Caro
leitor,
Iniciei
minha carreira profissional no ano de 2004 em uma empresa que até então era
considerada por muitos especialistas como uma promissora rede de lojas do
segmento de utilidades para o lar, a Multicoisas!
Mais
de 10 anos depois, a “promissora” franquia já se aproxima de alcançar sua
unidade de número de 200, e conquista mais que merecidamente o título de Melhor
Franquia do Brasil, eleita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Confesso
que me sinto honrado em ter feito (de alguma forma) parte desta história de
sucesso da Multicoisas. Cheguei a empresa em 2004 com pouco mais de 18
anos de idade, era meu primeiro emprego, a primeira oportunidade que alguém me
dava para mostrar meu potencial. Sem nenhuma experiência profissional, sempre
procurei trabalhar com os ouvidos abertos para aceitar as criticas e elogios
feitos sobre meu trabalho, e para minha alegria tive na equipe Multicoisas
uma verdadeira escola para iniciar minha carreira.
A
vontade de aprender sempre foi bem recompensada pelos superiores da empresa,
que investiam em um Plano de Carreira para motivar os funcionários a buscar novas
oportunidades de crescimento dentro do próprio grupo. E foi justamente através
deste Plano que aos poucos fui crescendo dentro da rede, e saindo do cargo mais
inferior (sem desmerecer ninguém) dentro do Centro de Distribuição, até uma
interessante posição dentro da Central de Compras da Franqueadora.
Após
7 anos de minha saída da rede, ainda guardo boas lembranças e grandes amigos
daquela época. Pra se ter uma ideia, meu TCC na faculdade de Publicidade e
Propaganda foi sobre a Multicoisas, o que rendeu para meu
grupo uma ótima nota, e para mim a certeza de que fiz um bom trabalho enquanto
estive por lá.
Enfim,
o negócio que começou através do senso empreendedor visionário de seus
fundadores, Lindolfo Martin e sua esposa
Elza, com uma loja na cidade de Campo Grande – MS, hoje é uma referencia como
franquia e empreendedorismo, e um exemplo a ser seguido por quem busca fazer a
diferença no mercado.
A Multicoisas é considerada um
sinônimo em soluções para o dia a dia, mas este caminho não poderia ter sido
trilhado sem uma junção de fatores e pontos que destacam a marca das demais
concorrentes, e é justamente sobre estes “segredos do sucesso” que vamos falar
nesta postagem. Boa parte destes diferenciais pude ver de perto no período em
que trabalhei na rede, e alguns deles consegui analisar melhor agora, sendo
cliente da loja, por isso, acredito que esta seja uma visão muito interessante
do negócio como um todo, abrangendo a experiência interna e externa vivida com
a marca.
Confira o que considero como os 7 Segredos do Sucesso da
marca Multicoisas:
1 - ATENDIMENTO
Acredito
que boa parte do sucesso da rede esta relacionado ao excelente atendimento
realizado nas lojas da marca. Sempre que vou até alguma unidade Multicoisas
ficou surpreso com o esforço da equipe de vendas em solucionar os problemas dos
clientes, e não apenas vender produtos. Este esforço dos vendedores em atender
as necessidades do consumidor é fruto do incrível treinamento realizado pela
franqueadora, que investe pesado na construção de uma equipe “afiada” para
apresentar novos produtos e sanar duvidas de seus clientes sobre os mais
diversos itens e situações do dia a dia doméstico. O atendimento é sem duvidas
um dos grandes diferenciais de mercado da Multicoisas, fazendo da marca mais
que um comércio, e sim um verdadeiro prestador de serviços ao consumidor.
2 – DIVERSIDADE
Outro grande diferencial da marca é o enorme número de itens
que estão presentes em cada unidade Multicoisas. Segundo informações do
site da rede, a Multicoisas é a maior rede de varejo atuando na área de
utilidades, oferecendo soluções, reparos, acessórios e novidades para o
cotidiano das pessoas. As lojas possuem aproximadamente 100m², onde são
disponibilizados para o consumidor cerca de 4.000 itens, distribuídos em 15
departamentos. Com tantos produtos e soluções possíveis para o dia a dia, a
marca atrai clientes apostando no conceito de que na Multicoisas é possível
encontrar tudo em um só lugar, o que é um grande atrativo para aliviar nossa
estressante e frequente correria. Além dos produtos que prometem resolver
nossos problemas, a loja também se destaca pelos itens curiosos e divertidos
que facilitam a vida, e ainda dão um charme para o nosso lar.
3 – ORGANIZAÇÃO
Apesar do imenso volume de itens, e do pouco espaço
físico presente nas lojas (o que poderia gerar um grande problema de fluxo), quando
visitamos uma unidade da Multicoisas temos a sensação de conforto
e praticidade pelos corredores. Isso acontece por que a organização da loja é
amplamente estudada para evitar qualquer tipo de transtorno, fazendo com que os
clientes possam realizar suas compras com tranquilidade, eficiência, e
conhecendo o que a rede tem de melhor pra oferecer. Curiosamente, mesmo com uma
conta tão complexa de ser executada (Espaço x Produtos), a Multicoisas consegue ser
muito mais organizada e de melhor fluxo do que muitas lojas com o dobro do
tamanho e metade dos itens em exposição.
4 – PROMOÇÕES
Mensalmente a rede realiza a produção de tabloides para
apresentação de suas ofertas para o período. Em geral, estes anúncios trazem
uma temática referente a sazonalidade da época. Por exemplo, em maio, a Multicoisas
anuncia em seu tabloide produtos focados para facilitar a vida das mamães, o
mesmo ocorre em agosto com o dia dos pais. Outras datas interessantes que
também são bem aproveitadas comercialmente pela rede são a entrada das férias
de julho, festa junina, chegada do verão e inverno, e outras comemorações que
ajudam a movimentar o faturamento atraindo um novo público. A estratégia dos
tabloides possui um excelente nível de aproveitamento, pois além de apresentar
produtos interessantes aliados a um bom preço, também trazem dicas, informações
e curiosidades sobre os itens expostos naquele material, o que pode ajudar os
clientes a utilizar os produtos de uma forma muito mais eficiente.
5 – LOCALIZAÇÃO
As lojas Multicoisas se dividem em dois
segmentos: Shopping e Rua. Ambas possuem um público especifico, e dentro da
estratégia da marca atendem diferentes necessidades e hábitos de consumo. Por
exemplo, o cliente que realiza a compra em uma loja de rua, geralmente mora
perto da unidade, e vai até o local em busca de algo para solucionar um
problema no lar, como um reparo hidráulico. Já o cliente que visita uma loja de
shopping, em geral esta à passeio, e entra na loja motivado pela curiosidade em
ver tantos itens expostos em um único lugar. Neste caso, o cliente acaba
levando além dos itens que gostou, produtos que ele acaba lembrando que
precisa, como pilhas, material de informática, etc. Os dois segmentos são
altamente produtivos, e se complementam para atender o público com cada vez
mais inteligência e satisfação.
6 – REDE FORTE
O Rede Forte é o Centro de
Distribuição da rede Multicoisas, que foi criado com o
objetivo estratégico de favorecer as lojas na compra dos produtos de seus
fornecedores. Tendo em vista que as lojas possuem pouco espaço físico para a
estocagem de mercadoria, o Rede Forte realiza a compra direto
com o fornecedor, em volumes maiores, e revende os produtos para as unidades,
atendendo de acordo ao volume solicitado por cada franqueado. Este sistema é
fundamental para o bom funcionamento da rede, pois possibilita que as lojas
comprem apenas o volume que necessitam, reduzindo a chance de produtos
encalhados no estoque. Além disso, como o Rede Forte realiza compras em
grandes volumes, isto possibilita uma melhor negociação de preço diante dos
fornecedores, algo que seria impossível para a loja, que compraria em menor
escala. Como lucro, o Rede Forte acrescenta apenas uma
pequena margem, mantendo o preço competitivo e atrativo para que o franqueado
realize a compra via Centro de Distribuição. As únicas exceções para este caminho
são determinados produtos locais onde o Rede Forte não teria interesse em
atuar com a venda para toda a rede. O franqueado tem liberdade para inserir no
mix da loja itens que não sejam comercializados pelo Rede Forte, desde que
estes produtos estejam dentro do perfil da marca e público alvo.
7 – LIDERANÇA
A humildade e liderança dos fundadores Lindolfo Martin e
sua esposa Elza são exemplares. Considero este um dos grandes pilares que fez a
Multicoisas
crescer tanto nos últimos anos, e solidificar um caminho de muito
sucesso pela frente. Tive a oportunidade de conhecer ambos, e confesso que
poucas vezes vi pessoas de tanta visão. Definitivamente, esse é um daqueles
exemplos de empreendedorismo que merecem matérias e mais matérias para destacar
seu trabalho e sucesso conquistado.
A prova do sucesso do negócio esta no fato do plano de
expansão da Multicoisas que prevê o número de 500 lojas até 2021, numero
audacioso, mas coerente com o tamanho, força e potencial desta marca pioneira.
Sou grato por tudo que a Multicoisas me
proporcionou ao longo da minha carreira, agradeço pela oportunidade que tive, e
parabenizo todos os envolvidos de ontem e de hoje pelo excelente trabalho que
vem realizando a frente da rede.
Espero que este post tenha conseguido apresentar para
nossos leitores a imagem de negócio diferenciado e de sucesso que a Multicoisas
é no mercado. Vale salientar que não se trata de matéria patrocinada ou
qualquer outro tipo de anúncio da marca, e sim de uma homenagem sobre um
inovador exemplo de empreendedorismo que faz parte da minha vida, e que deve
ser seguido por todos que tenham o sonho de um dia ter seu próprio negócio.
Conheça a História da Multicoisas:
A Multicoisas foi criada em
1984 por Lindolfo Martin e sua esposa Elza. O início do trabalho do casal no
ramo da construção e reforma foi em 1978, com a abertura da primeira unidade da
Multicasa,
em Campo Grande - MS. A loja foi aberta com um diferencial, no qual a principal
filosofia de trabalho seria: “Uma organização que valorizasse o conhecimento e
o ser humano”.
Com a experiência adquirida
no mercado de materiais elétricos, hidráulicos e ferragens para a construção
civil em geral, o casal percebeu que a maioria dos clientes também buscava
produtos para “pequenos reparos”. Para suprir essa necessidade foi criada a Multicoisas,
que oferece uma grande variedade de produtos e soluções integrados ao
atendimento especializados dos vendedores.
Com o conceito testado, Lindolfo decidiu expandir a marca Multicoisas por todo Brasil. Para não perder o foco, já que as lojas seriam instaladas em várias localidades do país, em 1990 o casal optou pelo sistema de franquias e a empresa tornou-se uma das pioneiras no Brasil a optar pela expansão profissional e planejada, nos moldes das redes americanas de franquias.
Com o conceito testado, Lindolfo decidiu expandir a marca Multicoisas por todo Brasil. Para não perder o foco, já que as lojas seriam instaladas em várias localidades do país, em 1990 o casal optou pelo sistema de franquias e a empresa tornou-se uma das pioneiras no Brasil a optar pela expansão profissional e planejada, nos moldes das redes americanas de franquias.
Caso
tenha interesse em conhecer mais sobre a rede e suas características únicas,
acesse o site, e aproveite para saber mais detalhes sobre o processo para se
tornar um franqueado da Multicoisas: http://www.multicoisas.com.br/
Um
Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
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