Pular para o conteúdo principal

5 Bons Motivos para Empreender em Tempos de Crise!







Caro leitor,


“Enquanto uns choram, outros fabricam lenços”. A frase é do publicitário e empreendedor Nizan Guanaes, um dos profissionais mais premiados e consagrados da propaganda mundial.

Em tempos de crise econômica é comum vermos a maioria dos empresários temerosos com o futuro, e com isso, apertando os cintos na hora de investir em novos negócios ou na expansão da marca. Este cenário se repete quando falamos em empreendedorismo, afinal de contas, com um mercado tão incerto, ninguém quer “arriscar” e abrir seu próprio negócio em uma economia tão frágil como a que enfrentamos nesse momento no país.

Apesar do cenário ruim, sou um otimista, e gosto de pensar que a frase dita por Nizan Guanaes retrata perfeitamente o sentimento e atitude que precisamos ter neste momento pra sair do buraco que a maioria dos mercados esta vivendo. Nos acostumamos a acompanhar as noticias sobre a crise e entender que agora o ideal é pensar apenas no pior, e se preparar para a tragédia que pode vir por aí. Entendo perfeitamente quem pensa dessa forma, mas o problema deste pensamento é que ele não nos permite enxergar alternativas e soluções, mantendo-nos em uma espécie de stand by, aguardando o bom ou mau humor que virá do mercado para enfim sairmos na inércia.

Deixando um pouco de lado o ceticismo dos noticiários, o empreendedor moderno precisa ter a visão de que durante os períodos de crise também surgem ótimas oportunidades de novos negócios, e mais do que nunca, elas precisam ser bem aproveitas quando encontradas, seja qual for o mercado.

Em geral, as crises podem ser vistas como bolas de neve, onde no menor movimento contrário do mercado, grandes empresas começam a cortar custos, e milhões de trabalhadores perdem seus empregos do dia pra noite. Á partir deste ponto, toda a economia começa a sentir o reflexo, e mesmo as empresas menores passam a sofrer com a avalanche que segue fazendo vitimas pelo caminho.

Porém, como já disse anteriormente, crises econômicas também escondem oportunidades, e o empreendedorismo é uma delas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 Bons Motivos para Empreendermos, mesmo enfrentando um período de crise. Não estou dizendo pra ninguém abandonar o emprego e sair correndo pra abrir seu próprio negócio (há menos que tenha sido planejado), afinal de contas, empreender é algo incerto, onde não existe fórmula mágica do sucesso, imagine então em um cenário tão complicado como o atual. Mesmo assim, empreender pode ser visto como uma interessante alternativa para não depender mais apenas da próxima lista de cortes da empresa.


Confira nossa lista de motivos e ganhe coragem pra sair do Stand By:



1 – CRISES NÃO SÃO ETERNAS
Mesmo não conseguindo ver agora um fim na crise econômica atual, uma coisa é certa, ela não vai durar para sempre! Por mais que alguns duvidem, crises são passageiras, e aqui no Brasil alguns especialistas já apontam que a nossa deverá terminar em no máximo 2 anos, quando o mercado voltará a ficar aquecido.  Sendo assim, empreender neste momento pode não ser uma loucura completa, visto que o período de maturação do seu negócio tem mais ou menos este mesmo período.


2 – MENOS CONCORRÊNCIA
Da mesma forma que você tem receio em partir para o empreendedorismo ou investir mais no seu negócio neste momento, outros empresários também cultivam este sentimento. Sendo assim, esta reação produz um cenário de menor concorrência, o que pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa, visto que em períodos de crise econômica as marcas evitam investir em lançamentos, campanhas publicitárias e novos posicionamentos de mercado, tudo como parte da estratégia do corte de custos. Esta pode ser uma boa hora para sua marca se mostrar forte e conquistar um consumidor que está atento a tudo que acontece de novo neste período.  


3 – CRISES PODEM SER BOAS PRA TESTAR SEU NEGÓCIO
Se uma marca consegue vencer em tempos de crise, é bem provável que ela consiga ainda mais sucesso quando o mercado voltar a aquecer. Pensando desta forma, o período de crise econômica pode ser interessante para o empreendedor “testar” seu modelo de negócio. Em geral, quando um negócio é criado com mercado “de bom humor”, a realidade da empresa tende a ser confusa, pois nem sempre os ventos vão estar a favor, e isto pode (acreditem) atrapalhar o futuro da empresa, caso o empreendedor não se prepare para os tempos ruins que certamente virão um dia. Porém, durante uma crise, o empreendedor já estará pronto para enfrentar os piores cenários possíveis, isso o manterá atento, organizado, motivado, e criativo para não sucumbir. O resultado deste caminho é que quando a “tempestade” passar, o negócio estará mais firme, mais completo, e com um Plano de Negócio melhor estruturado para alcançar o sucesso, seja com bom ou mau humor do mercado.


4 – AO FINAL DA CRISE
Quando a crise econômica chegar ao fim, e o mercado voltar a ficar aquecido, a tendência é que seu negócio aproveite estes bons ventos da melhor forma possível, e também cresça. A grande sacada desta estratégia, é que diferente de seus concorrentes que ainda estarão começando a esquentar “as máquinas” em busca de um caminho pós-crise, você e seu negócio já estarão prontos, e alinhados com a nova realidade do mercado. A experiência adquirida no período de crise vai lhe ajudar a destacar sua marca dos demais, mantendo a posição conquistada durante os períodos mais difíceis da crise enfrentada.


5 – SEJA OTIMISTA
Confesso que sou um otimista de carteirinha, e por isso não consigo enxergar apenas a metade vazia do copo, ainda que muitos neste momento estejam enxergando o copo todo vazio. Empreender é arriscar, sair da zona de conforto, e ir em busca da realização de um sonho. Ter o próprio negócio não é fácil, e em períodos de crise econômica a tarefa fica ainda mais complicada. Mas, afinal de contas, o empreendedor é um sonhador inveterado, e está acostumado a superar obstáculos em sua rotina, ser otimista e determinado faz parte do DNA empreendedor, e esse nem mesmo a crise pode tirar.


Dica Final: Vale à pena correr atrás do sonho de ter o próprio negócio, não deixe que o ceticismo e temor do mercado afugentem sua determinação e confiança.

O caminho pode ser complicado, mas com foco, muito planejamento e criatividade, empreender ainda é uma excelente oportunidade pra driblar a crise e realizar o sonho de ser seu próprio chefe!


Espero que este post tenha ajudado alguns de nossos leitores a encarar a crise com um olhar um pouco mais otimista, enxergando que por traz de tudo de ruim que tem acontecido com nosso país ainda existem oportunidades pra quem não tem medo de cara feia.


Um Grande Abraço e Vamos em Frente!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...