Pular para o conteúdo principal

10 Passos para Reinventar sua Marca




Caro leitor,



Reinventar uma Marca não é um processo simples, ainda mais quando falamos de uma marca que já possui identidade consolidada e clientes fiéis. O empreendedor que optar em algum momento de seu negócio por este passo precisará ter em mente que se trata de um projeto a longo prazo, e que disciplina  e foco serão essenciais para que esta seja uma ação bem sucedida em todos os sentidos.

Antes de falarmos sobre os importantes passos para a Reinvenção de uma Marca, é fundamental discutirmos a respeito dos motivos que levam o empreendedor a decidir por esta alternativa para salvar seu negócio. Diferente do que muitos acreditam, nem sempre a queda nas vendas representa a necessidade de Reinventar uma Marca, pois o resultado negativo no faturamento pode não ser efeito da marca ou posicionamento de mercado, e sim de diversos outros fatores como estratégia comercial e marketing que podem não estar sendo aplicados corretamente pela empresa. Por isso, é fundamental que o empreendedor faça uma profunda análise de seu Plano de Negócio e Estudo de Mercado antes de enveredar pela possibilidade de uma completa mudança em sua marca, afinal de contas, este é um processo longo, desgastante e sem volta.

Em geral, os principais motivos que levam a necessidade de Reinventar uma marca são:

  • Marca posicionada em um mercado saturado e sem potencial de segmentação.
  • Marca pouco atraente perante os concorrentes diretos.
  • Falta de diferenciais para o mercado.
  • Falhas no Plano de Negócio.
  • Necessidade de migração da marca para um novo mercado mais abrangente ou para um nicho mais adequado.

Além de ser um processo longo e trabalhoso, a Reinvenção de uma Marca não é garantia de que o novo negócio será um sucesso, afinal de contas, empreendedorismo não uma ciência exata. Porém, seguir os passos que destacamos nesta lista, com certeza, lhe ajudará a construir um projeto de reinvenção bem estruturado, planejado e com ótimas chances de que alcance o resultado esperado, evitando os erros cometidos no passado. 




Confira nossa lista e comece a planejar a Reinvenção de sua Marca:

1 – ESTUDAR ANTIGO PLANO DE NEGÓCIO
Pegue seu atual Plano de Negócio e faça uma profunda análise com o objetivo de identificar os pontos problemáticos. Em muitos casos, os erros encontrados estão ligados ao posicionamento da empresa não condizer com o produto e público alvo que ele se destina. Outra possibilidade muito comum é quando a empresa não esta compatível com o praticado pelos concorrentes, seja pelo preço, produtos e/ou serviços ofertados, localização, estratégia comercial, etc... Se todos estes pontos estiverem em desacordo, definitivamente chegou a hora de Reinventar sua Marca.


2 – DEFINIR PÚBLICO ALVO
Identificar as oportunidades presentes em novos nichos para a migração de sua marca, mas, caso tenha o objetivo de permanecer no mesmo mercado, o importante é entender melhor as caraterísticas dos consumidores deste segmento, podendo trabalhar de forma mais alinhada a atender as necessidades e desejos de consumo deste público alvo. Reinventar não precisa ser uma completa mudança de tudo, mas sim uma relevante melhora daquilo que não estava funcionando como deveria.


3 – PESQUISA DE MERCADO
Conheça melhor o novo mercado (ou atual mercado) em que esta investindo. Não tenha preguiça de visitar os concorrentes, comprar produtos, entrevistar consumidores, fazer testes e pesquisar sobre os diferenciais que essas marcas possuem e as tornam destaque no segmento. Identifique como a concorrência atua, conheça os principais atrativos que fazem delas a opção mais confiável de seus consumidores, e seja criativo para eliminar seus pontos fracos, e melhorar seus pontos fortes para ser imbatível. Acredite, é fundamental que sempre estejamos atentos ao que a concorrência desenvolve, pois da mesma forma com que melhoramos nossos produtos e serviços, eles também querem o mesmo objetivo, e estão de olho em você. Não seja BURRO de achar que você não precisa melhorar! Como dica para meus clientes, peço que eles realizem um novo estudo de mercado a cada 6 meses, afinal de contas, novas empresas são criadas todos os dias, além das novas tecnologias, produtos novos, mudanças nos hábitos de consumo, e outros fatores que podem fazer você em poucos dias deixar de ser o melhor e se tornar completamente obsoleto.


4 – NOVO PLANO DE NEGÓCIO
Com base nas informações levantadas nos passos anteriores, é chegada a hora de Reinventar sua Marca. Ainda que você tenha decidido se manter atuando para o mesmo mercado e público alvo da marca “falecida”, com certeza, você chegou neste ponto agora com uma nova visão a respeito de sua marca e mercado, e possui um Plano de Negócio bem diferente do que tinha anteriormente. Elabore seu novo plano deixando claro: Quem é esta nova marca... O que ela tem a oferecer de diferente... Para quem... Etc. Tenha atenção extra para as novas estratégias comerciais e de marketing, pois será necessário desenvolver novos materiais de comunicação, formatos de prospecção, entre outros que vão lhe consumir tempo e criatividade. Apesar de ser um trabalho árduo, é fundamental que seu novo Plano de Negócio seja bem detalhado, e vá de encontro as suas características e perfil. Lembre-se: Se adequar ao mercado não quer dizer que você precisa deixar de ser quem você definiu como marca.


5 – CRIAR IDENTIDADE VISUAL
Construa sua nova identidade visual baseada nos conceitos, politicas e valores que utilizou em seu Plano de Negócio. Caso não tenha em sua equipe profissionais que possam realizar este trabalho com qualidade, entre em contato com empresas especializadas neste tipo de serviço. Não caia na armadilha de criar um logo e comunicação visual amador com o objetivo de refazer no futuro quando as finanças melhorarem, isso pode custar caro para a aquisição de novos clientes, ainda mais quando ainda se esta iniciando uma nova marca. Invista neste ponto, tenha uma comunicação visual altamente profissional, pois isso agrega valor a marca e eleva seu nível de credibilidade na conquista de uma nova carteira de clientes.


6 – CRIAR NOVO SITE
Hoje em dia não dá pra pensar em criar uma empresa ou marca sem a presença da mesma na web. A criação de um site oficial para a marca é passo fundamental para o crescimento e consolidação do novo negócio. A internet tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, ainda mais quando buscamos por algum produto ou serviço para aquisição. Procurar por uma marca na web e não encontra-la é como se ela não existisse. Por isso, invista na criação de um site institucional que atenda suas necessidades e características, pois ele pode ser o seu principal canal de conquista de novos clientes no começo do negócio. Da mesma forma como na comunicação visual, contrate uma equipe especializada para a realização do serviço, isso evitará possíveis transtornos e problemas, principalmente avaliando que um site ruim pode ser a primeira e possivelmente a única imagem que o consumidor terá sobre sua marca.


7 – INFORMAR SOBRE O “ÓBITO”
Com tudo pronto e engatilhado para o lançamento da nova marca, é hora de anunciar ao mercado o “falecimento” da sua antiga. Anunciar de forma oficial ao mercado e consumidores sobre o fim das atividades é fundamental, pois isso elimina a possibilidade de especulações e falsas noticias a respeito do empreendedor e seu negócio. Além disso, você não pode desconsiderar o fato de seus clientes que não encontrarão mais a marca no mercado, e podem acabar migrando para a concorrência ao invés de te seguir no novo produto ou/e serviço criado. Mais do que uma oportunidade de mídia, a comunicação oficial com o mercado é uma oportunidade relevante de fidelizar clientes e conquistar novos consumidores.


8 – INVESTIR EM MARKETING
Desenvolver um Plano de Marketing convencional e Digital, além de ações de comunicação para realizar a divulgação da nova marca e prospecção de clientes. A produção de uma campanha de marketing é fundamental em todos os períodos da vida de uma marca, mas no lançamento em especifico, este tipo de ação se torna primordial, devido à necessidade de tornar pública e valorizada a novidade que chega ao mercado. Para a produção da campanha, seja ela convencional ou digital, é essencial a contratação de uma equipe de profissionais qualificados para a execução do projeto, pois eles possuem as ferramentas adequadas para a implantação de um projeto alinhado aos seus objetivos e características, otimizando tempo, verba, e atingindo os resultados  estimados.
Neste caso, o interessante é contar com a consultoria de profissionais especializados que tenham experiência e conhecimento para ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões no Plano de Marketing. Para isso, vale à pena entrar em contato com nossa equipe de consultores (Olha o Merchan, rs) e conhecer os serviços que prestamos e a diferença que podemos fazer para o seu negócio. Saiba mais no nosso site oficial:


9 – APROVEITAR A REDE DE CONTATOS
Caso seja possível, o empreendedor pode (e deve) utilizar a rede de contatos estabelecida na antiga marca para realizar a divulgação inicial da nova. Desde e-mails marketing, até divulgação nos perfis em Redes Sociais, toda ação neste sentido é válida para informar e atrair antigos clientes para o novo negócio. Para que a ação seja bem recebida pelo público, é fundamental que a mensagem informe a respeito da migração da marca, assim evitará que o consumidor se sinta “invadido” pela comunicação de uma marca que ele ainda não conhece.


10 – FOCO E DETERMINAÇÃO
Conforme venho falando ao longo desta matéria, Reinventar uma Marca não é um processo simples, muito pelo contrário, por isso, o empreendedor precisa estar disposto e focado para se preciso começar tudo do zero, levando na bagagem apenas o conhecimento e experiência do passado.
Reinventar uma Marca não é sinal de fracasso, mas de flexibilidade, característica essencial para um empreendedor nos tempos modernos. Tenha em mente que ao longo da história inúmeros personagens que hoje são histórias de sucesso do empreendedorismo também já precisaram se reinventar, e até por isso alcançaram o sucesso em suas carreiras.



Portanto, esta também pode ser a sua história um dia... Alguém duvida?


Um Grande Abraço e Muito Sucesso!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...