Caro
leitor,
Em
nossa experiência de mais de 5 anos atuando no desenvolvimento e gestão de
projetos de Marketing e Negócios para Micro e Pequenas Empresas, temos
conhecido com cada vez mais frequência histórias de empreendedores que viram na
oportunidade de abrir o próprio negócio uma forma de ter sua independência financeira,
além de sair da “mira do chefe”.
Infelizmente,
muitas pessoas que iniciam na vida de empreendedores, seja qual for o segmento ou
porte do negócio, não possuem informações e conhecimentos fundamentais para a
construção de uma marca sólida e rentável. Ou seja, com negócios criados cada
vez mais por necessidade, e não por oportunidade, temos visto um grande número
de empresários que pouco tempo após a fundação da empresa já estão em situação
critica, restando poucas esperanças de salvar o negócio que inicialmente
parecia tão promissor.
Por
mais que o país esteja em crise, e exista o permanente incomodo da concorrência
(seja qual for o segmento), em nossa experiência como consultores de Marketing
e Negócios para Micro e Pequenas Empresas,
identificamos que na maioria dos casos problemáticos, os empreendimentos passam
por dificuldades, devido a ausência de atenção a 3 fatores que consideramos os
mais importantes na hora de abrir o próprio negócio!
Este
não é mais um post com listas milagrosas para salvar seu negócio, até porque
não existe fórmula mágica no Universo do Empreendedorismo. Porém,
se você ler com atenção os próximos 3 tópicos e acima e tudo coloca-los em
pratica hoje mesmo, acredite, seu negócio (por mais difícil que possa parecer)
ainda tem uma boa chance de saída.
As 3
perguntas abaixo foram desenvolvidas com base em nossos estudos de caso e experiências
mercadológicas, e devem ser realizadas antes mesmo de você pensar em abrir um
negócio. Porém, caso você nunca tenha as feito anteriormente, esta é uma
excelente oportunidade! Vamos lá...
1 – QUEM SOMOS
Pode
parecer um texto importante apenas para grandes empresas e multinacionais que
desejam explicar ao mundo “Quem São”, mas seja você um Food Truck, uma loja de
roupas, um salão de beleza, ou oficina mecânica, é fundamental que você e seus
funcionários saibam em detalhes “Quem é a Sua Empresa”. Muitos
empreendedores não se atentam a esta pergunta, e a construção de seus negócios
acontece conforme o “andar da carruagem”. O problema desse sistema é que se
você não sabe qual caminho esta trilhando, provavelmente não chegará ao lugar
que deseja! Construir uma empresa é muito mais que abrir um CNPJ, alugar um
prédio comercial, e criar promoções no Instagram! Criar um negócio bem sucedido
e duradouro leva tempo, esforço, dedicação, e acima de tudo inteligência
emocional para não permitir que bons momentos te levem aos céus, e maus
momentos ao chão!
Para
criar o contexto de “Quem Somos” da sua empresa, PERGUNTE-SE:
- O que me Motivou a abrir essa empresa
- O que eu ofereço ao Mercado
- Quais Problemas do Dia a Dia eu Soluciono para o Mercado
- O que apenas a Minha Empresa Tem
- Quais são nossos atributos
- Por que você deve contratar a Minha Empresa ao invés do Concorrente
- Qual a nossa Missão e Visão como empresa
- Qual o Legado que queremos deixar na sua vida
Se você conseguir responder
a estas perguntas sem problemas, então você sabe exatamente o que é o seu
negócio e este é o primeiro passo para crescer. Caso tenha alguma dificuldade,
melhor parar e refletir sobre qual caminho esta trilhando, e aonde você quer
chegar!
2 – PRA QUEM VENDEMOS
Quando iniciamos um novo
negócio, muitas vezes tentamos almejar o maior público possível, afinal de
contas, quanto mais pessoas tiverem contato com meus produtos/serviços, maior a
chance de eu conseguir novos clientes e negócios. O problema desta estratégia está
no fato de que em boa parte do tempo você estará se comunicando e “tentando
vender” para pessoas que não são seu público alvo, ou seja, onde você tem reduzidíssimas
chances de conquistar novos clientes.
Identificar seu público alvo
da forma mais especifica possível, ou seja, entendendo seus hábitos de consumo,
desejos, necessidades, e potencial de consumo, você conseguirá concentrar seus
esforços de venda em estratégias mais rentáveis e efetivas, sejam elas online
ou off-line. A plataforma que você utiliza para conseguir conquistar e
fidelizar clientes não é o mais importante, e sim a forma como sua mensagem
chega até este cliente (PENSE NISSO).
Conseguindo identificar quem
é o verdadeiro cliente do seu negócio você conseguirá entender até mesmo se o
seu produto/serviço está adequado a demanda de mercado, e assim, criar novas
opções e formas de oferta-lo com maior atratividade e rentabilidade. Sabemos
que este processo nem sempre é fácil, mas a maneira mais pratica de iniciar
este trabalho é se colocar no lugar do potencial cliente, e do outro “lado do
balcão” olhar para seu produto/serviço.
Se tiver disponibilidade
faça pesquisas de Satisfação com seus atuais clientes para medir a experiência
com sua marca, e realize aprofundados Estudos de Mercado para conhecer melhor
seu potencial cliente e de que forma você pode interagir com mais eficácia!
3 – QUANTO COBRAMOS
Agora que você já conseguiu
identificar quem é o seu negócio, e quem são os clientes alvo, chegou o momento
de colocar na ponta do lápis qual é o seu preço de venda. Precificar um produto/serviço
não tem regra ou fórmula padronizada, pois cada empresa possui uma receita
diferente. Por exemplo, existem empreendedores que baseiam seus
preços apenas na concorrência, sem levar em conta seus custos internos, o que
faz em muitos casos com que suas margens de lucro sejam quase inexistentes, e o
caixa esteja sempre no vermelho. Outros empreendedores calculam com base apenas
nos custos internos, e ficam fora do Mercado por atuarem com valores desproporcionais
a concorrência.
Em nossa experiência como
consultores de negócios, gostamos de trabalhar com a ideia primária de CUSTOS
+ MARGEM DE LUCRO = PREÇO! Se utilizando essa fórmula seu preço estiver
muito em desacordo com o praticado pelo mercado, melhor rever seus custos e
tentar enxugar ao máximo pra se tornar competitivo. IMPORTANTE! Evite abrir mão de sua margem de lucros, pois ela
será a responsável pela saúde financeira do seu negócio e principalmente por
sua qualidade de vida!
Mas, e como explicar
profissionais ou produtos que são similares a outros, mas que os preços são “Bem
Mais Salgados”. Neste caso, o efeito acontece pelo valor agregado e referencia
que determinado produto/serviço possui no mercado. À partir de um certo momento
da vida de uma empresa ou profissional, este se torna uma referência de qualidade
e satisfação, onde o cliente identifica que está pagando “mais caro”, porém com
uma contrapartida muito relevante! Alcançar este patamar é o sonho de todo e
qualquer negócio, e deve ser o grande objetivo de todos que abrem uma empresa.
Porém, trata-se de um processo longo aonde dia a dia você constrói sua marca,
com paciência, trabalho duro, e acima de tudo, foco na satisfação e experiência
do cliente!
Em resumo, apenas responder
a estas 3 perguntas não é garantia de que seu negócio será bem
sucedido, afinal de contas, existem inúmeras variáveis e até mesmo um “tiquinho”
de sorte que faz negócios serem ou não um sucesso. Porém, temos a certeza de
que tirar um tempinho da sua rotina, e olhar com atenção para os 3 pontos que
listamos aqui fará com que sua empresa esteja mais preparada para o mercado, e
muito mais perto de se tornar uma grande marca do que boa parte dos seus
concorrentes que continuam caminhando sem olhar pra aonde!
Espero que nosso post possa
lhe ajudar a enxergar melhor seu caminho, e se preciso recalcular sua rota!
Se
precisar de ajuda, já sabe com quem contar! Estamos sempre à disposição para
tomar um café e conhecer mais sobre sua história e desafios
Um
Grande Abraço e Muito Sucesso!
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