Pular para o conteúdo principal

Heineken cresce e se torna um concorrente cada vez mais indigesto!



Em matéria publicada no site Exame.com nesta última semana, a Cervejaria Holandesa Heineken apresentou balanço acima das estimativas, confirmando seu crescimento exponencial e consolidado no mercado brasileiro. Atualmente, a Heineken se tornou a maior desafiante da poderosa ABInBev, dona de marcas como Skol, Stella Artois e Corona.

Segundo os números divulgados pela empresa, a Heineken superou a expectativa de analistas do mercado, com um crescimento no volume de cerveja de 4%, e lucro operacional de 4,4 Bilhões de Euros no trimestre. O balanço acima do previsto deve fazer a cervejaria holandesa manter o bom momento na bolsa de valores, com alta de 10% em suas ações no último mês.

O grande desafio da Heineken ainda é o de superar a poderosa ABInBev que por meio de uma série de fusões e aquisições nos últimos anos domina mais da metade dos lucros do mercado mundial de cervejas. Com um terço do tamanho da maior concorrente, a Heineken vem crescendo em todas as regiões que atua. Seu volume de produção cresce puxado por mercados como o Brasil, México, Vietnã e África do Sul. A boa noticia para a companhia, é que as vendas de sua cerveja mais icônica, que lhe rende margens maiores, a verdinha Heineken, cresceram ainda mais no último trimestre, chegando a 7,7%.

Segundo estimativas de analistas, o volume de produção da empresa deve continuar crescendo, de 218 milhões de hectolitros em 2017 para 248 milhões em 2020, num ritmo na casa dos 3% ao ano. O lucro deve avançar ainda mais, fechando próximo a 5% ao ano.

Para muitos especialistas, o grande segredo para o crescimento acima do esperado da marca Heineken está no fato de que sua principal concorrente no mercado brasileiro se posiciona em todos os segmentos de mercado, mas tem sua fortaleza e carro chefe nas marcas mais baratas. Em contrapartida, a cervejaria holandesa se beneficia de seu posicionamento em um segmento de cervejas premium, embalada pelo hábito de consumo do brasileiro que tem buscado por cervejas de maior qualidade e status de marca. Além disso, o grande número de ações de marketing, investimento em eventos patrocinados, e aquisição de espaços publicitários alinhados ao perfil do consumidor ter feito a marca conversar mais e melhor com seus potenciais clientes, tornando a “verdinha” cada vez mais presente e lembrada na memória dos brasileiros.

Ao mesmo tempo em que os números garantem a Heineken como principal concorrente da ABInBev, a empresa tem enfrentado dificuldades no abastecimento de diversos bares em São Paulo, causado pelo excesso de demanda em suas fábricas.

Desde que comprou, em 2017, a operação da japonesa Kirin no Brasil, o país passou a ser uma das prioridades globais da cervejaria. Segundo relatório do banco Bradesco BBI, a Heineken pode conquistar até cinco pontos percentuais de participação de mercado em cinco anos, chegando a 25% do total. Mas, as dificuldades logísticas podem dificultar a ascensão.

No Brasil, a capacidade operacional da empresa deve ser posta à prova nas próximas semanas, durante o Carnaval.


Fonte: Site Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...