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3 Perguntas que TODO Empreendedor deve fazer sobre seu Negócio!



Caro leitor,


Em nossa experiência de mais de 5 anos atuando no desenvolvimento e gestão de projetos de Marketing e Negócios para Micro e Pequenas Empresas, temos conhecido com cada vez mais frequência histórias de empreendedores que viram na oportunidade de abrir o próprio negócio uma forma de ter sua independência financeira, além de sair da “mira do chefe”.

Infelizmente, muitas pessoas que iniciam na vida de empreendedores, seja qual for o segmento ou porte do negócio, não possuem informações e conhecimentos fundamentais para a construção de uma marca sólida e rentável. Ou seja, com negócios criados cada vez mais por necessidade, e não por oportunidade, temos visto um grande número de empresários que pouco tempo após a fundação da empresa já estão em situação critica, restando poucas esperanças de salvar o negócio que inicialmente parecia tão promissor.

Por mais que o país esteja em crise, e exista o permanente incomodo da concorrência (seja qual for o segmento), em nossa experiência como consultores de Marketing e Negócios para Micro e Pequenas Empresas, identificamos que na maioria dos casos problemáticos, os empreendimentos passam por dificuldades, devido a ausência de atenção a 3 fatores que consideramos os mais importantes na hora de abrir o próprio negócio!

Este não é mais um post com listas milagrosas para salvar seu negócio, até porque não existe fórmula mágica no Universo do Empreendedorismo. Porém, se você ler com atenção os próximos 3 tópicos e acima e tudo coloca-los em pratica hoje mesmo, acredite, seu negócio (por mais difícil que possa parecer) ainda tem uma boa chance de saída.

As 3 perguntas abaixo foram desenvolvidas com base em nossos estudos de caso e experiências mercadológicas, e devem ser realizadas antes mesmo de você pensar em abrir um negócio. Porém, caso você nunca tenha as feito anteriormente, esta é uma excelente oportunidade! Vamos lá...


1 – QUEM SOMOS
Pode parecer um texto importante apenas para grandes empresas e multinacionais que desejam explicar ao mundo “Quem São”, mas seja você um Food Truck, uma loja de roupas, um salão de beleza, ou oficina mecânica, é fundamental que você e seus funcionários saibam em detalhes “Quem é a Sua Empresa”. Muitos empreendedores não se atentam a esta pergunta, e a construção de seus negócios acontece conforme o “andar da carruagem”. O problema desse sistema é que se você não sabe qual caminho esta trilhando, provavelmente não chegará ao lugar que deseja! Construir uma empresa é muito mais que abrir um CNPJ, alugar um prédio comercial, e criar promoções no Instagram! Criar um negócio bem sucedido e duradouro leva tempo, esforço, dedicação, e acima de tudo inteligência emocional para não permitir que bons momentos te levem aos céus, e maus momentos ao chão!

Para criar o contexto de “Quem Somos” da sua empresa, PERGUNTE-SE:

  • O que me Motivou a abrir essa empresa
  • O que eu ofereço ao Mercado
  • Quais Problemas do Dia a Dia eu Soluciono para o Mercado
  • O que apenas a Minha Empresa Tem
  • Quais são nossos atributos
  • Por que você deve contratar a Minha Empresa ao invés do Concorrente
  • Qual a nossa Missão e Visão como empresa
  • Qual o Legado que queremos deixar na sua vida
Se você conseguir responder a estas perguntas sem problemas, então você sabe exatamente o que é o seu negócio e este é o primeiro passo para crescer. Caso tenha alguma dificuldade, melhor parar e refletir sobre qual caminho esta trilhando, e aonde você quer chegar!


2 – PRA QUEM VENDEMOS
Quando iniciamos um novo negócio, muitas vezes tentamos almejar o maior público possível, afinal de contas, quanto mais pessoas tiverem contato com meus produtos/serviços, maior a chance de eu conseguir novos clientes e negócios. O problema desta estratégia está no fato de que em boa parte do tempo você estará se comunicando e “tentando vender” para pessoas que não são seu público alvo, ou seja, onde você tem reduzidíssimas chances de conquistar novos clientes. 

Identificar seu público alvo da forma mais especifica possível, ou seja, entendendo seus hábitos de consumo, desejos, necessidades, e potencial de consumo, você conseguirá concentrar seus esforços de venda em estratégias mais rentáveis e efetivas, sejam elas online ou off-line. A plataforma que você utiliza para conseguir conquistar e fidelizar clientes não é o mais importante, e sim a forma como sua mensagem chega até este cliente (PENSE NISSO).
 
Conseguindo identificar quem é o verdadeiro cliente do seu negócio você conseguirá entender até mesmo se o seu produto/serviço está adequado a demanda de mercado, e assim, criar novas opções e formas de oferta-lo com maior atratividade e rentabilidade. Sabemos que este processo nem sempre é fácil, mas a maneira mais pratica de iniciar este trabalho é se colocar no lugar do potencial cliente, e do outro “lado do balcão” olhar para seu produto/serviço. 

Se tiver disponibilidade faça pesquisas de Satisfação com seus atuais clientes para medir a experiência com sua marca, e realize aprofundados Estudos de Mercado para conhecer melhor seu potencial cliente e de que forma você pode interagir com mais eficácia!


3 – QUANTO COBRAMOS
Agora que você já conseguiu identificar quem é o seu negócio, e quem são os clientes alvo, chegou o momento de colocar na ponta do lápis qual é o seu preço de venda. Precificar um produto/serviço não tem regra ou fórmula padronizada, pois cada empresa possui uma receita diferente. Por exemplo, existem empreendedores que baseiam seus preços apenas na concorrência, sem levar em conta seus custos internos, o que faz em muitos casos com que suas margens de lucro sejam quase inexistentes, e o caixa esteja sempre no vermelho. Outros empreendedores calculam com base apenas nos custos internos, e ficam fora do Mercado por atuarem com valores desproporcionais a concorrência.

Em nossa experiência como consultores de negócios, gostamos de trabalhar com a ideia primária de CUSTOS + MARGEM DE LUCRO = PREÇO! Se utilizando essa fórmula seu preço estiver muito em desacordo com o praticado pelo mercado, melhor rever seus custos e tentar enxugar ao máximo pra se tornar competitivo. IMPORTANTE! Evite abrir mão de sua margem de lucros, pois ela será a responsável pela saúde financeira do seu negócio e principalmente por sua qualidade de vida!

Mas, e como explicar profissionais ou produtos que são similares a outros, mas que os preços são “Bem Mais Salgados”. Neste caso, o efeito acontece pelo valor agregado e referencia que determinado produto/serviço possui no mercado. À partir de um certo momento da vida de uma empresa ou profissional, este se torna uma referência de qualidade e satisfação, onde o cliente identifica que está pagando “mais caro”, porém com uma contrapartida muito relevante! Alcançar este patamar é o sonho de todo e qualquer negócio, e deve ser o grande objetivo de todos que abrem uma empresa. Porém, trata-se de um processo longo aonde dia a dia você constrói sua marca, com paciência, trabalho duro, e acima de tudo, foco na satisfação e experiência do cliente!



Em resumo, apenas responder a estas 3 perguntas não é garantia de que seu negócio será bem sucedido, afinal de contas, existem inúmeras variáveis e até mesmo um “tiquinho” de sorte que faz negócios serem ou não um sucesso. Porém, temos a certeza de que tirar um tempinho da sua rotina, e olhar com atenção para os 3 pontos que listamos aqui fará com que sua empresa esteja mais preparada para o mercado, e muito mais perto de se tornar uma grande marca do que boa parte dos seus concorrentes que continuam caminhando sem olhar pra aonde!



Espero que nosso post possa lhe ajudar a enxergar melhor seu caminho, e se preciso recalcular sua rota!



Se precisar de ajuda, já sabe com quem contar! Estamos sempre à disposição para tomar um café e conhecer mais sobre sua história e desafios



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


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