Ter uma loja virtual pode parecer mais simples que abrir uma loja
física, mas quem vende produtos e serviços em plataformas digitais sabe que
tanto o planejamento inicial quanto a operação diária requerem os mesmos esforços
para garantir uma boa experiência de compra ao consumidor.
A concorrência,
a preocupação em reter o cliente e as responsabilidades inerentes ao mercado,
como a logística de envio da mercadoria e de emissão de documentos fiscais, são
algumas das questões que o empresário de e-commerce precisa levar em conta.
Afinal, o consumidor digital precisa ter atendimento de excelência de ponta a
ponta para que não se frustre, seja cativado e se torne até um propagador de
boas avaliações de sua loja.
A venda pela
internet deixou de ser uma aposta do futuro, para se tornar uma realidade de
mercado no Brasil. De acordo com o 38º Relatório Webshoppers, produzido pela
Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2018, aproximadamente 27,4 milhões
de consumidores fizeram pelo menos uma compra pela internet no País.
É fundamental
que a loja virtual tenha estratégias e ações que ajudem a melhorar a atividade
do consumidor enquanto ele enche o carrinho virtual quanto a incrementar as
vendas e a gestão da empresa e, nesse sentido, conhecer as tecnologias
disponíveis para o setor facilita ainda mais o trabalho.
Para aumentar as
vendas na loja virtual, Robinson Idalgo, criador do sistema de gestão on-line Sistema
Grátis, listou 5
dicas práticas que todo empreendedor do mercado
de e-commerce pode utilizar!
Confira:
1. Layout
atrativo e simplificado
Conhecer bem o target do seu produto é
peça-chave da criação de um layout atrativo.
Apesar de ser só
10% de todo planejamento de um e-commerce, definir a forma e o conteúdo da
página tem efeito direto nas vendas. Sites com boa usabilidade e simplificados,
em que o usuário não precisa ficar procurando o botão “comprar” e nem se sente
intimidado com uma avalanche de informações de venda garantem mais satisfação
do consumidor.
2. Marketing
Digital
Investir em marketing
digital para a marca é outra prática de sucesso no aumento de captação
de clientes. Redes sociais, Google Ads, estratégias de SEO no conteúdo do site
são algumas das estratégias compartilhadas por quem está no mercado virtual e,
cada vez mais, são uma forma diferenciada de se destacar na concorrência.
3.Sistema
de gestão integrado
Além de escolher
uma plataforma em que o site será montado, o empresário deve ter um ERP. É com
um sistema de gestão que o empreendedor terá o controle de todos os setores da
empresa, como estoque, ordem de serviços, logística, compras, contabilidade,
emissão de Nota Fiscal. O acesso dessas informações por um software integrado
permite a centralização dos processos e agiliza a rotina do gestor.
Há opções
gratuitas e de baixo custo, com diferentes módulos de acordo com a necessidade
do varejista, como integração com marketplaces, e-commerces e plataformas de
frete. Com isso, o empreendedor consegue planejar ações e monitorar resultados
para gerar oportunidades de crescimento do negócio.
4.Blog
integrado e informações para o cliente
Alimentar um
blog com conteúdo relevante e associado aos produtos que você vende é uma
estratégia de divulgação que dá credibilidade ao varejista. Ofereça informações
adicionais ao cliente sobre a mercadoria e ele o verá não só como um vendedor,
mas como uma fonte confiável sobre o assunto que ele procura.
A tecnologia
pode ser uma ótima aliada nesse sentido: a escrita SEO, que melhora a colocação
dos termos na busca do Google, deve ser um guia na hora de produzir textos e
mídias. Faça com que as informações do mercado em que você atua também sejam
compartilhadas por seus clientes no off-line e que o blog do seu e-commerce se
torne referência na área.
5. Preço do produto e frete justo
Com buscadores
de preços cada vez mais refinados, o valor da mercadoria quase sempre é um
fator preponderante na decisão de compra de um consumidor de loja virtual.
Clicar para finalizar a compra e ver que o frete deixa o valor total muito maior
do que o previsto é o principal fator de abandono de compra nas plataformas
digitais: 8 em cada dez clientes largam o carrinho virtual por conta disso,
segundo a pesquisa E-commerce Trends 2018.
Por essa razão,
o vendedor virtual deve estar atento a oportunidades em que seja possível
oferecer frete grátis, retirada na loja física, diminuição do valor do produto
para que tenha equilíbrio na hora de incluir o valor de entrega. Tudo isso, é
claro, deve ser feito de modo que não comprometa o lucro. É nesta hora que o
controle da saúde financeira da empresa, por meio de um sistema de gestão on-line, também se faz
indispensável.
Saiba Mais sobre
o Sistema Grátis:
Fonte:
Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos