Pular para o conteúdo principal

4 Momentos para oferecer Descontos aos seus Clientes!




Estoque cheio e custos fixos elevados são algumas das situações que o empreendedor pode se utilizar desse artificio para impulsionar as vendas!

Oferecer descontos é uma alternativa para ajudar varejistas em diversas situações cotidianas, quando há estoque em excesso, por exemplo, as ações promocionais podem ser excelentes aliadas. Porém, antes de adotar esta política, é necessário avaliar os prós e contras para não prejudicar as finanças do seu negócio.

Marcelo Caetano, sócio-diretor da Soluções VendaMais, que oferece diagnóstico, treinamentos e consultoria para a área de vendas de empresas de diversos segmentos, preparou 5 dicas que apontam em quais momentos é considerável pensar em descontos. "O cliente gosta deste tipo de prática, mas o segredo é não cometer excessos que podem tornar o desconto um problema de gestão financeira", explica Caetano. 

Confira abaixo:

Estoque cheio
Quando uma empresa faz uma compra equivocada de uma determinada mercadoria e fica com excesso de produtos em estoque, a melhor alternativa é criar uma campanha promocional. O especialista lembra que é mais vantajoso ofertar estes produtos a um preço menor do que recorrer aos empréstimos bancários para pagar o fornecedor.

Concorrente em ação
Ao saber que o concorrente adotou uma prática de preço agressiva, por exemplo, empresas não têm tempo de pensar em estruturar uma política de desconto. Entretanto, diante deste cenário, é preciso ser rápido na tomada de decisão, caso contrário, o seu produto ou serviço poderá perder espaço para outras marcas. Por isso, a dica principal é ficar sempre de olho no concorrente e estar preparado para adotar novas políticas de preços.

Custos fixos elevados
Os custos fixos elevados podem encarecer os produtos e, como isso, inviabilizar a comercialização. Neste caso, a orientação é reduzir o preço durante certo período para aumentar o giro e tornar o produto ou serviço mais conhecido dos consumidores, até que o preço possa ser regularizado novamente. De qualquer forma, será necessário avaliar a viabilidade de manter a comercialização da mercadoria, sem prejudicar as margens.

Degustação de novos produtos
Colocar um novo produto no mercado é sempre um desafio, mas é necessário ter cautela antes de sair por aí oferecendo descontos que podem minimizar a qualidade ou a eficiência do produto. A dica de Marcelo Caetano é comercializar a novidade durante a venda de um item já conhecido do consumidor, mas sem incorporar todo o preço. Desta forma, a empresa irá sacrificar a margem de lucro para promover a degustação. Mas atenção: isso só vale quando você fizer a venda em conjunto com um produto adicional, caso contrário, colocar um novo produto no mercado com uma estratégia promocional é desastroso para a imagem dele.



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...