Caro
leitor,
Reinventar
uma Marca não é um processo simples, ainda mais quando
falamos de uma marca que já possui identidade consolidada e clientes fiéis. O
empreendedor que optar em algum momento de seu negócio por este passo precisará
ter em mente que se trata de um projeto a longo prazo, e que disciplina e foco serão essenciais para que esta seja
uma ação bem sucedida em todos os sentidos.
Antes
de falarmos sobre os importantes passos para a Reinvenção de uma Marca, é
fundamental discutirmos a respeito dos motivos que levam o empreendedor a
decidir por esta alternativa para salvar seu negócio. Diferente do que muitos
acreditam, nem sempre a queda nas vendas representa a necessidade de Reinventar
uma Marca, pois o resultado negativo no faturamento pode não ser efeito
da marca ou posicionamento de mercado, e sim de diversos outros fatores como
estratégia comercial e marketing que podem não estar sendo aplicados
corretamente pela empresa. Por isso, é fundamental que o empreendedor faça uma
profunda análise de seu Plano de Negócio e Estudo
de Mercado antes de enveredar pela possibilidade de uma completa
mudança em sua marca, afinal de contas, este é um processo longo, desgastante e
sem volta.
Em
geral, os principais motivos que levam a necessidade de Reinventar uma marca
são:
- Marca posicionada em um mercado saturado e sem potencial de segmentação.
- Marca pouco atraente perante os concorrentes diretos.
- Falta de diferenciais para o mercado.
- Falhas no Plano de Negócio.
- Necessidade de migração da marca para um novo mercado mais abrangente ou para um nicho mais adequado.
Além
de ser um processo longo e trabalhoso, a Reinvenção de uma Marca não é
garantia de que o novo negócio será um sucesso, afinal de contas,
empreendedorismo não uma ciência exata. Porém, seguir os passos que destacamos
nesta lista, com certeza, lhe ajudará a construir um projeto de reinvenção bem
estruturado, planejado e com ótimas chances de que alcance o resultado esperado,
evitando os erros cometidos no passado.
Confira
nossa lista e comece a planejar a Reinvenção de sua Marca:
1 – ESTUDAR ANTIGO PLANO DE NEGÓCIO
Pegue
seu atual Plano de Negócio e faça uma profunda análise com o objetivo de
identificar os pontos problemáticos. Em muitos casos, os erros encontrados
estão ligados ao posicionamento da empresa não condizer com o produto e público
alvo que ele se destina. Outra possibilidade muito comum é quando a empresa não
esta compatível com o praticado pelos concorrentes, seja pelo preço, produtos
e/ou serviços ofertados, localização, estratégia comercial, etc... Se todos
estes pontos estiverem em desacordo, definitivamente chegou a hora de Reinventar
sua Marca.
2 – DEFINIR PÚBLICO ALVO
Identificar
as oportunidades presentes em novos nichos para a migração de sua marca, mas,
caso tenha o objetivo de permanecer no mesmo mercado, o importante é entender
melhor as caraterísticas dos consumidores deste segmento, podendo trabalhar de
forma mais alinhada a atender as necessidades e desejos de consumo deste
público alvo. Reinventar não precisa ser uma completa mudança de tudo, mas sim
uma relevante melhora daquilo que não estava funcionando como deveria.
3 – PESQUISA DE MERCADO
Conheça
melhor o novo mercado (ou atual mercado) em que esta investindo. Não tenha
preguiça de visitar os concorrentes, comprar produtos, entrevistar
consumidores, fazer testes e pesquisar sobre os diferenciais que essas marcas
possuem e as tornam destaque no segmento. Identifique como a concorrência atua,
conheça os principais atrativos que fazem delas a opção mais confiável de seus
consumidores, e seja criativo para eliminar seus pontos fracos, e melhorar seus
pontos fortes para ser imbatível. Acredite, é fundamental que sempre estejamos
atentos ao que a concorrência desenvolve, pois da mesma forma com que
melhoramos nossos produtos e serviços, eles também querem o mesmo objetivo, e
estão de olho em você. Não seja BURRO de achar que você não precisa
melhorar! Como dica para meus clientes, peço que eles realizem um novo
estudo de mercado a cada 6 meses, afinal de contas, novas empresas são criadas
todos os dias, além das novas tecnologias, produtos novos, mudanças nos hábitos
de consumo, e outros fatores que podem fazer você em poucos dias deixar de ser
o melhor e se tornar completamente obsoleto.
4 – NOVO PLANO DE NEGÓCIO
Com
base nas informações levantadas nos passos anteriores, é chegada a hora de Reinventar
sua Marca. Ainda que você tenha decidido se manter atuando para o mesmo
mercado e público alvo da marca “falecida”, com certeza, você chegou neste
ponto agora com uma nova visão a respeito de sua marca e mercado, e possui um Plano
de Negócio bem diferente do que tinha anteriormente. Elabore seu novo
plano deixando claro: Quem é esta nova marca... O que ela tem a oferecer de
diferente... Para quem... Etc. Tenha atenção extra para as novas estratégias
comerciais e de marketing, pois será necessário desenvolver novos materiais de
comunicação, formatos de prospecção, entre outros que vão lhe consumir tempo e
criatividade. Apesar de ser um trabalho árduo, é fundamental que seu novo Plano
de Negócio seja bem detalhado, e vá de encontro as suas características
e perfil. Lembre-se: Se adequar ao mercado não quer dizer que você precisa
deixar de ser quem você definiu como marca.
5 – CRIAR IDENTIDADE VISUAL
Construa
sua nova identidade visual baseada nos conceitos, politicas e valores que
utilizou em seu Plano de Negócio. Caso não tenha em sua equipe profissionais
que possam realizar este trabalho com qualidade, entre em contato com empresas
especializadas neste tipo de serviço. Não caia na armadilha de criar um logo e
comunicação visual amador com o objetivo de refazer no futuro quando as
finanças melhorarem, isso pode custar caro para a aquisição de novos clientes,
ainda mais quando ainda se esta iniciando uma nova marca. Invista neste ponto,
tenha uma comunicação visual altamente profissional, pois isso agrega valor a
marca e eleva seu nível de credibilidade na conquista de uma nova carteira de
clientes.
6 – CRIAR NOVO SITE
Hoje
em dia não dá pra pensar em criar uma empresa ou marca sem a presença da mesma
na web. A criação de um site oficial para a marca é passo fundamental para o
crescimento e consolidação do novo negócio. A internet tem se tornado cada vez
mais presente em nossas vidas, ainda mais quando buscamos por algum produto ou
serviço para aquisição. Procurar por uma marca na web e não encontra-la é como
se ela não existisse. Por isso, invista na criação de um site institucional que
atenda suas necessidades e características, pois ele pode ser o seu principal
canal de conquista de novos clientes no começo do negócio. Da mesma forma como
na comunicação visual, contrate uma equipe especializada para a realização do
serviço, isso evitará possíveis transtornos e problemas, principalmente
avaliando que um site ruim pode ser a primeira e possivelmente a única imagem
que o consumidor terá sobre sua marca.
7 – INFORMAR SOBRE O “ÓBITO”
Com tudo pronto e engatilhado para o lançamento da
nova marca, é hora de anunciar ao mercado o “falecimento” da sua antiga.
Anunciar de forma oficial ao mercado e consumidores sobre o fim das atividades
é fundamental, pois isso elimina a possibilidade de especulações e falsas
noticias a respeito do empreendedor e seu negócio. Além disso, você não pode
desconsiderar o fato de seus clientes que não encontrarão mais a marca no
mercado, e podem acabar migrando para a concorrência ao invés de te seguir no
novo produto ou/e serviço criado. Mais do que uma oportunidade de mídia, a
comunicação oficial com o mercado é uma oportunidade relevante de fidelizar
clientes e conquistar novos consumidores.
8 – INVESTIR EM MARKETING
Desenvolver um Plano de Marketing convencional e Digital, além de ações de
comunicação para realizar a divulgação da nova marca e prospecção de clientes.
A produção de uma campanha de marketing é fundamental em todos os períodos da
vida de uma marca, mas no lançamento em especifico, este tipo de ação se torna
primordial, devido à necessidade de tornar pública e valorizada a novidade que
chega ao mercado. Para a produção da campanha, seja ela convencional ou
digital, é essencial a contratação de uma equipe de profissionais qualificados para
a execução do projeto, pois eles possuem as ferramentas adequadas para a
implantação de um projeto alinhado aos seus objetivos e características,
otimizando tempo, verba, e atingindo os resultados estimados.
Neste caso, o interessante é contar com a
consultoria de profissionais especializados que tenham experiência e
conhecimento para ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões no Plano de Marketing. Para isso, vale
à pena entrar em contato com nossa equipe de consultores (Olha o Merchan, rs) e
conhecer os serviços que prestamos e a diferença que podemos fazer para o seu
negócio. Saiba mais no nosso site oficial:
9 – APROVEITAR A REDE DE CONTATOS
Caso seja possível, o empreendedor pode (e deve)
utilizar a rede de contatos estabelecida na antiga marca para realizar a
divulgação inicial da nova. Desde e-mails marketing, até divulgação nos perfis
em Redes Sociais, toda ação neste sentido é válida para informar e atrair
antigos clientes para o novo negócio. Para que a ação seja bem recebida pelo
público, é fundamental que a mensagem informe a respeito da migração da marca,
assim evitará que o consumidor se sinta “invadido” pela comunicação de uma
marca que ele ainda não conhece.
10 – FOCO E DETERMINAÇÃO
Conforme
venho falando ao longo desta matéria, Reinventar uma Marca não é um
processo simples, muito pelo contrário, por isso, o empreendedor precisa estar
disposto e focado para se preciso começar tudo do zero, levando na bagagem
apenas o conhecimento e experiência do passado.
Reinventar
uma Marca não é sinal de fracasso, mas de
flexibilidade, característica essencial para um empreendedor nos tempos
modernos. Tenha em mente que ao longo da história inúmeros personagens que hoje
são histórias de sucesso do empreendedorismo também já precisaram se
reinventar, e até por isso alcançaram o sucesso em suas carreiras.
Portanto,
esta também pode ser a sua história um dia... Alguém duvida?
Um Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
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#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
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