboradores. Na Raccoon, temos a missão de
propiciar um ambiente saudável, onde as pessoas estejam felizes de estar.
Essas premiações são extremamente gratificantes porque mostram que estamos
no caminho certo, criando uma empresa que as pessoas se orgulhem de
trabalhar", finaliza Palis.
|
Sobre a Raccoon
Fundada em 2013 pelos administradores
André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma
das maiores agências de marketing digital do País. A empresa nasceu a
partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o
mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e
sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que
tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente
por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos
de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar
verdadeiramente o negócio do cliente.
Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi
montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram
engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe
altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Seis
anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é
responsável pelo marketing digital de mais de 100 grandes players do
mercado nacional e internacional como Natura, Sony Pictures, Fast Shop,
Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 300 colaboradores,
que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business
intelligence, TI e inbound marketing.
Os cases de sucesso garantiram ainda uma
série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes
consecutivas – de 2015 à 2018 – a melhor agência de marketing de
performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google
Premier Partner Awards (2017) em duas categorias – sendo Top 3 do Mundo em
uma delas –, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to
Work na categoria "Agências de Comunicação", no mesmo ano. Em
2018, a empresa recebeu o prêmio de melhor agência das Américas no Google
Premier Partner Awards na categoria Display Innovation.
|
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos