O Google
apresentou nesta terça-feira (19) o Stadia, seu novo serviço
de games processados na nuvem, durante a Conferência de Desenvolvedores de Games nos
Estados Unidos. A empresa afirma que a plataforma será lançada em 2019,
mas não especificou data ou preço.
Segundo a
apresentação, aberta pelo presidente-executivo Sundar Pichai, Stadia
permitirá que games sejam jogados direto em navegadores Chrome em diferentes
aparelhos, como computadores, notebooks, TVs, tablets e smartphones.
O serviço também
aceitará controles de outros fabricantes, mas o Google lançará seu
próprio controle.
O Stadia
se junta a outros serviços do gênero, que oferecem a possibilidade de jogar
games processados na nuvem, sem a necessidade de consoles ou de computadores
poderosos.
Além da empresa, Microsoft,
Nvidia e Sony já anunciaram plataformas parecidas.
O Google
também aproveitou para anunciar a criação de seu próprio estúdio para jogos
exclusivos do serviço, o Stadia Games and Entertainment.
Stadia Controller
Para comandar a festa, a Google anunciou
também o Stadia Controller. O equipamento parece anatômico e tem um
visual bastante sóbrio, com botões estilo Xbox, dois analógicos ordenados como
nos controles do PlayStation e botões de acesso rápido ao compartilhamento e à Google
Assistente.
Uma Revolução na Forma de Jogar!
Segundo matéria publicada no site TechMundo, O Stadia é o produto que até o momento
vinha sendo chamado de Project Stream, anunciado no ano
passado pela Google. A nova plataforma permitirá aos gamers jogarem títulos
de ponta em diversos aparelhos distintos conectados à internet por meio do Google
Chrome, ou seja, não é necessário um hardware específico para isso.
“Um
lugar para todas as maneiras de jogar”, declarou Phil Harrison, um
dos vice-presidentes da Google que já foi executivo tanto do
PlayStation
quanto do Xbox. A escolha da expressão "um lugar" não é à toa e
está em consonância com o sugestivo slogan do Stadia: o futuro dos jogos não é
uma caixa, é um lugar.
“O Stadia
oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou
instalação”, declarou Harrison, deixando tudo explicado
de maneira simples e direta.
Na sua apresentação, Harrison falou de uma
plataforma conectada e integrada e não estava exagerando: um dos destaques do Stadia
é a possibilidade de oferecer a jogatina multiplataforma para os seus
jogadores, ampliando as possibilidades dos desafios multiplayer.
Feito para a geração do streaming de jogos, o
Stadia
tem outras características interessantes nesse sentido. Quem está jogando pode
selecionar um ponto exato da jogatina para compartilhar com outras pessoas — o State
Share —, facilitando que espectadores se juntem aos jogos de streamers
e youtubers e também a boa e velha rodada entre amigos.
Durante a demonstração do Project
Stream, o Assassin's Creed Odyssey rodou e consumindo 300 GB de dados
em 50 horas, o que levantou algumas dúvidas sobre qual a conexão mínima ideal
para rodar os jogos remotamente.
Hoje, a empresa confirmou que o Stadia
transmitirá perfeitamente jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som
surround em uma conexão de 25 Mbps. Ela espera que a plataforma funcione em uma
rede 5G em breve, mas, a princípio, ela rodará somente por meio de conexões
WiFi e cabeadas.
Para garantir a qualidade de processamento de
imagem a seus jogadores, a Google fez uma parceria com a AMD
para a criação de uma GPU exclusiva para os seus datacenters. Ela oferecerá
potência de 10,7 teraflops e, portanto, será mais poderosa do que as placas de
vídeo do Xbox One X (6 tflops) e do PlayStation 4 Pro (4,2 tflops) juntas.
Para complementar a parte de desempenho, cada
sessão do Stadia será abastecida também por um processador x86 de 2,7 GHz
e 16 GB de memória RAM, informa a Google. Toda essa combinação
oferecerá, no futuro, transmissões de jogo em 8K a 120 fps.
A Google anunciou hoje a formação da Stadia
Games and Entertainment, a divisão que cuidará da iniciativa dos games
e de jogos próprios. O grupo será comandando por Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft recentemente
confirmada como uma das novas vice-presidentes da companhia, e é possível que
ele seja responsável pelo desenvolvimento de games exclusivos para o serviço de
jogos da Gigante da Web.
Enquanto os exclusivos não chegam, um dos
primeiros games a oferecer suporte para o Stadia será Doom Eternal, título da
id Software que rodará a 4K e 60 fps para os usuários do novo serviço de jogos
da Google.
No palco da GDC 2019, a Google confirmou que o Stadia
chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá —
o Brasil, como era de se esperar, ficou de fora e ainda não há qualquer
previsão de quando (nem se) a plataforma de streaming de games da Google
chegará a outras regiões.
A Google ainda não informou qual será a forma
de acesso ao Stadia, se vendas individuais ou assinatura estilo Netflix
e Spotify.
Fonte: TechMundo
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