Pular para o conteúdo principal

Afinal de Contas, O que é Marketing?





Caro leitor,



Durante minhas “andanças” como consultor e blogueiro apaixonado por marketing, tenho me deparado nos últimos tempos com um incrível número de pessoas que confundem ou não reconhecem o real conceito de Marketing.

Com os avanços tecnológicos, e o surgimento cada vez mais intenso de novas mídias sociais e aplicativos, muitas pessoas acreditam que um bom Marketing é simplesmente ter uma Fan Page repleta de “curtidas”, ou ainda, publicar um anúncio “mega” criativo em veículos de alto impacto.

O que a maioria (principalmente de novos empreendedores) acaba não compreendendo, é que o Marketing faz parte de todo o processo de produto e marca, e não apenas das estratégias de divulgação e conquista de vendas.

Muitos empreendedores não conseguem entender as diferenças entre o Marketing e a Propaganda, por exemplo, e com isso, acabam por muitas vezes “tomando” decisões estratégicas precipitadas, o que pode influenciar de forma negativa o futuro da marca e até a sobrevivência do negócio.

Pensando nisso, decidi postar aqui no blog uma breve definição do que é Marketing, e de como os novos empreendedores podem, e acima de tudo DEVEM utiliza-lo na rotina de seus negócios, seja qual for seu porte ou segmento de mercado.

Em resposta literal, Marketing é um conjunto de atividades e ferramentas que busca entender as necessidades do mercado, e criar soluções para atender de forma satisfatória este público alvo, por meio de um produto/serviço. Com base neste conceito, podemos definir que o processo de Marketing é muito mais amplo do que uma simples propaganda ou postagem em uma mídia social, na verdade, considero que o verdadeiro Marketing começa desde a criação do nome do seu produto/serviço, até o momento em que o cliente retorna como seu fiel consumidor. Tudo faz parte do processo!


“Fazer um Marketing bem sucedido” não esta relacionado apenas a questão de se ter uma grande verba para investimento, é lógico que isso ajuda muito, mas não é um fator de vida ou morte, afinal de contas, existem muitos micro e pequenos empreendedores que com pouca estrutura conseguem se diferenciar por uma estratégia eficiente e criativa de marketing.

Por exemplo, sabe aquela pizzaria pequeninha no seu bairro que faz uma pizza maravilhosa e sempre te atende super bem, fazendo com que você prefira comer em uma mesa apertada do que ir à uma gigante franquia de shopping? Isso também é Marketing, e do melhor possível, pois não custa nada pra ser feito!

Proporcionar ao cliente uma boa experiência com seu produto/serviço é uma incrível ação de marketing, e pra dizer a verdade, tem sido a mais complexa de ser realizada nos últimos tempos.

A grande maioria das empresas (empreendedores) tem utilizado como principal estratégia de marketing a criação de ações que buscam elevar as vendas por meio de conquista de novos clientes, vide exemplos das operadoras de telefonia, que sempre oferecem descontos e promoções para novos assinantes, e que desrespeitam e mal atendem aqueles que pagam as contas em dia e são clientes há anos. Esse tipo de estratégia pode ser visto como um marketing agressivo, e que rende resultados de volume a curto prazo, mas isso jamais te conduzirá a ser uma referencia de marketing e experiência ao cliente no longo prazo.

Pensar em Marketing não é apenas criar uma ação promocional, baixar preços, fazer propaganda no Google, ou ter um bom atendimento ao público, trata-se de uma sólida junção de todos estes e outros tantos fatores, o que faz o profissional de marketing ser cada vez mais necessário dentro de uma empresa que busca o crescimento sustentável de seu negócio.

Para os novos empreendedores que ainda não sabem como lidar com o Marketing de forma eficiente, é fundamental ter em mente que trata-se de um processo contínuo, que não basta apenas uma ou duas semanas para criar um trabalho bem sucedido de Marketing. Esta rotina precisa ser implantada ao seu negócio de forma sistêmica, assim como faz parte dele a compra de matéria prima para produção dos produtos, ou a limpeza dos banheiros, não dá pra ficar sem, precisa ser feito todo dia e a todo momento... Tudo é Marketing, literalmente!

Enfim, Marketing não é uma ferramenta ou ação especifica que pode ser deixada de lado na rotina de um negócio, é um processo amplo, e obrigatório pra quem deseja ser bem sucedido! Como disse anteriormente, um bom Marketing não esta relacionado apenas ao quanto você pode investir, e sim de que forma você vai trabalhar com aquilo que você tem em mãos.


Seu melhor Marketing é ter um bom produto, oferecer um atendimento satisfatório, com preço justo, e acima de tudo proporcionar uma experiência incrível para o consumidor!


Pensar nestes fatores e em como você esta utilizando cada um deles é o primeiro passo para um Marketing de sucesso!



E lembre-se: Marketing é muito mais do que uma simples Propaganda!



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...