Pular para o conteúdo principal

Como Pequenas e Médias Empresas podem bater de frente com as Grandes!



Fazer a sua pequena ou média empresa crescer pode parecer uma missão quase impossível com a esmagadora presença da concorrência de grandes corporações no mercado.

Mas um olhar cuidadoso sobre o mercado revela que as grandes são mais “conhecidas ou notórias”, mas não são maioria: a última pesquisa do IBGE mostrou que as pequenas e médias empresas representam hoje 99% das corporações brasileiras. Por consequência, portanto, grandes empresas fazem parte de apenas 1% de todos os negócios formalizados no país.

João Roncati, diretor geral da People+Strategy, explica que é perceptível um aumento do número de empreendedores: “As tendências mercadológicas abrem, cada vez mais, espaço para novos negócios. E, com apoio de tecnologia, inovação e agilidade, os pequenos podem sim bater de frente com grandes se souberem usar corretamente suas características como vantagem competitiva”.

Na maioria das vezes, uma empresa de pequeno porte é menos complexa de administrar, afinal, é possível acompanhar tudo de perto. Com uma estrutura mais enxuta, a PME que reconhece gargalos e oportunidades pode mudar sua configuração de maneira mais fácil para atender às novas demandas e tendências em seu mercado e principalmente de seus clientes.

Além disso, o relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes também é simplificado. Ou seja, a grande vantagem está na adaptabilidade deste tipo de organização, o que acaba sendo uma característica muito importante nos atuais dias onde o mercado está volátil, grande concorrência e incerteza econômica. É uma facilidade com a qual os negócios de maior porte não contam.

Mais do que isso, Roncati ressalta que, percebendo esse movimento, grandes corporações estão de olho em adquirir empresas menores para trazer maior capacidade empreendedora, maior capacidade inovativa e ganhar espaço de “nichos” do mercado. Multinacionais, por exemplo, já adquiriram marcas nacionais de menor porte, criadas especialmente para atender às novas necessidades identificadas nos clientes. E, não necessariamente as integram à sua macro estrutura.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o mercado de fusões e aquisições registrou um aumento de 54% somente no 1º semestre de 2018 e deve crescer mais 15% neste mesmo período em 2019. Nunca na história empresas compraram tanto umas às outras quanto agora.

Em todo caso, para sobreviver em um ambiente competitivo, é essencial para todas organizações, aprimorar os métodos de gestão. Pequenas e médias empresas podem encontrar no investimento em tecnologia e na aposta em inovação, a possibilidade de se desenvolverem e serem fortes concorrentes.

“Os empresários que entenderem isso, não terão dificuldades em agregar o valor necessário para que suas PMEs tenham competitividade com grandes negócios e, quem sabe, passem até a fazer parte deles”, finaliza o diretor da People+Strategy.



Sobre a People+Strategy
A People+Strategy Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de consultoria que integra a abordagem de Estratégia e Planejamento, com a implementação da Gestão por Competências e o Desenvolvimento Humano. Atua fortemente com business efficiency, mudança organizacional e cultura empresarial.


Mais informações em: www.peoplestrategy.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...