Pular para o conteúdo principal

Como Pequenas e Médias Empresas podem bater de frente com as Grandes!



Fazer a sua pequena ou média empresa crescer pode parecer uma missão quase impossível com a esmagadora presença da concorrência de grandes corporações no mercado.

Mas um olhar cuidadoso sobre o mercado revela que as grandes são mais “conhecidas ou notórias”, mas não são maioria: a última pesquisa do IBGE mostrou que as pequenas e médias empresas representam hoje 99% das corporações brasileiras. Por consequência, portanto, grandes empresas fazem parte de apenas 1% de todos os negócios formalizados no país.

João Roncati, diretor geral da People+Strategy, explica que é perceptível um aumento do número de empreendedores: “As tendências mercadológicas abrem, cada vez mais, espaço para novos negócios. E, com apoio de tecnologia, inovação e agilidade, os pequenos podem sim bater de frente com grandes se souberem usar corretamente suas características como vantagem competitiva”.

Na maioria das vezes, uma empresa de pequeno porte é menos complexa de administrar, afinal, é possível acompanhar tudo de perto. Com uma estrutura mais enxuta, a PME que reconhece gargalos e oportunidades pode mudar sua configuração de maneira mais fácil para atender às novas demandas e tendências em seu mercado e principalmente de seus clientes.

Além disso, o relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes também é simplificado. Ou seja, a grande vantagem está na adaptabilidade deste tipo de organização, o que acaba sendo uma característica muito importante nos atuais dias onde o mercado está volátil, grande concorrência e incerteza econômica. É uma facilidade com a qual os negócios de maior porte não contam.

Mais do que isso, Roncati ressalta que, percebendo esse movimento, grandes corporações estão de olho em adquirir empresas menores para trazer maior capacidade empreendedora, maior capacidade inovativa e ganhar espaço de “nichos” do mercado. Multinacionais, por exemplo, já adquiriram marcas nacionais de menor porte, criadas especialmente para atender às novas necessidades identificadas nos clientes. E, não necessariamente as integram à sua macro estrutura.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o mercado de fusões e aquisições registrou um aumento de 54% somente no 1º semestre de 2018 e deve crescer mais 15% neste mesmo período em 2019. Nunca na história empresas compraram tanto umas às outras quanto agora.

Em todo caso, para sobreviver em um ambiente competitivo, é essencial para todas organizações, aprimorar os métodos de gestão. Pequenas e médias empresas podem encontrar no investimento em tecnologia e na aposta em inovação, a possibilidade de se desenvolverem e serem fortes concorrentes.

“Os empresários que entenderem isso, não terão dificuldades em agregar o valor necessário para que suas PMEs tenham competitividade com grandes negócios e, quem sabe, passem até a fazer parte deles”, finaliza o diretor da People+Strategy.



Sobre a People+Strategy
A People+Strategy Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de consultoria que integra a abordagem de Estratégia e Planejamento, com a implementação da Gestão por Competências e o Desenvolvimento Humano. Atua fortemente com business efficiency, mudança organizacional e cultura empresarial.


Mais informações em: www.peoplestrategy.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...