Caro
leitor,
O Plano
de Negócio é considerado por especialistas em empreendedorismo o passo primordial
de toda e qualquer empresa, afinal de contas, ele será o grande guia que
norteará os esforços e investimentos (de tempo e dinheiro) do empreendedor
na implantação, desenvolvimento e manutenção do seu negócio.
Muitos
empreendedores
tem a visão de que o Plano de Negócio é algo obrigatório
apenas para empresas de grande porte, pensamento que está totalmente incorreto,
visto que todo negócio, independente do tamanho, segmento ou investimento
financeiro, precisa elaborar um detalhado Plano de Negócio antes de tirar a
ideia do papel.
Sei
que a partir do momento em que elaboramos a ideia do negócio, nosso maior
desejo é colocar logo a “mão na massa” e ir pra rua conquistar clientes, mas,
toda essa determinação e energia do começo pode se transformar em uma terrível
frustração, caso todos os passos da empresa não estejam plenamente bem
definidos e planejados em seu Plano de Negócio. Tentar desenvolver um Plano de Negócio com
qualidade quando as atividades da empresa já estiverem iniciadas é impossível,
pois mesmo que o empreendedor tenha uma visão macro (incrível) para analisar o
mercado e entender o perfil e necessidades de seu negócio, dificilmente ele
conseguirá ter tempo para elaborar e implantar as estratégias que são essenciais
para o sucesso da empresa, ainda mais nesse período inicial onde toda a atenção
do empresário estará focada nos primeiros passos do negócio. Não construir um Plano
de Negócio é um grande erro, e pode custar o seu sonho antes mesmo dele
se tornar realidade.
Apesar
do que muitos imaginam, elaborar um eficiente Plano de Negócio não é coisa
de outro mundo, mas também não é uma tarefa que pode ser realizada com apenas
alguns cliques pela web. Existem empreendedores que investem na contratação de
profissionais especializados para a produção do Plano de Negócio da sua
empresa, confesso que eu mesmo já fui contratado para auxiliar neste
tipo de projeto, e não vejo problema. Porém, é fundamental que o empreendedor
acompanhe de perto todo este processo, afinal de contas, ele será o responsável
por “tocar” o negócio no dia a dia.
Pensando
nisso, para ajudar aqueles que não sabem muito bem por onde começar o Plano
de Negócio da empresa, elaborei uma breve lista com alguns pontos que
são obrigatórios neste plano, e que auxiliarão o empreendedor a ter uma melhor
visão a respeito do próprio negócio. É importante ressaltar que um bom Plano
de Negócio não pode ser engessado, precisa ser flexível para se adaptar
as variações do mercado e dos hábitos dos consumidores. Um plano sem espaço
para alterações, ou um empreendedor sem a mente aberta para mudanças no
posicionamento da empresa, estarão juntamente fadados ao fracasso.
Confira
alguns passos fundamentais para a construção do Plano de Negócio da sua
empresa:
DEFINA SUA IDEIA DE NEGÓCIO
O
que você quer ser quando crescer? Neste caso, elimine as respostas astronauta e
super- heróis, e foque naquilo que você realmente gosta de fazer. O pior erro
de um empreendedor é iniciar um negócio estimulado apenas pelo ganho
financeiro, pois isso dificilmente trará a satisfação pessoal e profissional.
Por exemplo, por mais que o mercado de salões de beleza esteja aquecido neste
momento, entrar nesse ramo (ou em outro qualquer) sem o mínimo de paixão pela
profissão só te levará para um cenário de futura desmotivação, e não adianta
dizer que não. Para criar seu negócio pense naquilo que você gosta de fazer, e
em como isso pode interessar outras pessoas, ou seja, tornar-se comercialmente
atraente para o mercado. Caso você já tenha um modelo pré-definido, o melhor a
fazer agora é “desenhar” como ele será, ainda que de forma genérica. Comece a
imaginar sua empresa, sua marca, e os produtos e serviços que pretende oferecer
ao público. Neste “Brainstorm” abuse das ideias loucas, afinal de contas, são
elas que movem o mundo.
CONHEÇA O MERCADO
Após
“desenhar” o futuro negocio é fundamental que o empreendedor realize um
profundo estudo para conhecer as características, hábitos de consumo, e
diferenciais que constituem o mercado onde ele deseja atuar com sua marca. Não
dá pra iniciar um negócio tendo apenas o “achometro” como manual de consulta, é
preciso muito mais. Como estratégia é interessante bater um papo com
empreendedores da área para entender algumas das principais dificuldades do
segmento e conhecer os caminhos mais seguros para trilhar. Prepare-se para ter
muito trabalho pela frente, pois este é o momento onde sua ideia começa a se
tornar um negócio. Após esta análise já
será possível começar a moldar um real modelo com base no Brainstorm realizado
na primeira etapa deste processo.
QUEM É VOCÊ?
Entendendo
melhor o mercado e com todas as ideias de seu negócio em mãos, é hora de
começar a construir a “cara” e o “coração” da sua empresa. Defina sua politica,
posicionamento de mercado, visão, missão, valores e perfil do negócio como um
todo. Tenha todas essas características bem alinhadas, e faça delas o seu
mantra daqui pra frente. Entender Quem Somos como marca ajudará a posicionar a
empresa no mercado de forma coerente para conquistar os clientes ideais para
alavancar e consolidar o negócio.
CONCORRENTES
Agora
que você tem seu modelo de negócio bem definido, o momento é de voltar ao
mercado pra olhar os “vizinhos”. Com base no perfil da sua empresa, elabore um
profundo estudo para identificar quais são os principais concorrentes diretos e
indiretos da sua marca, e a partir daí realizar um verdadeiro pente fino pra
entender como eles se posicionam no mercado, como conquistam clientes, e o que
tem de positivo e negativo em comparação com sua empresa. Estas informações serão
fundamentais para que o empreendedor continue moldando o novo negócio, não
permitindo que a marca chegue obsoleta ao mercado, afinal de contas, o objetivo
deste estudo é fazer com que seu negócio seja a inovação em pessoa.
Após
o estudo da concorrência, é comum que o empreendedor já comece a fazer algumas
alterações nas estratégias e conteúdo de seu Plano de Negócio, se isso
acontecer, não se preocupe, é um processo natural do empreendedorismo.
PÚBLICO ALVO
A
partir de agora, com um perfil de negócio alinhado e conhecendo melhor oque o
mercado apresenta, o empresário precisa definir o público alvo que seu
produto/serviço irá atender. A ideia de vender para “todo mundo” pode ser um
grande risco, principalmente quando estamos iniciando um empreendimento, por
isso, a melhor estratégia neste caso é buscar por pequenos nichos que até então
parecem estar desprezados pelas demais empresas, principalmente por seus
concorrentes. Definindo seu público alvo o trabalho deverá ser focado em
entender estes consumidores, e identificar quais são as melhores formas de
atender suas necessidades e desejos de consumo dentro de seu posicionamento e
produto.
CRIE UM DIFERENCIAL
Ainda
que sua marca atue em um nicho, é fundamental que ela possua diferenciais
atrativos para conquistar e fidelizar clientes. Por exemplo, no caso de uma pequena
padaria de bairro (comum em todo país) ela poderia oferecer os produtos
convencionais, e ter como diferencial a parte da confeitaria com produtos
exclusivos e bem elaborados para atender um consumidor mais exigente. Essa
estratégia destacaria a marca, e automaticamente impulsionaria as vendas da
confeitaria e dos demais setores da padaria devido o alto fluxo de consumidores
na loja. Entendeu? Ter diferenciais atrativos não é uma questão de pioneirismo,
mas de sobrevivência do mais forte e mais preparado.
TESTE SEU PRODUTO
O
ideal é que o empreendedor consiga testar seu produto/serviço antes de entrar
no mercado, assim ele conseguirá alterar a tempo qualquer erro ou problema que
não esteja satisfazendo seus potenciais clientes, ou ainda, identificará se
existe ou não interesse em seu produto. Para este teste o empresário pode
utilizar desde pesquisas por meio de questionários, até degustações com publico
alvo, de acordo ao perfil de cada negócio. Mesmo com um teste em pequena escala
já será possível sentir a temperatura da aceitação do produto/serviço no
mercado, o que é essencial para moldar e melhorar sua oferta ao consumidor.
PLANO COMERCIAL
Qual
será o preço do seu produto/serviço? É hora de definir sua estratégia comercial
para entender como seu negócio será rentável. Existem diversas filosofias de
construção de preço, mas a que acredito ser a mais coerente é aquela que
calcula todo o custo de produção e acrescenta uma margem de lucro (definida
pelo empreendedor) em cima desse valor. Para o caso daqueles que trabalham com
prestação de serviços, é fundamental uma avaliação da concorrência, levando em
conta a qualidade, prazo de entrega, promoções, pagamento, e diferenciais
atrativos em comparação com a sua marca, desta forma o preço final será justo e
competitivo. Ousar com preços muito abaixo da média é uma estratégia
improdutiva para o negócio, pois pode funcionar como um repelente de
consumidores, criando uma imagem de que seu produto/serviço é “barato” porque
não é de qualidade. Tenha o preço na média da concorrência, mas faça sempre o
possível para ter a melhor oferta oferecendo o melhor produto.
PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Agora
que o empreendedor já possui uma marca definida, um produto diferenciado, e um
preço competitivo, é hora de pensar como esta incrível oferta chegará até seu
público alvo. Não adianta apenas lançar o produto e esperar que as pessoas
adivinhem que você existe, é preciso investir em um eficiente plano de
comunicação e marketing, incluindo um plano digital, para destacar a marca no
mercado e atrair potenciais consumidores. Neste ponto pode ser interessante a
contratação de uma agencia ou consultoria para o desenvolvimento do plano (Pode
me Ligar), de forma a criar um projeto profissional evitando desperdício de tempo
e verba por parte do empreendedor.
Caso
o próprio empresário prefira se arriscar na criação e implantação do plano de
marketing, vale à pena dar uma lida nesse post onde dou algumas importantes dicas
de Marketing para Micro e Pequenas Empresa: http://2tscomunicacao.blogspot.com.br/2015/05/especial2ts-12-dicas-para-montar-o.html
Mesmo
assim, essa é uma daquelas tarefas que é bem melhor se feita por um
profissional, afinal de contas, uma ação mal produzida pode criar uma imagem
totalmente indesejada para o seu negócio, e como todos sabem: “A primeira impressão é a que fica”.
LOGÍSTICA
Com
o crescimento do segmento de E-commerce, a preocupação com o processo logístico
para entrega de produtos se tornou uma necessidade. Caso seu negócio atue com
esta ferramenta, o empreendedor precisa dedicar atenção para a escolha da
melhor plataforma, de forma que não afete seu faturamento e imagem. Seja por
meio de motoboy, correio, transportadoras profissionais ou frota de pombos
correios, é fundamental que o trabalho seja realizado com excelência, afinal de
contas, mesmo que o produto seja bom, e o preço competitivo, o mal serviço de
terceiros pode arruinar a imagem da sua marca em pouco tempo. Fique atento!
LOCALIZAÇÃO
No
caso de uma loja física, o empreendedor precisará bater muita perna para
encontrar um ponto comercial funcional e rentável. É fato que os espaços em
shoppings centers tendem a render melhores resultados para os empreendimentos,
por outro lado, as taxas cobradas por eles podem afetar demais sua receita,
tornando o negócio inviável. As lojas de rua também oferecem boas oportunidades
de negocio, mas sofrem um pouco mais devido a questão da violência urbana,
falta de estacionamento, e menor fluxo de potenciais clientes. Em geral, ambos
formatos possuem fatores positivos e negativos, fazendo com que a escolha do
empreendedor pelo ponto comercial fique totalmente relacionada ao perfil de seu
negócio e a disponibilidade financeira de um investimento maior ou menor.
DEPARTAMENTOS
Um
dos pontos mais importantes do Plano de Negócio é justamente a
criação do Organograma do negócio, definindo os departamentos que constituirão
a empresa e as respectivas tarefas e objetivos de que serão responsáveis. Este
material é fundamental para que o empreendedor possa de forma eficiente
coordenar toda a equipe com qualidade. Além disso, esta ferramenta possibilita
que cada funcionário possa ser avaliado individualmente com o objetivo da
valorização dos talentos internos.
FINANÇAS
É
hora de colocar tudo na ponta do lápis! Nesta etapa do Plano de Negócio o
empreendedor deve fazer um amplo levantamento de todos os custos, taxas, e
investimentos que serão necessários para a implantação e manutenção do negócio.
Não será uma tarefa simples, mas este passo apresentará um cenário real, e
apontará se este é ou não o melhor momento para investir no sonho de ser seu
próprio chefe. Além disso, o planejamento financeiro deve conter a projeção
inicial de ganhos no primeiro ano, estipulando uma espécie de meta de lucro,
ainda que este seja quase todo destinado para novos investimentos e pagamento
de contas no começo do empreendimento. Mesmo assim, é fundamental que tudo que
entre ou saia da empresa esteja bem claro, somente desta forma será possível
identificar se financeiramente o negócio é ou não rentável. De nada adianta um
produto incrível se a empresa não se sustenta na calculadora.
Como
disse anteriormente, o Plano de Negócio de uma empresa não
pode ser engessado e sem abertura para alterações, muito pelo contrário,
precisa ser uma ferramenta flexível, e pronta para ser adaptada de acordo às
necessidades e obstáculos pelo caminho do novo negócio. Mudanças drásticas no
mercado, crises econômicas, novos hábitos de consumo do público alvo, ou
qualquer outro fator relevante deve ser analisado friamente para que o plano
seja submetido a alguma correção.
Construir
um Plano
de Negócio não é garantia de que o empreendimento será bem sucedido,
mas, com certeza, se existe alguma fórmula mágica do sucesso, este é um dos
principais ingredientes.
Espero
que este post tenha ajudado nossos leitores a compreender de forma mais prática
as importantes ferramentas que compõem um bom Plano de Negócio. Mesmo
assim, para ter maior auxilio no desenvolvimento do plano para o seu negócio, é
fundamental que procure ajuda especializada, e neste caso, o SEBRAE
oferece o melhor para o micro e pequeno empreendedor, e de forma gratuita.
Acesse
o site do SEBRAE e confira como eles podem ajudar nos primeiros passos do
seu negócio: http://www.sebraesp.com.br/
Um
Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
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