Fazer
a sua pequena ou média empresa crescer pode parecer uma missão quase impossível
com a esmagadora presença da concorrência de grandes corporações no mercado.
Mas
um olhar cuidadoso sobre o mercado revela que as grandes são mais “conhecidas
ou notórias”, mas não são maioria: a última pesquisa do IBGE mostrou que as
pequenas e médias empresas representam hoje 99% das corporações
brasileiras. Por consequência, portanto, grandes empresas fazem parte de apenas
1%
de todos os negócios formalizados no país.
João
Roncati, diretor geral da People+Strategy, explica que é
perceptível um aumento do número de empreendedores: “As tendências mercadológicas abrem, cada vez mais, espaço para novos
negócios. E, com apoio de tecnologia, inovação e agilidade, os pequenos podem
sim bater de frente com grandes se souberem usar corretamente suas
características como vantagem competitiva”.
Na
maioria das vezes, uma empresa de pequeno porte é menos complexa de
administrar, afinal, é possível acompanhar tudo de perto. Com uma estrutura mais
enxuta, a PME que reconhece gargalos e oportunidades pode mudar sua
configuração de maneira mais fácil para atender às novas demandas e tendências
em seu mercado e principalmente de seus clientes.
Além
disso, o relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes também é
simplificado. Ou seja, a grande vantagem está na adaptabilidade deste tipo de
organização, o que acaba sendo uma característica muito importante nos atuais
dias onde o mercado está volátil, grande concorrência e incerteza econômica.
É uma facilidade com a qual os negócios de maior porte não contam.
Mais
do que isso, Roncati ressalta que, percebendo esse movimento, grandes
corporações estão de olho em adquirir empresas menores para trazer maior
capacidade empreendedora, maior capacidade inovativa e ganhar espaço de
“nichos” do mercado. Multinacionais, por exemplo, já adquiriram marcas
nacionais de menor porte, criadas especialmente para atender às novas
necessidades identificadas nos clientes. E, não necessariamente as integram à
sua macro estrutura.
De
acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de
Capitais (Anbima), o
mercado de fusões e aquisições registrou um aumento de 54% somente no 1º
semestre de 2018 e deve crescer mais 15% neste mesmo período em 2019.
Nunca na história empresas compraram tanto umas às outras quanto agora.
Em
todo caso, para sobreviver em um ambiente competitivo, é essencial para todas
organizações, aprimorar os métodos de gestão. Pequenas e médias empresas podem
encontrar no investimento em tecnologia e na aposta em inovação, a
possibilidade de se desenvolverem e serem fortes concorrentes.
“Os empresários que entenderem isso, não
terão dificuldades em agregar o valor necessário para que suas PMEs tenham competitividade com grandes
negócios e, quem sabe, passem até a fazer parte deles”,
finaliza o diretor da People+Strategy.
Sobre a People+Strategy
A People+Strategy
Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de
consultoria que integra a abordagem de Estratégia e Planejamento, com a
implementação da Gestão por Competências e o Desenvolvimento Humano. Atua
fortemente com business efficiency, mudança organizacional e cultura
empresarial.
Mais
informações em: www.peoplestrategy.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos