Caro
leitor,
Todos
sabem que sou um apaixonado por jingles, prova disso é que já postei
por aqui diversos assuntos relacionados a esta maravilhosa ferramenta da propaganda.
Considero
os jingles
como uma das mais eficientes e criativas estratégias de publicidade, apesar de
muitas marcas parecerem não acreditar nisso. Me lembro que nos anos 90 e até o
começo dos 2000 era comum vermos na televisão e ouvir nas rádios vários bons jingles que marcavam época, e
consolidavam empresas no mercado. Porém, nos últimos tempos tem se tornado cada
vez mais raro a presença deles no plano de comunicação
e marketing das empresas e agencias de publicidade.
Criar
um bom jingle não é tarefa das mais fáceis, talvez por isso, agencias
e marcas tem preferido apostar cada vez mais em outras estratégias e formatos
de anúncio em suas campanhas. Não existe uma fórmula mágica para produzir um jingle
de sucesso, mas existem algumas ferramentas que devem ser utilizadas na
construção de um jingle, pois podem aumentar consideravelmente a probabilidade
dele ser bem sucedido perante o público.
Não
me contento apenas em ouvir jingles, gosto de aproveitar um
pouco do meu tempo livre e alguns insights para de vez em quando produzir peças
experimentais para marcas que acredito terem potencial para a implantação dessa
ferramenta. Ainda que estes meus materiais sejam produzidos de forma amadora
como uma espécie de hobbie, confesso que o resultado que eles conquistaram no
canal da 2t’s no Youtube chamam a atenção. Além disso, a interação do
público através de comentários e elogios sobre as peças me mostra que apesar do
“amadorismo”, os jingles que criei são interessantes, e até poderiam fazer parte
da campanha dessas marcas, desde que produzidos com um melhor acabamento, é
claro.
Pensando
nessa minha experiência e paixão pelos os jingles, elaborei uma breve lista
com 5
Passos que considero essenciais para todos que desejam
produzir um bom jingle. Como disse anteriormente, não existe fórmula mágica ou
bola de cristal pra prever se a peça fará ou não sucesso, mas com a implantação
dessas dicas durante o processo de criação, a probabilidade de acerto se torna
muito maior.
Confira
5 Passos para Criar um Jingle de Sucesso:
1 – PALAVRAS CHAVE
Antes
de pensar na melodia ou nas possíveis rimas do jingle, é fundamental que
o profissional criativo identifique quais são as palavras chave do produto/marca.
Em geral, o briefing cedido pela empresa para a agencia trará essas
informações, mas em todo caso, uma breve pesquisa com consumidores pode ajudar
a enxergar por outro âmbito como a marca é vista e desejada por seu público
alvo. Por exemplo, no caso de uma nova marca de água mineral, podemos destacar
as palavras: Leve, saudável, refrescante, alegre, entre outras que possam fazer
parte do jingle. Essa fase é essencial no processo, pois auxiliará a
equipe durante o Brainstorm, destacando as principais características do
produto e da marca, pontos que são obrigatórios em todo bom anúncio, seja ou
não um jingle.
2 – MELODIA
Alguns
publicitários começam a produzir o jingle escolhendo a melodia, outros a
colocam apenas após a letra já estar finalizada, enfim, não existe uma ordem
correta, mas é unanime entre todos os profissionais que a melodia é fundamental
para o sucesso de um jingle. No processo de escolha da
música perfeita para acompanhar a letra, o publicitário precisa analisar com
cuidado fatores como o público alvo do produto, veículos de divulgação da peça,
tom da campanha e perfil da marca. Com base nestes pontos será possível
selecionar uma melodia que se encaixe mais adequadamente dentro do objetivo, o
que aumentará consideravelmente a chance de êxito da campanha. Por exemplo,
para um público alvo da classe média, um estilo musical mais popular pode fazer
com que o jingle conquiste a repercussão e aceitação desejada, devido
mostrar maior identificação com o consumidor. Da mesma forma ocorre com um
produto voltado para o público mais jovem, que encontrará em um jingle
“moderninho” a identificação que o tornará um potencial consumidor da marca. Outro
ponto interessante é avaliar que jingles com melodias bem humoradas
tendem a ser bem sucedidos com mais frequência, mas isto não é uma regra, cada
caso precisa ser analisado conforme seu perfil, necessidade e objetivo. Como já
disse anteriormente, não existe fórmula mágica na produção de jingles.
3 – REPETIR A MARCA
Esta
é uma estratégia muito utilizada na criação de jingles, e que rende
ótimos resultados, pois está cientificamente comprovado que a repetição da
marca ajuda a fixa-la de forma mais eficiente na memória do consumidor. Aproveitar
a sonoridade para inserir rimas junto da marca é outra ferramenta que funciona
muito bem, pois também auxilia no processo de reconhecimento do jingle
como propriedade da marca. Como ressalva, o publicitário deve ficar atento para
não explorar demais esta estratégia, e acabar tornando o jingle apenas uma
constante repetição de marca, abandonando a ideia de apresentar um conceito de
anúncio, ponto fundamental que vamos abordar no tópico a seguir.
4 – CONTAR UMA HISTÓRIA
Não
basta apenas jogar palavras e rimas em uma melodia pra criar um bom jingle.
É essencial que seja contada uma organizada história sobre o produto
para o consumidor. Vender é a arte de tornar algo comercialmente atrativo, e
conquistar um público alvo para adquirir o que você está oferecendo, por isso,
criar um jingle atraente em conteúdo é tão importante quanto a escolha
da melodia ou das rimas, por exemplo. Transmitir a imagem e mensagem desejada
para o público é o primeiro passo para conquistar o ouvido e principalmente o
bolso deste potencial consumidor.
5 – FÁCIL DE CANTAR
Pense
nos jingles
produzidos para os políticos em época de eleição... Não é incrível como
eles parecem colar em nossos ouvidos? Ou ainda, recorde-se (nem vai precisar de
muito esforço) do jingle da Dolly, deixando de lado a cafonice
da mascote, é claro. Ambos possuem uma característica fundamental para o
sucesso de jingles, eles grudam nos ouvidos do público. E isso não
acontece por acaso, ou por sorte, mas sim por estratégia e planejamento
criativo. Não estou dizendo que políticos e a Dolly sejam os jingles
mais bem elaborados da propaganda mundial, mas, com certeza eles trazem
pontos positivos. De nada adianta contar um história bonita, escolher a melhor
música, e criar uma letra genial se ela não for fácil de cantar. Diferente do
que acontece com os anúncios convencionais, os jingles foram inventados
para serem cantados, e uma letra complexa pode impedir que o consumidor decore
o jingle,
e pior que isso, não consiga identificar de que marca trata-se o anúncio.
Além
destes 5 Passos que considero fundamentais para a produção de um bom jingle,
o publicitário também pode utilizar ferramentas como: Paródias de músicas
famosas, artistas da moda, abusar das rimas, entre outras estratégias comuns
neste segmento da propaganda. Mas, nestes casos, vai depender muito do perfil
da empresa e do potencial financeiro que ela terá para investir na campanha. Na
maioria das vezes, um simples e bom jingle consegue superar todo
investimento em celebridades e musicas famosas.
Um
Grande Abraço e Som na Caixa!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe
seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante
para que possamos oferecer um conteúdo
cada vez mais interessante para o seu dia a dia.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos