Pular para o conteúdo principal

Multicoisas! Os 7 Segredos da Melhor Franquia do Brasil!




Caro leitor,


Iniciei minha carreira profissional no ano de 2004 em uma empresa que até então era considerada por muitos especialistas como uma promissora rede de lojas do segmento de utilidades para o lar, a Multicoisas!

Mais de 10 anos depois, a “promissora” franquia já se aproxima de alcançar sua unidade de número de 200, e conquista mais que merecidamente o título de Melhor Franquia do Brasil, eleita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Confesso que me sinto honrado em ter feito (de alguma forma) parte desta história de sucesso da Multicoisas. Cheguei a empresa em 2004 com pouco mais de 18 anos de idade, era meu primeiro emprego, a primeira oportunidade que alguém me dava para mostrar meu potencial. Sem nenhuma experiência profissional, sempre procurei trabalhar com os ouvidos abertos para aceitar as criticas e elogios feitos sobre meu trabalho, e para minha alegria tive na equipe Multicoisas uma verdadeira escola para iniciar minha carreira.

A vontade de aprender sempre foi bem recompensada pelos superiores da empresa, que investiam em um Plano de Carreira para motivar os funcionários a buscar novas oportunidades de crescimento dentro do próprio grupo. E foi justamente através deste Plano que aos poucos fui crescendo dentro da rede, e saindo do cargo mais inferior (sem desmerecer ninguém) dentro do Centro de Distribuição, até uma interessante posição dentro da Central de Compras da Franqueadora.

Após 7 anos de minha saída da rede, ainda guardo boas lembranças e grandes amigos daquela época. Pra se ter uma ideia, meu TCC na faculdade de Publicidade e Propaganda foi sobre a Multicoisas, o que rendeu para meu grupo uma ótima nota, e para mim a certeza de que fiz um bom trabalho enquanto estive por lá.

Enfim, o negócio que começou através do senso empreendedor visionário de seus fundadores, Lindolfo Martin e sua esposa Elza, com uma loja na cidade de Campo Grande – MS, hoje é uma referencia como franquia e empreendedorismo, e um exemplo a ser seguido por quem busca fazer a diferença no mercado. 


A Multicoisas é considerada um sinônimo em soluções para o dia a dia, mas este caminho não poderia ter sido trilhado sem uma junção de fatores e pontos que destacam a marca das demais concorrentes, e é justamente sobre estes “segredos do sucesso” que vamos falar nesta postagem. Boa parte destes diferenciais pude ver de perto no período em que trabalhei na rede, e alguns deles consegui analisar melhor agora, sendo cliente da loja, por isso, acredito que esta seja uma visão muito interessante do negócio como um todo, abrangendo a experiência interna e externa vivida com a marca.



Confira o que considero como os 7 Segredos do Sucesso da marca Multicoisas:



1 - ATENDIMENTO
Acredito que boa parte do sucesso da rede esta relacionado ao excelente atendimento realizado nas lojas da marca. Sempre que vou até alguma unidade Multicoisas ficou surpreso com o esforço da equipe de vendas em solucionar os problemas dos clientes, e não apenas vender produtos. Este esforço dos vendedores em atender as necessidades do consumidor é fruto do incrível treinamento realizado pela franqueadora, que investe pesado na construção de uma equipe “afiada” para apresentar novos produtos e sanar duvidas de seus clientes sobre os mais diversos itens e situações do dia a dia doméstico. O atendimento é sem duvidas um dos grandes diferenciais de mercado da Multicoisas, fazendo da marca mais que um comércio, e sim um verdadeiro prestador de serviços ao consumidor.



2 – DIVERSIDADE
Outro grande diferencial da marca é o enorme número de itens que estão presentes em cada unidade Multicoisas. Segundo informações do site da rede, a Multicoisas é a maior rede de varejo atuando na área de utilidades, oferecendo soluções, reparos, acessórios e novidades para o cotidiano das pessoas. As lojas possuem aproximadamente 100m², onde são disponibilizados para o consumidor cerca de 4.000 itens, distribuídos em 15 departamentos. Com tantos produtos e soluções possíveis para o dia a dia, a marca atrai clientes apostando no conceito de que na Multicoisas é possível encontrar tudo em um só lugar, o que é um grande atrativo para aliviar nossa estressante e frequente correria. Além dos produtos que prometem resolver nossos problemas, a loja também se destaca pelos itens curiosos e divertidos que facilitam a vida, e ainda dão um charme para o nosso lar.



3 – ORGANIZAÇÃO
Apesar do imenso volume de itens, e do pouco espaço físico presente nas lojas (o que poderia gerar um grande problema de fluxo), quando visitamos uma unidade da Multicoisas temos a sensação de conforto e praticidade pelos corredores. Isso acontece por que a organização da loja é amplamente estudada para evitar qualquer tipo de transtorno, fazendo com que os clientes possam realizar suas compras com tranquilidade, eficiência, e conhecendo o que a rede tem de melhor pra oferecer. Curiosamente, mesmo com uma conta tão complexa de ser executada (Espaço x Produtos), a Multicoisas consegue ser muito mais organizada e de melhor fluxo do que muitas lojas com o dobro do tamanho e metade dos itens em exposição.



4 – PROMOÇÕES
Mensalmente a rede realiza a produção de tabloides para apresentação de suas ofertas para o período. Em geral, estes anúncios trazem uma temática referente a sazonalidade da época. Por exemplo, em maio, a Multicoisas anuncia em seu tabloide produtos focados para facilitar a vida das mamães, o mesmo ocorre em agosto com o dia dos pais. Outras datas interessantes que também são bem aproveitadas comercialmente pela rede são a entrada das férias de julho, festa junina, chegada do verão e inverno, e outras comemorações que ajudam a movimentar o faturamento atraindo um novo público. A estratégia dos tabloides possui um excelente nível de aproveitamento, pois além de apresentar produtos interessantes aliados a um bom preço, também trazem dicas, informações e curiosidades sobre os itens expostos naquele material, o que pode ajudar os clientes a utilizar os produtos de uma forma muito mais eficiente.



5 – LOCALIZAÇÃO
As lojas Multicoisas se dividem em dois segmentos: Shopping e Rua. Ambas possuem um público especifico, e dentro da estratégia da marca atendem diferentes necessidades e hábitos de consumo. Por exemplo, o cliente que realiza a compra em uma loja de rua, geralmente mora perto da unidade, e vai até o local em busca de algo para solucionar um problema no lar, como um reparo hidráulico. Já o cliente que visita uma loja de shopping, em geral esta à passeio, e entra na loja motivado pela curiosidade em ver tantos itens expostos em um único lugar. Neste caso, o cliente acaba levando além dos itens que gostou, produtos que ele acaba lembrando que precisa, como pilhas, material de informática, etc. Os dois segmentos são altamente produtivos, e se complementam para atender o público com cada vez mais inteligência e satisfação.



6 – REDE FORTE
O Rede Forte é o Centro de Distribuição da rede Multicoisas, que foi criado com o objetivo estratégico de favorecer as lojas na compra dos produtos de seus fornecedores. Tendo em vista que as lojas possuem pouco espaço físico para a estocagem de mercadoria, o Rede Forte realiza a compra direto com o fornecedor, em volumes maiores, e revende os produtos para as unidades, atendendo de acordo ao volume solicitado por cada franqueado. Este sistema é fundamental para o bom funcionamento da rede, pois possibilita que as lojas comprem apenas o volume que necessitam, reduzindo a chance de produtos encalhados no estoque. Além disso, como o Rede Forte realiza compras em grandes volumes, isto possibilita uma melhor negociação de preço diante dos fornecedores, algo que seria impossível para a loja, que compraria em menor escala. Como lucro, o Rede Forte acrescenta apenas uma pequena margem, mantendo o preço competitivo e atrativo para que o franqueado realize a compra via Centro de Distribuição. As únicas exceções para este caminho são determinados produtos locais onde o Rede Forte não teria interesse em atuar com a venda para toda a rede. O franqueado tem liberdade para inserir no mix da loja itens que não sejam comercializados pelo Rede Forte, desde que estes produtos estejam dentro do perfil da marca e público alvo.


7 – LIDERANÇA
A humildade e liderança dos fundadores Lindolfo Martin e sua esposa Elza são exemplares. Considero este um dos grandes pilares que fez a Multicoisas crescer tanto nos últimos anos, e solidificar um caminho de muito sucesso pela frente. Tive a oportunidade de conhecer ambos, e confesso que poucas vezes vi pessoas de tanta visão. Definitivamente, esse é um daqueles exemplos de empreendedorismo que merecem matérias e mais matérias para destacar seu trabalho e sucesso conquistado.



A prova do sucesso do negócio esta no fato do plano de expansão da Multicoisas que prevê o número de 500 lojas até 2021, numero audacioso, mas coerente com o tamanho, força e potencial desta marca pioneira.

Sou grato por tudo que a Multicoisas me proporcionou ao longo da minha carreira, agradeço pela oportunidade que tive, e parabenizo todos os envolvidos de ontem e de hoje pelo excelente trabalho que vem realizando a frente da rede.

Espero que este post tenha conseguido apresentar para nossos leitores a imagem de negócio diferenciado e de sucesso que a Multicoisas é no mercado. Vale salientar que não se trata de matéria patrocinada ou qualquer outro tipo de anúncio da marca, e sim de uma homenagem sobre um inovador exemplo de empreendedorismo que faz parte da minha vida, e que deve ser seguido por todos que tenham o sonho de um dia ter seu próprio negócio.



Conheça a História da Multicoisas:


A Multicoisas foi criada em 1984 por Lindolfo Martin e sua esposa Elza. O início do trabalho do casal no ramo da construção e reforma foi em 1978, com a abertura da primeira unidade da Multicasa, em Campo Grande - MS. A loja foi aberta com um diferencial, no qual a principal filosofia de trabalho seria: “Uma organização que valorizasse o conhecimento e o ser humano”.

Com a experiência adquirida no mercado de materiais elétricos, hidráulicos e ferragens para a construção civil em geral, o casal percebeu que a maioria dos clientes também buscava produtos para “pequenos reparos”. Para suprir essa necessidade foi criada a Multicoisas, que oferece uma grande variedade de produtos e soluções integrados ao atendimento especializados dos vendedores.

Com o conceito testado, Lindolfo decidiu expandir a marca Multicoisas por todo Brasil. Para não perder o foco, já que as lojas seriam instaladas em várias localidades do país, em 1990 o casal optou pelo sistema de franquias e a empresa tornou-se uma das pioneiras no Brasil a optar pela expansão profissional e planejada, nos moldes das redes americanas de franquias.



Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a rede e suas características únicas, acesse o site, e aproveite para saber mais detalhes sobre o processo para se tornar um franqueado da Multicoisas: http://www.multicoisas.com.br/



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...