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O Boom do Futebol Americano no Brasil









Caro leitor,

Quem disse que o Brasil é o país do futebol nunca esteve tão certo, mas, ao que parece, o brasileiro tem cada vez mais se interessado pelo jogo que não é praticado com a bola redonda e os pés.

Segundo recente estudo divulgado, mais de 19,7 milhões de brasileiros acompanham a temporada da NFL, ficando o Brasil atrás apenas de México e Estados Unidos entre os países com mais interessados na Liga.

Atualmente o Brasil vive o “boom” de praticantes e fãs do futebol americano. Este crescimento tem se refletido não apenas no número de pessoas que acompanham os jogos pela televisão, ou interagem pelas Redes Sociais sobre o assunto, mas também nos interessados que tem começado a praticar o esporte em parques, clubes, praias, etc.

Segundo recente pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, o futebol americano foi apontado pela grande maioria dos entrevistados como o esporte de maior tendência para o próximo verão, o que evidencia o ganho de espaço conquistado pela bola oval em nossas terras.

Em entrevista concedida recentemente ao portal Terra, o diretor de marketing da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Fernando Fleury, apontou alguns dos fatores que ele considera como fundamentais para o “boom” vivido pelo esporte em nosso país. “Além do trabalho sensacional feito pelas emissoras, que criam uma cultura nacional para o esporte, um dos fatores que explicam o sucesso do futebol americano por aqui são as constantes comparações do modelo da NFL, e outras ligas americanas, com o modelo do futebol brasileiro. As ligas americanas, especialmente a NFL, vendem uma plataforma de entretenimento que influenciam o torcedor a vivenciar cada vez mais o esporte”, afirma.



O profissionalismo e “gigantismo” apresentado pela NFL cria um ambiente de encantamento para os brasileiros, que veem na liga e no esporte em si, um modelo muito diferente do que é vivenciado no futebol brasileiro.
Além disso, as emissoras brasileiras tem apresentado cada vez mais interesse nas transmissões dos jogos e programas voltados para o futebol americano, construindo um cenário ainda mais sólido para o crescimento do esporte no país.
Há quem dica que o “boom” do futebol americano no Brasil não passa de uma “modinha” que logo logo vai desaparecer, mas com base nos números e informações sobre o esporte no país, fica evidente que trata-se de uma tendência que veio pra ficar, e que muito em breve tem tudo pra fazer parte de nossa rotina não apenas de entretenimento, mas também de negócios. 

O expressivo crescimento no interesse dos brasileiros pelo futebol americano, e respectivamente pela NFL, pode ser constatado por meio de relevantes dados que apontam para a consolidação cada vez mais rápida do esporte no país.


Entre os principais pontos destacamos os seguintes:


TORNEIOS NACIONAIS

O Torneio Touchdown (uma das principais competições de futebol americano no país) apontou crescimento no número de times e interessados nas seletivas. Atualmente, o torneio conta com 16 equipes, representando 8 Estados diferentes.
O torneio possui média de público entre 1.000 e 1.500 pagantes por jogo durante a temporada regular, mas este número sobe de forma relevante durante as partidas de playoff, tendo a final entre Timbó Rex (Santa Catarina) e Vasco da Gama Patriotas recebido um público superior a 5.000 pessoas.

O Gigante Bowl, maior evento de futebol americano já realizado no país, recebeu público de 12.000 pagantes no estádio Beira Rio, em 2016.

Em dezembro de 2015, mais de 14.000 pessoas acompanharam a final da SuperLiga Centro-Sul, na Arena Pantanal. Este foi o segundo maior público da história do estádio, ficando atrás apenas do clássico Flamengo X Vasco, válido pelo Campeonato Brasileiro de futebol.



SELEÇÃO BRASILEIRA

A seleção brasileira de futebol americano, conhecida como os “Onças”, fez história ao se classificar para a Copa do Mundo da modalidade, em 2015. Em sua primeira participação na competição, os brasileiros ficaram em ultimo lugar, mas deixaram a sensação de que o esporte ainda tem muito a crescer por aqui, e que em breve melhores resultados virão. 


FUTEBOL AMERICANO NAS ESCOLAS

A CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) possui um plano de disseminação do esporte no país, que conta com a parceria do Ministério do Esporte. O projeto propõem que a modalidade seja levada as escolas públicas do país, por meio do Flag Football (um modelo do jogo onde não existe o contato físico). Com esta iniciativa será possível levar o esporte a um maior número de pessoas, criando oportunidades para cativar novos fãs e praticantes.


FUTEBOL AMERICANO NAS REDES SOCIAIS


A internet tem sido um dos principais facilitadores para o crescimento do esporte e da NFL no país, permitindo que um maior número de pessoas possa buscar informações sobre as regras do jogo, história dos times, horários de transmissões das partidas, etc.
As Redes Sociais tem tido papel fundamental neste crescimento, possibilitando que os fãs do esporte interajam com as emissoras, comentaristas, e outros apaixonados durante as transmissões das partidas. O engajamento do público brasileiro nas Redes Sociais mencionando assuntos ligados ao futebol americano tem sido visto de forma destacada pela NFL, que com o objetivo de impulsionar ainda mais esta presença, criou a partir desta temporada (2016) um perfil oficial da NFL no Brasil no Twitter, onde os seguidores recebem informações e noticias em português sobre as equipes, jogos, atletas, etc. Esta iniciativa busca ampliar ainda mais a participação e interação dos brasileiros com a NFL.


O BRASIL E OS BRASILEIROS NA NFL

A NFL já admite a real possibilidade em realizar o Pro Bowl (jogo das estrelas) no Brasil. A data ainda não esta definida, mas existem boatos de que a partida deve ocorrer no país em 2017.

O jogador Cairo Santos é o primeiro brasileiro a disputar a NFL, o atual Kicker do Kansas City Chiefs tem se destacado ao longo das temporadas como um dos principais jogadores da posição, e ajudado a disseminar o esporte no Brasil.


 O MERCADO DA NFL NO BRASIL
 

Este ano, a Panini lançou no Brasil o álbum de figurinhas da NFL. Esta tradicional editora acostumada a publicar álbuns voltados ao futebol (da bola redonda), lança pela primeira vez no país uma edição voltada para os fãs da NFL. Ainda não existem informações sobre o volume que tem sido comercializado desde o lançamento, mas pelas Redes Sociais já é possível encontrar diversos grupos que se reúnem para a famosa “troca de figurinhas”, refletindo o impacto que a publicação teve sobre os fãs do esporte no país.


AUDIÊNCIA E POSICIONAMENTO WEB

 

Além dos dados e informações que revelam o crescente interesse dos brasileiros pela pratica do futebol americano, a audiência das emissoras que transmitem os jogos da NFL, aliada a participação e posicionamento que o tema possui atualmente na web, consolidam o cenário de crescimento do esporte no país.


Abaixo seguem alguns dados que confirmam este crescimento e o real potencial que surge neste novo e inexplorado mercado:

  • A ESPN, principal detentora dos direitos de transmissão da NFL, apontou crescimento de 800% na audiência dos jogos nos últimos 3 anos.
  • A TV por assinatura teve crescimento exponencial nos últimos anos no Brasil, partindo de 4,7 milhões de assinantes em 2006, para mais de 19,5 milhões em 2014.
  • O Super Bowl 50, realizado em 2016, garantiu a liderança na audiência para a ESPN entre todos os canais de TV por assinatura, segundo dados do IBOPE.
  • Durante a partida, a emissora teve 62% de share entre os canais de esportes na TV por assinatura.
  • Segundo dados da emissora, a maior parte do público que assistiu ao Super Bowl 50 tinha idade entre 18 e 49 anos, e permaneceu cerca de 1 hora e 47 minutos assistindo ao jogo. Além disso, 1 em cada 4 telespectadores era mulher, com uma presença de 29,2% de membros da classe C.
  • Mais de 10 mil ingressos foram vendidos para a transmissão da partida em salas de cinema pelo Brasil, superando o número de 8.500 mil do ano anterior.
  • Entre os dias 11 de janeiro e 10 de fevereiro, período das partidas de playoff, finais de conferencia e Super Bowl, o portal Espn.com.br registrou mais de 1,3 milhões de usuários únicos.
  • A Hashtag #TudoPeloSuperBowl50, adotada pela emissora durante a transmissão da final da NFL, atingiu 170 mil tweets, colocando a marca entre os trending topics mundial.
  • No WatchESPN, plataforma de vídeos on demand oferecido pela emissora, mais de 50 mil usuários se conectaram pelo aplicativo ou web para assistir ao Super Bowl 50.
  • No Brasil, atualmente, existem inúmeros blogs, sites, fóruns, grupos, e perfis especializados na produção e divulgação de conteúdo voltado para o futebol americano, especialmente para a NFL. Para cada uma destas plataformas existem centenas de “seguidores e fãs” que os acompanham e interagem de forma ativa com grande frequência.


TIMES DA NFL MAIS POPULARES NO PAÍS

Segundo recente pesquisa realizada pelo site Endzone Brasil, este é o ranking dos times da NFL que possuem maior torcida no país:






OPORTUNIDADE DE MERCADO

Assim como a Panini vislumbrou neste ano o potencial de consumo presente nos fãs da NFL no Brasil, ao que tudo indica, em breve, outras empresas também devem começar a olhar com mais interesse para este ainda inexplorado público alvo.

Para entendermos melhor o tamanho e potencial deste mercado, basta analisarmos o perfil médio daqueles que estão inseridos neste grupo. Em sua maioria, tratam-se de jovens do sexo masculino (apesar das mulheres já representarem uma participação importante neste público), com idade entre 21 e 40 anos, economicamente ativos, e moradores das regiões Sul e Sudeste do país, conforme apontam as pesquisas realizadas por veículos ligados ao esporte no Brasil. Além disso, este público possui o hábito de interação e engajamento pelas redes sociais, podendo ser considerados importantes formadores de opinião, e membros de uma nova geração de consumo, onde a preocupação apenas com o preço já é superada pela busca por uma experiência completa com as marcas envolvidas.

Mesmo com um cenário tão positivo e próspero, ainda são raras as empresas que tem apostado no potencial de mercado do futebol americano no Brasil. Mais do que assistir aos jogos pela televisão, e comentar pelas redes sociais, este consumidor deseja vivenciar uma experiência mais ampla com o esporte e a NFL em si. Infelizmente, esta crescente demanda de mercado ainda não recebe ofertas que lhe atendam de forma satisfatória, sendo complexo todo o processo que envolve desde a compra de um produto oficial da NFL, até a experiência com a marca.

Confesso que sou um fã do futebol americano há pelo menos 5 anos, e não me refiro apenas a estrutura e organização oferecida pela NFL, mas gosto do jogo em si, e por isso mesmo, posso dizer que ainda nem começamos a engatinhar para atender o mercado que surge a nossa frente.

Apesar de sermos o 3º maior consumidor mundial da temporada da NFL, e dos números que apresentam o real interesse do brasileiro na pratica do esporte, a liga e as empresas que possuem exclusividade sobre a marca parecem não se atentar com este cenário, abrindo mão de um importante mercado que pelo visto ainda tem muito a cresce e conquistar na terra da bola redonda.



Um Grande Abraço e Touchdown!



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