Pular para o conteúdo principal

Google anuncia Stadia, o “Netflix dos Games”!



O Google apresentou nesta terça-feira (19) o Stadia, seu novo serviço de games processados na nuvem, durante a Conferência de Desenvolvedores de Games nos Estados Unidos. A empresa afirma que a plataforma será lançada em 2019, mas não especificou data ou preço. 

Segundo a apresentação, aberta pelo presidente-executivo Sundar Pichai, Stadia permitirá que games sejam jogados direto em navegadores Chrome em diferentes aparelhos, como computadores, notebooks, TVs, tablets e smartphones. 

O serviço também aceitará controles de outros fabricantes, mas o Google lançará seu próprio controle.
O Stadia se junta a outros serviços do gênero, que oferecem a possibilidade de jogar games processados na nuvem, sem a necessidade de consoles ou de computadores poderosos. 

Além da empresa, Microsoft, Nvidia e Sony já anunciaram plataformas parecidas.
O Google também aproveitou para anunciar a criação de seu próprio estúdio para jogos exclusivos do serviço, o Stadia Games and Entertainment.



Stadia Controller

Para comandar a festa, a Google anunciou também o Stadia Controller. O equipamento parece anatômico e tem um visual bastante sóbrio, com botões estilo Xbox, dois analógicos ordenados como nos controles do PlayStation e botões de acesso rápido ao compartilhamento e à Google Assistente.

 

Uma Revolução na Forma de Jogar!

Segundo matéria publicada no site TechMundo, O Stadia é o produto que até o momento vinha sendo chamado de Project Stream, anunciado no ano passado pela Google. A nova plataforma permitirá aos gamers jogarem títulos de ponta em diversos aparelhos distintos conectados à internet por meio do Google Chrome, ou seja, não é necessário um hardware específico para isso.

“Um lugar para todas as maneiras de jogar”, declarou Phil Harrison, um dos vice-presidentes da Google que já foi executivo tanto do PlayStation quanto do Xbox. A escolha da expressão "um lugar" não é à toa e está em consonância com o sugestivo slogan do Stadia: o futuro dos jogos não é uma caixa, é um lugar.
“O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou instalação”, declarou Harrison, deixando tudo explicado de maneira simples e direta.

Na sua apresentação, Harrison falou de uma plataforma conectada e integrada e não estava exagerando: um dos destaques do Stadia é a possibilidade de oferecer a jogatina multiplataforma para os seus jogadores, ampliando as possibilidades dos desafios multiplayer.
Feito para a geração do streaming de jogos, o Stadia tem outras características interessantes nesse sentido. Quem está jogando pode selecionar um ponto exato da jogatina para compartilhar com outras pessoas — o State Share —, facilitando que espectadores se juntem aos jogos de streamers e youtubers e também a boa e velha rodada entre amigos.



Durante a demonstração do Project Stream, o Assassin's Creed Odyssey rodou e consumindo 300 GB de dados em 50 horas, o que levantou algumas dúvidas sobre qual a conexão mínima ideal para rodar os jogos remotamente.
Hoje, a empresa confirmou que o Stadia transmitirá perfeitamente jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som surround em uma conexão de 25 Mbps. Ela espera que a plataforma funcione em uma rede 5G em breve, mas, a princípio, ela rodará somente por meio de conexões WiFi e cabeadas.

Para garantir a qualidade de processamento de imagem a seus jogadores, a Google fez uma parceria com a AMD para a criação de uma GPU exclusiva para os seus datacenters. Ela oferecerá potência de 10,7 teraflops e, portanto, será mais poderosa do que as placas de vídeo do Xbox One X (6 tflops) e do PlayStation 4 Pro (4,2 tflops) juntas.
Para complementar a parte de desempenho, cada sessão do Stadia será abastecida também por um processador x86 de 2,7 GHz e 16 GB de memória RAM, informa a Google. Toda essa combinação oferecerá, no futuro, transmissões de jogo em 8K a 120 fps.

A Google anunciou hoje a formação da Stadia Games and Entertainment, a divisão que cuidará da iniciativa dos games e de jogos próprios. O grupo será comandando por Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft recentemente confirmada como uma das novas vice-presidentes da companhia, e é possível que ele seja responsável pelo desenvolvimento de games exclusivos para o serviço de jogos da Gigante da Web.
Enquanto os exclusivos não chegam, um dos primeiros games a oferecer suporte para o Stadia será Doom Eternal, título da id Software que rodará a 4K e 60 fps para os usuários do novo serviço de jogos da Google.

No palco da GDC 2019, a Google confirmou que o Stadia chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá — o Brasil, como era de se esperar, ficou de fora e ainda não há qualquer previsão de quando (nem se) a plataforma de streaming de games da Google chegará a outras regiões.
A Google ainda não informou qual será a forma de acesso ao Stadia, se vendas individuais ou assinatura estilo Netflix e Spotify.



Fonte: TechMundo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...