Pular para o conteúdo principal

Google anuncia Stadia, o “Netflix dos Games”!



O Google apresentou nesta terça-feira (19) o Stadia, seu novo serviço de games processados na nuvem, durante a Conferência de Desenvolvedores de Games nos Estados Unidos. A empresa afirma que a plataforma será lançada em 2019, mas não especificou data ou preço. 

Segundo a apresentação, aberta pelo presidente-executivo Sundar Pichai, Stadia permitirá que games sejam jogados direto em navegadores Chrome em diferentes aparelhos, como computadores, notebooks, TVs, tablets e smartphones. 

O serviço também aceitará controles de outros fabricantes, mas o Google lançará seu próprio controle.
O Stadia se junta a outros serviços do gênero, que oferecem a possibilidade de jogar games processados na nuvem, sem a necessidade de consoles ou de computadores poderosos. 

Além da empresa, Microsoft, Nvidia e Sony já anunciaram plataformas parecidas.
O Google também aproveitou para anunciar a criação de seu próprio estúdio para jogos exclusivos do serviço, o Stadia Games and Entertainment.



Stadia Controller

Para comandar a festa, a Google anunciou também o Stadia Controller. O equipamento parece anatômico e tem um visual bastante sóbrio, com botões estilo Xbox, dois analógicos ordenados como nos controles do PlayStation e botões de acesso rápido ao compartilhamento e à Google Assistente.

 

Uma Revolução na Forma de Jogar!

Segundo matéria publicada no site TechMundo, O Stadia é o produto que até o momento vinha sendo chamado de Project Stream, anunciado no ano passado pela Google. A nova plataforma permitirá aos gamers jogarem títulos de ponta em diversos aparelhos distintos conectados à internet por meio do Google Chrome, ou seja, não é necessário um hardware específico para isso.

“Um lugar para todas as maneiras de jogar”, declarou Phil Harrison, um dos vice-presidentes da Google que já foi executivo tanto do PlayStation quanto do Xbox. A escolha da expressão "um lugar" não é à toa e está em consonância com o sugestivo slogan do Stadia: o futuro dos jogos não é uma caixa, é um lugar.
“O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou instalação”, declarou Harrison, deixando tudo explicado de maneira simples e direta.

Na sua apresentação, Harrison falou de uma plataforma conectada e integrada e não estava exagerando: um dos destaques do Stadia é a possibilidade de oferecer a jogatina multiplataforma para os seus jogadores, ampliando as possibilidades dos desafios multiplayer.
Feito para a geração do streaming de jogos, o Stadia tem outras características interessantes nesse sentido. Quem está jogando pode selecionar um ponto exato da jogatina para compartilhar com outras pessoas — o State Share —, facilitando que espectadores se juntem aos jogos de streamers e youtubers e também a boa e velha rodada entre amigos.



Durante a demonstração do Project Stream, o Assassin's Creed Odyssey rodou e consumindo 300 GB de dados em 50 horas, o que levantou algumas dúvidas sobre qual a conexão mínima ideal para rodar os jogos remotamente.
Hoje, a empresa confirmou que o Stadia transmitirá perfeitamente jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som surround em uma conexão de 25 Mbps. Ela espera que a plataforma funcione em uma rede 5G em breve, mas, a princípio, ela rodará somente por meio de conexões WiFi e cabeadas.

Para garantir a qualidade de processamento de imagem a seus jogadores, a Google fez uma parceria com a AMD para a criação de uma GPU exclusiva para os seus datacenters. Ela oferecerá potência de 10,7 teraflops e, portanto, será mais poderosa do que as placas de vídeo do Xbox One X (6 tflops) e do PlayStation 4 Pro (4,2 tflops) juntas.
Para complementar a parte de desempenho, cada sessão do Stadia será abastecida também por um processador x86 de 2,7 GHz e 16 GB de memória RAM, informa a Google. Toda essa combinação oferecerá, no futuro, transmissões de jogo em 8K a 120 fps.

A Google anunciou hoje a formação da Stadia Games and Entertainment, a divisão que cuidará da iniciativa dos games e de jogos próprios. O grupo será comandando por Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft recentemente confirmada como uma das novas vice-presidentes da companhia, e é possível que ele seja responsável pelo desenvolvimento de games exclusivos para o serviço de jogos da Gigante da Web.
Enquanto os exclusivos não chegam, um dos primeiros games a oferecer suporte para o Stadia será Doom Eternal, título da id Software que rodará a 4K e 60 fps para os usuários do novo serviço de jogos da Google.

No palco da GDC 2019, a Google confirmou que o Stadia chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá — o Brasil, como era de se esperar, ficou de fora e ainda não há qualquer previsão de quando (nem se) a plataforma de streaming de games da Google chegará a outras regiões.
A Google ainda não informou qual será a forma de acesso ao Stadia, se vendas individuais ou assinatura estilo Netflix e Spotify.



Fonte: TechMundo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...