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Como Criar o Plano de Negócio da sua Empresa!




Caro leitor,


O Plano de Negócio é considerado por especialistas em empreendedorismo o passo primordial de toda e qualquer empresa, afinal de contas, ele será o grande guia que norteará os esforços e investimentos (de tempo e dinheiro) do empreendedor na implantação, desenvolvimento e manutenção do seu negócio.

Muitos empreendedores tem a visão de que o Plano de Negócio é algo obrigatório apenas para empresas de grande porte, pensamento que está totalmente incorreto, visto que todo negócio, independente do tamanho, segmento ou investimento financeiro, precisa elaborar um detalhado Plano de Negócio antes de tirar a ideia do papel.

Sei que a partir do momento em que elaboramos a ideia do negócio, nosso maior desejo é colocar logo a “mão na massa” e ir pra rua conquistar clientes, mas, toda essa determinação e energia do começo pode se transformar em uma terrível frustração, caso todos os passos da empresa não estejam plenamente bem definidos e planejados em seu Plano de Negócio.  Tentar desenvolver um Plano de Negócio com qualidade quando as atividades da empresa já estiverem iniciadas é impossível, pois mesmo que o empreendedor tenha uma visão macro (incrível) para analisar o mercado e entender o perfil e necessidades de seu negócio, dificilmente ele conseguirá ter tempo para elaborar e implantar as estratégias que são essenciais para o sucesso da empresa, ainda mais nesse período inicial onde toda a atenção do empresário estará focada nos primeiros passos do negócio. Não construir um Plano de Negócio é um grande erro, e pode custar o seu sonho antes mesmo dele se tornar realidade.

Apesar do que muitos imaginam, elaborar um eficiente Plano de Negócio não é coisa de outro mundo, mas também não é uma tarefa que pode ser realizada com apenas alguns cliques pela web. Existem empreendedores que investem na contratação de profissionais especializados para a produção do Plano de Negócio da sua empresa, confesso que eu mesmo já fui contratado para auxiliar neste tipo de projeto, e não vejo problema. Porém, é fundamental que o empreendedor acompanhe de perto todo este processo, afinal de contas, ele será o responsável por “tocar” o negócio no dia a dia.

Pensando nisso, para ajudar aqueles que não sabem muito bem por onde começar o Plano de Negócio da empresa, elaborei uma breve lista com alguns pontos que são obrigatórios neste plano, e que auxiliarão o empreendedor a ter uma melhor visão a respeito do próprio negócio. É importante ressaltar que um bom Plano de Negócio não pode ser engessado, precisa ser flexível para se adaptar as variações do mercado e dos hábitos dos consumidores. Um plano sem espaço para alterações, ou um empreendedor sem a mente aberta para mudanças no posicionamento da empresa, estarão juntamente fadados ao fracasso.


Confira alguns passos fundamentais para a construção do Plano de Negócio da sua empresa:




DEFINA SUA IDEIA DE NEGÓCIO
O que você quer ser quando crescer? Neste caso, elimine as respostas astronauta e super- heróis, e foque naquilo que você realmente gosta de fazer. O pior erro de um empreendedor é iniciar um negócio estimulado apenas pelo ganho financeiro, pois isso dificilmente trará a satisfação pessoal e profissional. Por exemplo, por mais que o mercado de salões de beleza esteja aquecido neste momento, entrar nesse ramo (ou em outro qualquer) sem o mínimo de paixão pela profissão só te levará para um cenário de futura desmotivação, e não adianta dizer que não. Para criar seu negócio pense naquilo que você gosta de fazer, e em como isso pode interessar outras pessoas, ou seja, tornar-se comercialmente atraente para o mercado. Caso você já tenha um modelo pré-definido, o melhor a fazer agora é “desenhar” como ele será, ainda que de forma genérica. Comece a imaginar sua empresa, sua marca, e os produtos e serviços que pretende oferecer ao público. Neste “Brainstorm” abuse das ideias loucas, afinal de contas, são elas que movem o mundo.

CONHEÇA O MERCADO
Após “desenhar” o futuro negocio é fundamental que o empreendedor realize um profundo estudo para conhecer as características, hábitos de consumo, e diferenciais que constituem o mercado onde ele deseja atuar com sua marca. Não dá pra iniciar um negócio tendo apenas o “achometro” como manual de consulta, é preciso muito mais. Como estratégia é interessante bater um papo com empreendedores da área para entender algumas das principais dificuldades do segmento e conhecer os caminhos mais seguros para trilhar. Prepare-se para ter muito trabalho pela frente, pois este é o momento onde sua ideia começa a se tornar um negócio.  Após esta análise já será possível começar a moldar um real modelo com base no Brainstorm realizado na primeira etapa deste processo.

QUEM É VOCÊ?
Entendendo melhor o mercado e com todas as ideias de seu negócio em mãos, é hora de começar a construir a “cara” e o “coração” da sua empresa. Defina sua politica, posicionamento de mercado, visão, missão, valores e perfil do negócio como um todo. Tenha todas essas características bem alinhadas, e faça delas o seu mantra daqui pra frente. Entender Quem Somos como marca ajudará a posicionar a empresa no mercado de forma coerente para conquistar os clientes ideais para alavancar  e consolidar o negócio.

CONCORRENTES
Agora que você tem seu modelo de negócio bem definido, o momento é de voltar ao mercado pra olhar os “vizinhos”. Com base no perfil da sua empresa, elabore um profundo estudo para identificar quais são os principais concorrentes diretos e indiretos da sua marca, e a partir daí realizar um verdadeiro pente fino pra entender como eles se posicionam no mercado, como conquistam clientes, e o que tem de positivo e negativo em comparação com sua empresa. Estas informações serão fundamentais para que o empreendedor continue moldando o novo negócio, não permitindo que a marca chegue obsoleta ao mercado, afinal de contas, o objetivo deste estudo é fazer com que seu negócio seja a inovação em pessoa.


Após o estudo da concorrência, é comum que o empreendedor já comece a fazer algumas alterações nas estratégias e conteúdo de seu Plano de Negócio, se isso acontecer, não se preocupe, é um processo natural do empreendedorismo.



PÚBLICO ALVO
A partir de agora, com um perfil de negócio alinhado e conhecendo melhor oque o mercado apresenta, o empresário precisa definir o público alvo que seu produto/serviço irá atender. A ideia de vender para “todo mundo” pode ser um grande risco, principalmente quando estamos iniciando um empreendimento, por isso, a melhor estratégia neste caso é buscar por pequenos nichos que até então parecem estar desprezados pelas demais empresas, principalmente por seus concorrentes. Definindo seu público alvo o trabalho deverá ser focado em entender estes consumidores, e identificar quais são as melhores formas de atender suas necessidades e desejos de consumo dentro de seu posicionamento e produto.


CRIE UM DIFERENCIAL
Ainda que sua marca atue em um nicho, é fundamental que ela possua diferenciais atrativos para conquistar e fidelizar clientes. Por exemplo, no caso de uma pequena padaria de bairro (comum em todo país) ela poderia oferecer os produtos convencionais, e ter como diferencial a parte da confeitaria com produtos exclusivos e bem elaborados para atender um consumidor mais exigente. Essa estratégia destacaria a marca, e automaticamente impulsionaria as vendas da confeitaria e dos demais setores da padaria devido o alto fluxo de consumidores na loja. Entendeu? Ter diferenciais atrativos não é uma questão de pioneirismo, mas de sobrevivência do mais forte e mais preparado.


TESTE SEU PRODUTO
O ideal é que o empreendedor consiga testar seu produto/serviço antes de entrar no mercado, assim ele conseguirá alterar a tempo qualquer erro ou problema que não esteja satisfazendo seus potenciais clientes, ou ainda, identificará se existe ou não interesse em seu produto. Para este teste o empresário pode utilizar desde pesquisas por meio de questionários, até degustações com publico alvo, de acordo ao perfil de cada negócio. Mesmo com um teste em pequena escala já será possível sentir a temperatura da aceitação do produto/serviço no mercado, o que é essencial para moldar e melhorar sua oferta ao consumidor.


PLANO COMERCIAL
Qual será o preço do seu produto/serviço? É hora de definir sua estratégia comercial para entender como seu negócio será rentável. Existem diversas filosofias de construção de preço, mas a que acredito ser a mais coerente é aquela que calcula todo o custo de produção e acrescenta uma margem de lucro (definida pelo empreendedor) em cima desse valor. Para o caso daqueles que trabalham com prestação de serviços, é fundamental uma avaliação da concorrência, levando em conta a qualidade, prazo de entrega, promoções, pagamento, e diferenciais atrativos em comparação com a sua marca, desta forma o preço final será justo e competitivo. Ousar com preços muito abaixo da média é uma estratégia improdutiva para o negócio, pois pode funcionar como um repelente de consumidores, criando uma imagem de que seu produto/serviço é “barato” porque não é de qualidade. Tenha o preço na média da concorrência, mas faça sempre o possível para ter a melhor oferta oferecendo o melhor produto.


PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Agora que o empreendedor já possui uma marca definida, um produto diferenciado, e um preço competitivo, é hora de pensar como esta incrível oferta chegará até seu público alvo. Não adianta apenas lançar o produto e esperar que as pessoas adivinhem que você existe, é preciso investir em um eficiente plano de comunicação e marketing, incluindo um plano digital, para destacar a marca no mercado e atrair potenciais consumidores. Neste ponto pode ser interessante a contratação de uma agencia ou consultoria para o desenvolvimento do plano (Pode me Ligar), de forma a criar um projeto profissional evitando desperdício de tempo e verba por parte do empreendedor.
Caso o próprio empresário prefira se arriscar na criação e implantação do plano de marketing, vale à pena dar uma lida nesse post onde dou algumas importantes dicas de Marketing para Micro e Pequenas Empresa: http://2tscomunicacao.blogspot.com.br/2015/05/especial2ts-12-dicas-para-montar-o.html

Mesmo assim, essa é uma daquelas tarefas que é bem melhor se feita por um profissional, afinal de contas, uma ação mal produzida pode criar uma imagem totalmente indesejada para o seu negócio, e como todos sabem: “A primeira impressão é a que fica”.


LOGÍSTICA
Com o crescimento do segmento de E-commerce, a preocupação com o processo logístico para entrega de produtos se tornou uma necessidade. Caso seu negócio atue com esta ferramenta, o empreendedor precisa dedicar atenção para a escolha da melhor plataforma, de forma que não afete seu faturamento e imagem. Seja por meio de motoboy, correio, transportadoras profissionais ou frota de pombos correios, é fundamental que o trabalho seja realizado com excelência, afinal de contas, mesmo que o produto seja bom, e o preço competitivo, o mal serviço de terceiros pode arruinar a imagem da sua marca em pouco tempo. Fique atento!


LOCALIZAÇÃO
No caso de uma loja física, o empreendedor precisará bater muita perna para encontrar um ponto comercial funcional e rentável. É fato que os espaços em shoppings centers tendem a render melhores resultados para os empreendimentos, por outro lado, as taxas cobradas por eles podem afetar demais sua receita, tornando o negócio inviável. As lojas de rua também oferecem boas oportunidades de negocio, mas sofrem um pouco mais devido a questão da violência urbana, falta de estacionamento, e menor fluxo de potenciais clientes. Em geral, ambos formatos possuem fatores positivos e negativos, fazendo com que a escolha do empreendedor pelo ponto comercial fique totalmente relacionada ao perfil de seu negócio e a disponibilidade financeira de um investimento maior ou menor.


DEPARTAMENTOS
Um dos pontos mais importantes do Plano de Negócio é justamente a criação do Organograma do negócio, definindo os departamentos que constituirão a empresa e as respectivas tarefas e objetivos de que serão responsáveis. Este material é fundamental para que o empreendedor possa de forma eficiente coordenar toda a equipe com qualidade. Além disso, esta ferramenta possibilita que cada funcionário possa ser avaliado individualmente com o objetivo da valorização dos talentos internos.


FINANÇAS
É hora de colocar tudo na ponta do lápis! Nesta etapa do Plano de Negócio o empreendedor deve fazer um amplo levantamento de todos os custos, taxas, e investimentos que serão necessários para a implantação e manutenção do negócio. Não será uma tarefa simples, mas este passo apresentará um cenário real, e apontará se este é ou não o melhor momento para investir no sonho de ser seu próprio chefe. Além disso, o planejamento financeiro deve conter a projeção inicial de ganhos no primeiro ano, estipulando uma espécie de meta de lucro, ainda que este seja quase todo destinado para novos investimentos e pagamento de contas no começo do empreendimento. Mesmo assim, é fundamental que tudo que entre ou saia da empresa esteja bem claro, somente desta forma será possível identificar se financeiramente o negócio é ou não rentável. De nada adianta um produto incrível se a empresa não se sustenta na calculadora.

Como disse anteriormente, o Plano de Negócio de uma empresa não pode ser engessado e sem abertura para alterações, muito pelo contrário, precisa ser uma ferramenta flexível, e pronta para ser adaptada de acordo às necessidades e obstáculos pelo caminho do novo negócio. Mudanças drásticas no mercado, crises econômicas, novos hábitos de consumo do público alvo, ou qualquer outro fator relevante deve ser analisado friamente para que o plano seja submetido a alguma correção.

Construir um Plano de Negócio não é garantia de que o empreendimento será bem sucedido, mas, com certeza, se existe alguma fórmula mágica do sucesso, este é um dos principais ingredientes.


Espero que este post tenha ajudado nossos leitores a compreender de forma mais prática as importantes ferramentas que compõem um bom Plano de Negócio. Mesmo assim, para ter maior auxilio no desenvolvimento do plano para o seu negócio, é fundamental que procure ajuda especializada, e neste caso, o SEBRAE oferece o melhor para o micro e pequeno empreendedor, e de forma gratuita.

Acesse o site do SEBRAE e confira como eles podem ajudar nos primeiros passos do seu negócio: http://www.sebraesp.com.br/



Um Grande Abraço e Muito Sucesso!



E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
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