Caro
leitor,
Segundo
recentes pesquisas, mais de 3 Bilhões de pessoas estão diariamente conectadas a
internet pelo Mundo.
Seja
com o objetivo de realizar estudos, trabalhar, fazer compras, se entreter, ou
apenas manter-se informado sobre as noticias do dia a dia, milhões de pessoas adotaram
a internet como uma rotina quase tão comum como escovar os dentes pela manhã
(tem até aqueles que primeiro acessam o Facebook pra somente depois ir ao
banheiro). Com os avanços tecnológicos na telefonia móvel, quando a operadora
permite, ficamos conectados praticamente 24 horas por dia, e sempre dispostos a
curtir, comentar e compartilhar conteúdos que entendamos como interessantes.
Neste
cenário tão impactante, tornou-se quase impossível uma empresa desenvolver
ações de marketing sem a presença de um Plano de Marketing Digital para a
marca. Pra quem imaginava que o marketing digital poderia ser
utilizado apenas por empresas ligadas ao e-commerce, ou somente aquelas que
possuem um posicionamento mais “descolado”, muito se engana, pois hoje em dia
existem empresas tradicionais dos mais diversos segmentos que investem pesado para
colher os ótimos frutos de um bom Plano de Marketing Digital. Basta
dar uma olhada pelo seu bairro mesmo, e você poderá encontrar com facilidade a
padaria que tem uma Fan Page, o mercadinho com perfil no Twitter, o bar com
vídeos no Youtube, entre outros... É claro que um Plano de Marketing Digital
é muito mais que uma conta em Redes Sociais, mas este já é um bom
começo.
Em
resumo, o Marketing Digital é um conjunto de ações voltadas para a web,
podendo (e devendo) ser utilizadas por todo e qualquer tamanho de empresa e
segmento de mercado, além de profissionais liberais. Os principais objetivos
para a implantação de um Plano de Marketing Digital são:
Vender, Interagir, Fortalecer a imagem da empresa perante o mercado, formar
opinião e atrair a atenção do público alvo para uma ideia, produto ou serviço. Devido
o baixo custo de investimento para a implantação das ações, a web tem se
tornado uma plataforma cada vez mais acessível e bem sucedida para empresas
expandirem seus públicos e negócios. Mesmo assim, muitos profissionais e
empresas ainda não sabem por onde começar um eficiente Plano de Marketing Digital,
e acabam por muitas vezes cometendo erros e produzindo uma imagem negativa da
empresa no mercado, como disse anteriormente, não basta criar uma Fan Page ou
perfil no Instagram, a questão é muito mais ampla.
Pensando
nisso, decidi elaborar aqui no blog uma lista com 12 Dicas práticas para
auxiliar novos empreendedores e profissionais do mercado a implantar em suas
empresas um eficiente Plano de Marketing Digital. O
objetivo deste “Mini Manual” é fazer com que qualquer pessoa consiga implantar
um plano consistente, criativo e bem sucedido sem grandes problemas ou
dificuldades.
Confira
as Dicas abaixo e comece hoje mesmo a planejar as ações para sua marca:
1
– QUEM VOCÊ É?
Antes
de sair criando perfis e publicando comentários nas Redes Sociais, faça uma
profunda análise do posicionamento e politica de sua empresa. Entenda quem você
é, quais são seus públicos alvo, o que você tem a oferecer de melhor ao seu
público e como você pode atender com satisfação seus clientes. Com base nestas
informações você terá uma imagem construída, e saberá exatamente como levar sua
mensagem e interagir com seu consumidor e potenciais clientes. O outro
beneficio desta analise é que podemos identificar problemas no Plano de
Negócio, e ainda a tempo corrigi-los.
2
– QUEM É SEU PÚBLICO?
Continue
olhando para “dentro de si”, e agora faça uma análise sobre o seu público alvo.
Identifique quem são as pessoas que você deseja e precisa atingir para
apresentar seu produto e/ou serviço. Entenda quem é o seu mercado potencial, os
hábitos e perfis destes consumidores na web, desta forma você terá maior
sucesso no momento da prospecção, otimizando tempo, recursos, e evitando
incomodar pessoas que não estejam alinhadas aos objetivos e posicionamento da
empresa.
3
– ONDE O SEU PÚBLICO ESTÁ?
Com
base nas informações analisadas, chegou a hora de encontrar o seu público alvo.
Faça uma pesquisa e análise sobre as ferramentas e plataformas digitais onde o
seu atual e futuro cliente está. Saber onde encontrar seus consumidores é
essencial para a construção de um Plano Estratégico, pois como veremos a
seguir, para cada plataforma existe um tipo de comunicação a ser aplicada. Neste
ponto vale à pena um breve estudo de mercado, inclusive com a possibilidade de
uma pesquisa com os consumidores.
Agora
que você já tem um estudo bem definido a respeito da imagem da sua empresa,
público alvo, e plataformas onde ele está, chegou o momento de definir a forma de
comunicação que você utilizará para interagir e persuadia-los. Como disse
anteriormente, cada ferramenta da web possui uma característica que a
diferencia das demais, motivo este que faz as pessoas terem seu perfil nela.
Por exemplo, no Twitter, geralmente as pessoas buscam por informações rápidas,
claras e objetivas, por isso, seja sucinto, e não utilize todo o limite dos 140
caracteres, por incrível que pareça, em alguns momentos eles podem ser demais. Já
no Facebook, as pessoas são mais motivadas a comentar e compartilhar, neste
caso as imagens falam mais do que palavras, tenha isso em mente e evite apenas
textos e links de acesso. Em um blog o interessante é transmitir conhecimento e
experiências, aproveite o espaço aberto e dedique-se a informar seus
consumidores com conteúdo exclusivo, opinativo e diferenciado. Enfim,
independente da plataforma que será utilizada, é importante ressaltar que a
empresa deve utilizar as Redes Sociais como uma forma de
comunicação e interação com seus clientes, uma via de mão dupla, e não apenas
de venda, este não pode ser seu objetivo principal, pois ele ocorrerá
naturalmente pelo bom trabalho desenvolvido.
5
– DEFINA OBJETIVOS PARA CADA FERRAMENTA
Com
as ferramentas e conteúdos definidos, coloque no papel os objetivos que cada
plataforma terá de atingir. Não estou me referindo a objetivos quantitativos, e
sim qualitativos, pois como sabemos, nem sempre o número de seguidores ou fãs
de uma marca nas Redes Sociais representa o poder dela em informar e persuadir. Tenha
em mente que cada um dos perfis criados terá um objetivo a conquistar, seja o
de funcionar como um SAC, como uma plataforma de venda, interações,
entretenimento, etc... Defina os objetivos e trace o plano para atingi-los com
eficiência.
6
– OFEREÇA FORMATOS COMPATÍVEIS
É
cada vez mais representativo o número de pessoas que acessam Redes
Sociais e plataformas da web pelo celular. Por isso, é fundamental que
sua marca esteja plenamente alinhada em ambos os sistemas. Por exemplo, muitos
sites e blogs possuem um layout maravilhoso quando acessamos pelo computador,
mas quando esse acesso é realizado pelo celular ele acaba sendo incompatível e
impede que o consumidor possa visualizar todas as informações e conteúdo da
empresa. Hoje em dia, tanto sites quanto blogs (mesmo os gratuitos) já possuem
ferramentas que possibilitam essa configuração de compatibilidade. Não deixe de
fazer a atualização caso ainda não tenha realizado, pois você pode estar
perdendo clientes preciosos.
7
– CRIE UM MÉTODO DE MENSURAR OS RESULTADOS
Crie
uma forma eficiente de mensurar os resultados obtidos com as ações de seu Plano
de Marketing Digital. Atualmente já existem diversas ferramentas e
programas que realizam este trabalho de forma gratuita ou paga, faça uma breve
pesquisa e escolha aquele que se enquadra melhor em suas necessidades e
objetivos. O importante neste caso é ter um formato consistente de medir a
quantidade e a qualidade do que vem sendo produzido e comentado a respeito de
sua marca na web.
8
– EQUIPE PROFISSIONAL
Apesar
das Redes
Sociais estarem presentes na nossa rotina pessoal, nem sempre aquele
seu funcionário mais “moderninho” será o melhor profissional para gerenciar a
conta da sua marca na web. Tenha em mente que você precisa de uma equipe
qualificada e focada 100% neste trabalho, não adianta tratar o Plano
de Marketing Digital como um supérfluo de comunicação, ele precisa de
atenção e empenho para produzir resultados satisfatórios. Caso sua equipe não
possua profissionais qualificados para esta função full time, invista na
qualificação da equipe ou na contratação de uma agencia digital para gerenciar
suas atividades de forma eficiente. Vale ressaltar, não encare as Redes
Sociais como uma brincadeira, elas podem ser o caminho para o sucesso
ou para o fracasso do seu negócio.
9
– CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ
Diferente
dos perfis pessoais onde expomos nossas opiniões mais polêmicas e
extrovertidas, o perfil institucional da sua empresa não deve ser utilizado
para falar de assuntos que não estejam alinhados ao seu posicionamento,
objetivos e público alvo. Por exemplo, não vale a pena entrar em discussões
sobre futebol, novelas, etc... Não queira falar pra atrair volume de
seguidores, pense sempre na qualidade do que você esta atraindo para sua
empresa na web. Tenha em mente que tudo que você postar estará disponível pela
“eternidade” e pode se tornar a “foto” da sua marca (para o bem e para o mal),
por isso, tenha cuidado, atenção e objetivo em tudo que for dito. Sua marca tem
uma imagem a zelar, evite conflitos com consumidores, tenha uma posição ética e
respeitável, e jamais deixe uma pergunta ou contato sem a devida resposta. O
resultado desse trabalho será conquistar a admiração de seus clientes e do
mercado.
10
– TENHA UM CRONOGRAMA
Defina
datas, períodos, frequência e volume de inserções em seu Plano de Marketing Digital. Evite
deixa-lo sem datas estipuladas, pois este é um passo perigoso que pode
construir uma imagem desleixada a respeito de sua marca, além de aumentar
potencialmente a perda de novos negócios. Além disso, o cronograma ajudará na
organização de sua equipe, permitindo que o tempo seja otimizado e mais
produtivo.
11
– OLHE A CONCORRÊNCIA
Fique
atento ao que a sua concorrência esta fazendo na web, e como eles interagem com
o mercado. Olhar como o “vizinho” se porta é uma boa alternativa para que você
entenda mais de perto como deve funcionar seu posicionamento nas plataformas.
Faça uma análise e aproveite este conhecimento para inserir em sua marca. Vale
ressaltar que não estou dizendo para você fazer uma cópia do seu concorrente, e
sim para avaliar como o seu posicionamento pode ser melhorado com base nos
acertos e erros que ele possui. Como uma dica especial, tente olhar as grandes
marcas do mercado, e seja criativo para se reinventar quando for preciso. Só
não vale criar uma imagem de quem você não é...
12
– TENHA PACIÊNCIA
Os
resultados de um Plano de Marketing Digital não surgem da noite para o dia,
contrariando o que muitos acham. Não é porque um vídeo engraçado “bombou” na
última semana que você deve investir nisso, mais uma vez saliento, o importante
é a qualidade de interação, e não a quantidade. Um Plano de Marketing Digital
bem sucedido é resultado de muito trabalho, dedicação, profissionalismo e
criatividade. Esqueça as fórmulas mágicas e esteja pronto para colocar a mão na
massa. Com algum investimento em ações patrocinadas, divulgação para o público
certo e principalmente bom conteúdo, tenha certeza que seu resultado será muito
satisfatório.
Espero
que esta matéria possa ajudar muitos de nossos leitores a montar um bom Plano
de Marketing Digital para suas empresas. Afinal de contas, a internet é
o presente e o futuro, e estar bem preparado para ela vai fazer toda a
diferença para o seu negócio.
Um Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
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