Estoque cheio e custos
fixos elevados são algumas das situações que o empreendedor pode se utilizar
desse artificio para impulsionar as vendas!
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Oferecer descontos é uma alternativa para ajudar
varejistas em diversas situações cotidianas, quando há estoque em excesso,
por exemplo, as ações promocionais podem ser excelentes aliadas. Porém, antes
de adotar esta política, é necessário avaliar os prós e contras para não
prejudicar as finanças do seu negócio.
Marcelo Caetano, sócio-diretor da Soluções VendaMais, que
oferece diagnóstico, treinamentos e consultoria para a área de vendas de
empresas de diversos segmentos, preparou 5 dicas que apontam em quais
momentos é considerável pensar em descontos. "O cliente gosta deste tipo de prática, mas o segredo é não
cometer excessos que podem tornar o desconto um problema de gestão
financeira", explica Caetano.
Confira abaixo:
Estoque cheio
Quando uma empresa faz uma compra equivocada de uma
determinada mercadoria e fica com excesso de produtos em estoque, a melhor
alternativa é criar uma campanha promocional. O especialista lembra que é
mais vantajoso ofertar estes produtos a um preço menor do que recorrer aos
empréstimos bancários para pagar o fornecedor.
Concorrente em ação
Ao saber que o concorrente adotou uma prática de preço
agressiva, por exemplo, empresas não têm tempo de pensar em estruturar uma
política de desconto. Entretanto, diante deste cenário, é preciso ser rápido
na tomada de decisão, caso contrário, o seu produto ou serviço poderá perder
espaço para outras marcas. Por isso, a dica principal é ficar sempre de olho
no concorrente e estar preparado para adotar novas políticas de preços.
Custos fixos elevados
Os custos fixos elevados podem encarecer os produtos e,
como isso, inviabilizar a comercialização. Neste caso, a orientação é reduzir
o preço durante certo período para aumentar o giro e tornar o produto ou
serviço mais conhecido dos consumidores, até que o preço possa ser
regularizado novamente. De qualquer forma, será necessário avaliar a
viabilidade de manter a comercialização da mercadoria, sem prejudicar as
margens.
Degustação de novos produtos
Colocar um novo produto no mercado é sempre um desafio,
mas é necessário ter cautela antes de sair por aí oferecendo descontos que
podem minimizar a qualidade ou a eficiência do produto. A dica de Marcelo
Caetano é comercializar a novidade durante a venda de um item já conhecido do
consumidor, mas sem incorporar todo o preço. Desta forma, a empresa irá
sacrificar a margem de lucro para promover a degustação. Mas atenção: isso só
vale quando você fizer a venda em conjunto com um produto adicional, caso
contrário, colocar um novo produto no mercado com uma estratégia promocional
é desastroso para a imagem dele.
Fonte: Assessoria de
Imprensa
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