Caro leitor,
Confesso que filmes
que retratam assuntos relacionados ao universo dos negócios e empreendedores de
sucesso pouco tem me inspirado nos últimos anos. Sinceramente, não sou um grande
fã daqueles clichês sobre nunca desista dos seus sonhos, trabalhe 25 horas por
dia e trate seus funcionários e família como desconhecidos. Não trabalho desta
forma, não ajo desta forma, e por isso, entendo que este perfil NUNCA me levará
ao sucesso.
Sendo assim, acabei
sendo um tanto relutante para assistir o filme CHEF, mesmo este contendo
um bom numero de elogios e comentários sobre seu conteúdo. Enfim, após muita
reflexão, em uma noite de pouco sono acabei perambulando pelo Netflix
e encontrei o filme como um dos grandes atrativos do site. Acho que foi um
sinal...
Comecei a assistir
o filme, e para minha grata surpresa me vi diante de um dos melhores filmes
sobre empreendedorismo e marketing que já tive a oportunidade de assistir em
toda minha vida. Mais do que uma aula que todo empreendedor deve assistir, o
filme é bem humorado, dinâmico, divertido e com uma linguagem clara que mostra
a realidade do dia a dia de muitos novos empreendedores pelo Mundo. Ou seja, no
final das contas foram duas horas de excelente conteúdo e ótimo entretenimento.
Alguns dos pontos
que mais me chamaram a atenção ao longo do filme, foi a forma dinâmica e
didática como o autor e roteiristas trabalharam a questão do poder das Redes
Sociais, a velocidade da "viralização" de conteúdo e a forte influencia
que plataformas como os blogs exercem atualmente sobre a formação de opinião
das pessoas. O tema foi tratado com incrível acerto, e mostrou com perfeição
que a mesma ferramenta que cria heróis, também pode criar vilões se não usada
adequadamente. Ao longo do filme, as Redes Sociais se tornam parte integrante
de um bem sucedido Plano de Marketing Digital, que acaba permeando toda a
trajetória dos personagens principais durante a estória.
Mais do que falar
apenas de boa comida e excelentes estratégias de Marketing Digital, o filme
também apresenta situações muito comuns a todo e qualquer profissional e/ou
empreendedor, principalmente quando falamos de pessoas que ainda estão confusas
quanto ao momento certo de abrir mão da zona de conforto do emprego e se jogar
no universo do empreendedorismo. Além disso, o filme também lida de forma
discreta e inteligente sobre temas como: Buscar a todo instante a paixão pelo o
que se faz, manter a ética profissional, foco na satisfação do cliente,
diversificar o negócio quando necessário, manter a mente aberta para novidades
e mudanças, e conseguir entender quando é a hora de abandonar uma idéia, ou
insistir em algo que inicialmente não parece tão promissor.
Curiosamente, o
filme vem de encontro com duas situações atuais em nosso país. A primeira delas
é o relevante aumento de pessoas que, segundo pesquisas, demonstram interesse
em abrir seu próprio negócio em um futuro próximo, apresentando assim um sinal
de que o brasileiro esta cada vez mais motivado ao empreendedorismo. A segunda
situação, é a febre dos "Food Trucks" que se espalham pelo Brasil.
Não dá pra assistir o filme e não fazer um rápido comparativo com o cenário que
muitos empreendedores tem investido neste momento.
Outro ponto curioso
que o filme deixa como pano de fundo para refletirmos, é que o personagem
principal não buscava apenas o ganho financeiro em seu novo negócio, pois isso
ele já tinha em seu emprego anterior. Na verdade, a maior busca esta
relacionada a qualidade de vida, liberdade de criação, flexibilidade de horário
de trabalho, e ser dono do seu próprio destino profissional, pontos estes que
se tornam cada vez mais atraentes para quem esta no caminho de abrir seu
próprio negócio.
A seguir fiz uma
breve relação de alguns momentos do filme que merecem sua maior atenção, pois
considero estes como uma espécie de curso intensivo para quem esta no caminho
do empreendedorismo:
1 - Você Não Vai
Começar Por Cima
Por mais que este
seja quase um clichê do empreendedorismo, se trata de uma grande realidade.
Nenhuma escada se começa pelo ultimo degrau, então, se prepare para colocar a
mão na massa e construir sua história de sucesso degrau por degrau. Nesta parte
do filme, o personagem principal recebe o trailer que lhe foi prometido para
iniciar o negócio. Diferente do que ele esperava, o caminhão chega todo sujo,
repleto de problemas e prometendo muito trabalho e suor para conseguir se
tornar realidade.
2 - Colocar a Mão
na Massa SEMPRE
Ser um empreendedor
não significa apenas contratar pessoas e dar ordens, muito pelo contrário, a
maior parte do trabalho duro será feito por você, pelo menos no começo. No
filme, o Chef precisa colocar a mão na massa para fazer a limpeza do trailer,
as compras para a cozinha, a divulgação da marca, e ainda atender os clientes e
preparar as refeições. Enfim, não espere vida mole.
3 - Ajuda é Sempre
Bem-Vinda
Por mais que você
tenha tudo sobre seu controle, uma boa ajuda é sempre bem-vida, ainda mais
quando estamos iniciando um novo negócio. Neste ponto do filme, o Chef recebe a
ajuda do filho dele (que tinha apenas 10 anos de idade), e do ex-ajudante do
restaurante ao qual ele trabalhava. Todos desempenham papéis fundamentais para
o bom funcionamento do negócio.
4 - Atenção e
Respeito aos Clientes
Mesmo sendo mais um
clichê do mundo dos negócios, infelizmente muitas empresas não respeitam este
valor, e acabam perdendo clientes e principalmente o respeito e admiração deles
pela marca. No filme, o Chef tem uma preocupação digna com a qualidade do que
ele servirá, e com a satisfação de seus clientes. Em determinada cena, logo
quando eles iniciam a produção dos lanches, o Chef decide oferecer alguns
gratuitamente para operários que os ajudaram a colocar o fogão dentro do
trailer. Durante o preparo, um dos lanches acaba queimando na chapa, e quando
perguntando pelo filho o motivo de não servir aquele queimado aos operários,
visto que os mesmos estavam comendo de graça, o Chef responde ao menino e dá
uma verdadeira aula sobre empreendedorismo e foco no cliente. Não deixe de
prestar atenção nesta cena, vale muito a pena.
5 - Propaganda é a
Alma do Negócio
Apesar de não
acreditar 100% nesta frase, não podemos discutir que uma boa propaganda é
fundamental para o sucesso de uma marca, principalmente quando ela ainda é
desconhecida pelo público consumidor. No filme, o Chef e sua equipe tem atenção
redobrada nesta questão, e desenvolvem bem produzidas ações de Marketing
Digital, personalização do trailer e comunicação através de carro de som. Com
estas ações, em pouco tempo a marca cria uma forte identidade, atrai e fideliza
clientes, e se destaca no mercado, atraindo a atenção e novas oportunidades de
negócio.
Em resumo, o filme é
ótimo, surpreende e proporciona um excelente conteúdo para todos aqueles que
tem seu negócio próprio, ou que ainda buscam uma oportunidade de entrar no
universo do empreendedorismo.
O filme é altamente indicado para todos, minha única
contra indicação é quanto a assisti-lo se você estiver de dieta, neste caso vai
se tornar um péssimo negócio para a sua balança.
Fica a Dica, espero
que todos apreciem este filme da mesma forma como eu apreciei!
SINOPSE DO FILME:
Carl Casper (Jon
Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia
enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no
cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um
dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e
publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio
ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba
demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha
as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua
ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de
comida.
Fonte:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221413/
Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221413/trailer-19539223/
Aproveite para
deixar a sua opinião e sugestão de outros filmes sobre empreendedorismo que
você gosta.
E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
Deixe seu
comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para
que possamos oferecer um conteúdo cada
vez mais interessante para o seu dia a dia.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos