Pular para o conteúdo principal

10 Filmes que todo Empreendedor REALMENTE precisa assistir!




Caro leitor,


Nada melhor que um bom filme pra nos entreter e proporcionar bons momentos de lazer e descontração.

Melhor ainda quando este filme consegue nos transmitir conhecimentos, experiências e reflexões que poderão nos auxiliar em futuras situações de nossa vida, afinal de contas, em muitos casos, os filmes nada mais são do que retratos da vida real.

Para nós empreendedores então, existe uma infinidade de ótimos filmes que nos oferecem conteúdos dos mais diversos, indo desde biografias de empreendedores visionários, até ficções bem humoradas que possuem discretas mensagens que são fundamentais para o sucesso de um negócio.

Muitos sites e blogs sobre empreendedorismo disponibilizam para seus leitores listas de filmes que são (segundos eles) obrigatórios para todo empreendedor que deseja ser bem sucedido.  Histórias de determinação, superação, criatividade, inovação, audácia, genialidade e até um pouco de loucura são os temas favoritos dessas listagens, e fazem com que todos de alguma forma acreditemos que também podemos realizar nossos sonhos empreendedores.

Confesso que sou um leitor assíduo destas listas, e sempre que posso tento assistir as dicas postadas nestes canais, pois acredito que podemos aprender muito com os filmes, inclusive até mais que em algumas salas de aula em universidades.

Pensando nisso, decidi listar aqui no blog 10 Filmes que todo empreendedor REALMENTE precisa assistir.

Diferente do que acontece em alguns sites que realizam estas listas, nosso objetivo neste post é mostrar o outro lado dos filmes, e não apenas a história bonita e motivacional que nos envolve e emociona. Nesta lista você encontrará filmes tradicionais do universo empreendedor, mas analisados de um jeito diferente, mais pratico, e abordando pontos que nem todos conseguem perceber através das lágrimas do final feliz.


Confira nossa lista de filmes:


1 – Á PROCURA DA FELICIDADE


Um verdadeiro clássico dos filmes motivacionais, presença garantida em praticamente todas as listas de sugestões para empreendedores.

O longa estrelado por Will Smith conta a história de seu personagem, Chris Gardner, um pai de família que se “arrisca” no universo empreendedor e à partir daí passa a enfrentar sérios problemas financeiros, o que se reflete de maneira devastadora em sua vida familiar. Depois de ver a esposa ir embora, ser despejado de casa, ter de dormir com o filho em banheiros públicos e albergues, e passar por enormes dificuldades que fariam qualquer um desistir da vida, Chris utiliza toda sua determinação e força para dar a volta por cima e se tornar um grande exemplo de superação e sucesso.


Porque vale à pena assistir:
Á Procura da Felicidade é um excelente exemplo de como a falta de planejamento e a ausência de conhecimento do mercado alvo podem ser fatores decisivos para o fracasso de um negócio. No filme, a história de Chris Gardner começa a virar de ponta cabeça à partir do momento em que ele investe todas as economias da família na compra de scanners médicos, com o objetivo de revender para consultórios. O que Chris não sabia, era que esse produto tinha um custo muito alto, e era considerado dispensável por muitos médicos. A principal lição que o filme nos deixa é a de que Planos de Negócio são fundamentais para o sucesso de todo e qualquer negócio. 



2 – A REDE SOCIAL

O filme conta sobre a criação da rede social que mudou completamente a forma como víamos e utilizávamos a web para nos comunicar. A Rede Social mostra como Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, passou de um “perigoso” analista de sistemas em Harvard, para o posto de mais jovem bilionário da história em pouco mais de 6 anos, graças ao sucesso do Facebook. Mas, apesar de todas as conquistas, o filme também retrata os problemas criados pela personalidade complexa de Mark, provocando complicações em sua vida pessoal e profissional.

Porque vale à pena assistir:
Além de ser uma ótima história sobre empreendedorismo e inovação, A Rede Social mostra um lado obscuro dos negócios, destacando a importância da ética nos negócios, e até que ponto vale à pena passar por cima de tudo e de todos para conquistar seus objetivos. 



3 – CHEF

Chef é um dos meus filmes favoritos sobre empreendedorismo, pois consegue agregar diversos fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. O filme conta a história de Carl Casper (interpretado por Jon Favreau) chef de um badalado restaurante em Los Angeles. Apesar do status de astro da gastronomia, Carl enfrenta constantes problemas com o proprietário do restaurante, que censura toda tentativa do chef inovar no cardápio. Um dia, após receber uma critica negativa de um renomado critico gastronômico, justamente pela falta de criatividade do cardápio, Casper vai furioso tirar satisfação com o mesmo, provocando uma briga, e posteriormente sua demissão do restaurante, e pra piorar, a briga se torna viral na internet. Demitido, e com as portas fechadas por toda a cidade, Carl recebe ajuda de sua ex-esposa, do filho e de um ex-colega de restaurante para se reinventar no comando de um trailer de comida típica.

Porque vale à pena assistir:
O filme é um ótimo exemplo de como devemos sempre nos reinventar em nossos negócios, principalmente se tivermos atingido o auge. Além disso, Chef mostra como a paixão e alegria em fazer o que realmente gostamos superam qualquer status ou recompensa financeira. Outro ponto de destaque no filme é a presença das redes sociais como plano de marketing digital para a divulgação do novo negócio, o que o torna uma grande atração por onde passa.

São diversas as lições do filme, mas acredito que a principal delas seja a importância de sempre nos reinventarmos como profissionais e empreendedores, jamais abrindo mão da nossa essência criativa.
 


4 – O DIABO VESTE PRADA

Comédia bem humorada que mostra a rotina de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem jornalista que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Mesmo não sendo o emprego dos sonhos de Andrea, ela faz todo o esforço para se manter firme no cargo de assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Aos poucos, Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim, mas também percebe que o glamour e status deste universo são altamente sedutores.

Porque vale à pena assistir:
As inúmeras situações divertidas presentes no filme criam um cenário de amor e ódio, admiração e medo entre Andrea e Miranda, ponto comum dentro de qualquer empresa.  Apesar de ser uma comédia, O Diabo Veste Prada provoca uma reflexão sobre como bons líderes devem conquistar o respeito de seus funcionários, e não apenas serem temidos.



5 – O LOBO DE WALL STREET

O Lobo de Wall Street se tornou uma referencia para empreendedores, e não é por acaso. Em resumo, o longa estrelado por Leonardo DiCaprio, conta a história de Jordan Berlfort, um jovem esperto e ambicioso que começa a trabalhar em uma corretora de Wall Street em busca de fama e fortuna.
Após o Black Monday, data que ficou conhecida pela queda repentina das bolsas de vários países, Jordan é demitido da corretora, e acaba indo trabalhar em uma empresa fundo de quintal que atua com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores, mas que rendem uma excelente margem de comissão para os corretores.

Identificando uma ótima oportunidade de ganho com a comercialização de ações de baixo custo, Jordan abre sua própria corretora, a Stratton Oakmont, e em pouco tempo consegue conquistar riqueza para ele e para seus colegas de trabalho. Em meio a diversas estratégias “duvidosas” de negócio, e muitos crimes financeiros, Jordan e sua equipe levam uma vida repleta de drogas, bebidas, sexo, luxo, ostentação, e outros abusos que o enviam direto para a cadeia perdendo praticamente tudo que havia conquistado.

Porque vale à pena assistir:
Apesar de boa parte do filme tratar de coisas ilícitas (seja nos negócios ou no estilo de vida dos personagens), O Lobo de Wall Street apresenta exemplos importantes para a construção do perfil de um empreendedor de sucesso. O poder de persuasão, a visão de oportunidade de mercado, a intensidade motivacional transmitida para sua equipe, e a audácia de Jordan, fazem com que ele saia de uma empresa fundo de quintal para se tornar uma referencia no mercado financeiro. Tirando de cena as extravagâncias e loucuras de Belfort, o filme pode ser encarado como uma verdadeira aula de empreendedorismo e visão de negócios. 



6 – JOBS

Um dos mais importantes ícones da tecnologia e da cultura moderna, Steve Jobs marcou seu nome na história, e teve sua trajetória retratada no filme Jobs, sendo interpretado por Ashton Kutcher. Em resumo, o longa mostra como Steve passou de hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple. De personalidade forte, perfeccionista, e extremamente dedicado ao trabalho, Jobs colecionou admiradores e relações problemáticas por toda sua carreira.
 
Porque vale à pena assistir:
Steve Jobs foi um visionário, e só por isso o filme já vale à pena ser assistido, pois nos leva a entender um pouco melhor como funcionava sua mente e rotina de trabalho, e como se deu a transformação de uma empresa criada dentro de uma garagem, em uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do planeta. Apesar de Steve ser um exemplo de empreendedor bem sucedido, a dificuldade em conseguir trabalhar em equipe, aliado ao seu ego e personalidade, quase levaram a Apple á um destino de fracasso, o que nos faz refletir sobre nossas atitudes no dia a dia dos negócios, seja na relação com clientes, fornecedores ou funcionários. O sucesso e o quase fracasso de Steve Jobs são ótimas lições para entendermos mais sobre como sair do convencional e buscar uma nova forma de oferecer algo sempre melhor para nossos clientes. Empreender não é apenas sobre ter o próprio negócio, e sim sobre como fazer a diferença na vida das pessoas.
 


7 – O GANGSTER

O Gangster é um filme que dificilmente vejo em listas de filmes indicados para empreendedores, e talvez isso ocorra por que a maioria das pessoas se entrega de tal forma a história que acabam não percebendo os diversos conceitos empresariais presentes no longa.
Em resumo, o filme conta como Frank Lucas, interpretado por Denzel Washington, ascende ao posto de líder do tráfico em Nova York, no inicio dos anos 70, após a morte de seu mentor. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos, e a corrupção policial são cenários que permitem o crescimento de Frank dentro do mercado das drogas, onde ele oferecia um produto mais puro e mais barato do que a concorrência da época. O problema, é que todo esse sucesso nos negócios acabou atraindo a atenção do implacável detetive Richie Roberts, interpretado por Russell Crowe, o qual moveu céus e terras para desbancar o esquema de Frank e leva-lo para a cadeia.
 
Porque vale à pena assistir:
Frank Lucas não é apenas um traficante ou comerciante de drogas, mas sim um empreendedor no espirito mais completo. Apesar de seu negócio ser ilícito, Frank consegue implantar um sistema “logístico” com seus “fornecedores” que permite a criação de um diferencial competitivo para sua marca, a Magia Azul. Com um produto de qualidade acima do que era comercializado por seus concorrentes, e com um preço altamente competitivo, logo ele se tornou líder no mercado, conquistando riqueza, respeito e fama. Além da estratégia logística, Frank desenvolve um forte trabalho de branding com sua marca, permitindo um processo de fidelização com seus consumidores, e inibindo a presença da concorrência. Todo o cuidado que Frank teve na construção e preservação da imagem de seu negócio o torna um grande exemplo de como o empreendedor deve gerenciar uma marca e fidelizar clientes. 



8 – 11 HOMENS E UM SEGREDO

Confesso que não me recordo de ter visto este filme em nenhuma lista de filmes para empreendedores, e me surpreendo por isso, afinal de contas, são inúmeros os conceitos e lições de empreendedorismo presentes nesta peça da ficção. 11 Homens e Um Segredo conta a história de Danny Ocean, interpretado por George Clooney, que apenas 24 horas após deixar a penitenciária de Nova Jersey já esta pondo em pratica seu mais novo plano: Assaltar 3 cassinos de Las Vegas em apenas uma noite. Para conseguir este objetivo, Ocean reúne uma equipe de 11 especialistas em diversas áreas necessárias para implantar o plano, seguindo sempre três regras básicas: Não ferir ninguém, não roubar alguém que realmente não mereça, e seguir o plano como se não tivesse nada a perder. Apesar de ser um filme de ação, 11 Homens e Um Segredo possui diversos momentos discretamente bem humorados, que ajudam a quebrar um pouco o clima de tensão das cenas, e constroem um cenário ainda mais atraente para todo o filme.

Porque vale à pena assistir:
O que considero como a lição mais importante de empreendedorismo em 11 Homens e Um Segredo é a relação de liderança que Ocean possui com a equipe, fator preponderante para o sucesso do plano. Além disso, ciente das dificuldades para a execução do “projeto”, Ocean atrai para sua equipe apenas profissionais que são referencia dentro das áreas que ele necessita, verdadeiros talentos. Com um time forte, e uma liderança consolidada, o plano é colocado em ação tendo cada componente um papel especifico e de suma importância para a conquista do objetivo final, deixando um grande exemplo de como devemos aproveitar o que os membros de nossa equipe tem de melhor, delegando funções de acordo a esses perfis identificados. Outro ponto de destaque é a construção do plano estratégico, onde todas as ações são sincronizadas, e para que uma seja iniciada, a outra deve ter sido concluída com excelência. Enfim, lições de empreendedorismo e liderança não faltam neste filme.
 



9 – COCO ANTES DE CHANEL

Assisti a este filme há pouco mais de 1 mês, e me pergunto até hoje como demorei tanto tempo pra conhecer a história de alguém que revolucionou o universo da moda de forma tão impactante. Coco Antes de Chanel conta a história de Gabrielle, interpretada por Audrey Tautou, que junto com a irmã são deixadas em um orfanato. Ao crescer, Gabrielle divide a maior parte de seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Um dia, ela recebe o apoio de Etienne Balsan, que passa a ser seu protetor, e sua vida começa a mudar definitivamente. Recusando-se a se casar, Gabrielle revoluciona a moda quando passa a se vestir com roupas de homem, abolindo os espartilhos e demais adereços exagerados típicos da época.

Porque vale à pena assistir:
Além de contar a história de sucesso de alguém que revolucionou um universo tão importante como o da moda, Coco Antes de Chanel possui grandes lições que motivam o senso de inovação, quebra de paradigmas, quebra de preconceitos, e nos estimula a abandonar a terrível zona de conforto e correr atrás de nossos sonhos. Imaginem se Gabrielle se contentasse apenas em ficar fazendo bainha na alfaiataria da cidade...



10 – O PODEROSO CHEFÃO

O maior clássico do cinema mundial (pelo menos na minha opinião, rs). O Poderoso Chefão conta a história da família Corleone, que liderada por Vito Corleone (Don Corleone) se torna a mais poderosa família mafiosa dos Estados Unidos durante os anos 1940.
Com uma rotina repleta de assassinatos, chantagens, problemas familiares, corrupção e disputa entre a máfia, Don Corleone luta para conciliar os negócios com uma vida familiar saudável, ainda que este se tornara um grande desafio durante toda a trilogia, principalmente após sua morte.
Respeitado, admirado, temido, não faltam adjetivos para tentar definir Don Corleone, mas talvez o mais importante deles seja: um grande líder. Fosse em casa ou com sua equipe nos negócios, todos sempre esperavam suas decisões, e acima de tudo, confiavam nos caminhos escolhidos pelo Don.

Porque vale à pena assistir:
Mesmo tendo sido lançado em 1972, O Poderoso Chefão é até os dias de hoje uma grande referencia em assuntos ligados ao empreendedorismo, negócios e liderança. Diversos são os fatores que chamam minha atenção nessa obra, como: o respeito à hierarquia, visão de negócios, audácia empreendedora, ética (apesar de serem mafiosos), e saber identificar o momento correto para sair de cena e dar espaço para pensamentos mais jovens tocarem o negócio, o que é um grande problema em muitas empresas, principalmente aquelas administradas por membros da mesma família.

Enfim, O Poderoso Chefão possui tantas lições empreendedoras que já fizemos aqui no blog 2 posts exclusivos falando sobre este filme, mas me senti na obrigação de coloca-lo nesta listagem , pois entendo que ela jamais estaria completa sem termos falado de Don Corleone e sua família.

Afinal de contas, se um filme pode ser uma aula, este pode ser considerado como uma universidade.




Espero que tenham gostado da listagem que publiquei e dos pontos que destaquei em cada um dos filmes, torço para que de alguma forma esta matéria seja aproveitada em seu dia a dia, ainda que seja apenas pra decidir o programa do final de semana.


Fiquem à vontade para enviar mais sugestões de filmes para empreendedores, estou à disposição para receber outras dicas e discutirmos ainda mais sobre os listados aqui.



Fonte de Sinopses:
http://www.adorocinema.com


 
Um Grande Abraço e Bom Filme!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...