Pular para o conteúdo principal

Heineken cresce e se torna um concorrente cada vez mais indigesto!



Em matéria publicada no site Exame.com nesta última semana, a Cervejaria Holandesa Heineken apresentou balanço acima das estimativas, confirmando seu crescimento exponencial e consolidado no mercado brasileiro. Atualmente, a Heineken se tornou a maior desafiante da poderosa ABInBev, dona de marcas como Skol, Stella Artois e Corona.

Segundo os números divulgados pela empresa, a Heineken superou a expectativa de analistas do mercado, com um crescimento no volume de cerveja de 4%, e lucro operacional de 4,4 Bilhões de Euros no trimestre. O balanço acima do previsto deve fazer a cervejaria holandesa manter o bom momento na bolsa de valores, com alta de 10% em suas ações no último mês.

O grande desafio da Heineken ainda é o de superar a poderosa ABInBev que por meio de uma série de fusões e aquisições nos últimos anos domina mais da metade dos lucros do mercado mundial de cervejas. Com um terço do tamanho da maior concorrente, a Heineken vem crescendo em todas as regiões que atua. Seu volume de produção cresce puxado por mercados como o Brasil, México, Vietnã e África do Sul. A boa noticia para a companhia, é que as vendas de sua cerveja mais icônica, que lhe rende margens maiores, a verdinha Heineken, cresceram ainda mais no último trimestre, chegando a 7,7%.

Segundo estimativas de analistas, o volume de produção da empresa deve continuar crescendo, de 218 milhões de hectolitros em 2017 para 248 milhões em 2020, num ritmo na casa dos 3% ao ano. O lucro deve avançar ainda mais, fechando próximo a 5% ao ano.

Para muitos especialistas, o grande segredo para o crescimento acima do esperado da marca Heineken está no fato de que sua principal concorrente no mercado brasileiro se posiciona em todos os segmentos de mercado, mas tem sua fortaleza e carro chefe nas marcas mais baratas. Em contrapartida, a cervejaria holandesa se beneficia de seu posicionamento em um segmento de cervejas premium, embalada pelo hábito de consumo do brasileiro que tem buscado por cervejas de maior qualidade e status de marca. Além disso, o grande número de ações de marketing, investimento em eventos patrocinados, e aquisição de espaços publicitários alinhados ao perfil do consumidor ter feito a marca conversar mais e melhor com seus potenciais clientes, tornando a “verdinha” cada vez mais presente e lembrada na memória dos brasileiros.

Ao mesmo tempo em que os números garantem a Heineken como principal concorrente da ABInBev, a empresa tem enfrentado dificuldades no abastecimento de diversos bares em São Paulo, causado pelo excesso de demanda em suas fábricas.

Desde que comprou, em 2017, a operação da japonesa Kirin no Brasil, o país passou a ser uma das prioridades globais da cervejaria. Segundo relatório do banco Bradesco BBI, a Heineken pode conquistar até cinco pontos percentuais de participação de mercado em cinco anos, chegando a 25% do total. Mas, as dificuldades logísticas podem dificultar a ascensão.

No Brasil, a capacidade operacional da empresa deve ser posta à prova nas próximas semanas, durante o Carnaval.


Fonte: Site Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...