Caro leitor,
Calma, não vou
revelar os segredos de como são feitas a cebola e a costelinha marcas
registradas dessa rede australiana mundialmente conhecida e adorada por muitos.
O objetivo deste post é mostrar alguns dos segredos "fora do prato"
que fazem o Outback conquistar e fidelizar clientes em todo o mundo.
Confesso que sou um
apaixonado por este restaurante, e sempre que posso vou com minha noiva e
amigos até lá pra fazer um Hapy Hour, ou mesmo para um jantar mais descontraído
no final de semana... Sem dúvidas é uma ótima pedida em ambas situações!
Mais do que a
excelente comida comercializada pela rede, o Outback possui
diferenciais que o destacam de seus concorrentes diretos e indiretos, e se
tornam pontos importantes na hora do consumidor decidir onde vai almoçar,
jantar, comemorar um aniversário, um happy hour, ou simplesmente fazer uma
"boquinha".
Entre todos os
diferenciais "fora do prato" que a rede possui, o atendimento é sem
sombra de dúvidas o mais importante trabalhado pela marca. Este ponto é tão
essencial para o sucesso do Outback que ao seu redor são
produzidas ações que potencializam o prazer do cliente em visitar e retornar ao
restaurante, além de indicar aos amigos e conhecidos.
Depois de tantas
cebolas e costelinhas consumidas ao longo dos últimos anos, comecei a me
atentar ao processo de atendimento da rede como um todo, e percebi que mesmo de
forma inconsciente para nós, algumas pequenas ações e características da equipe
do restaurante acabam por criar um ambiente amplamente adequado para o cliente
se sentir como em casa, e assim manter seu consumo e rotina de visitas ao Outback.
Sendo assim, listei
5 pontos que considero como fatores essenciais para o sucesso da marca no
mercado, e que sinceramente, podem (e devem) ser utilizados como exemplo em
qualquer empresa, seja qual for o segmento de atuação. Confira a lista:
1 - ATENDIMENTO
PESSOAL
Logo quando o
cliente é levado até a respectiva mesa, o garçom ou garçonete que será
responsável pelo atendimento daquela mesa se identifica pelo nome e faz uma
cuidadosa apresentação do restaurante e cardápio para aqueles clientes que
ainda não conhecem o Outback. Para muitos, existe até um
certo exagero do garçom em "ser legal", mas para outros tantos, esse
"carinho" no atendimento acaba quebrando o gelo e tornando todo o
contato com o restaurante mais próximo e amigável, deixando uma excelente
primeira impressão, principalmente para os "marinheiros de primeira
viajem".
2 - CONHECIMENTO DO
CARDÁPIO
Pergunte para
qualquer funcionário do Outback a respeito de algum item
presente no cardápio. Sinceramente, ainda fico impressionado como eles fazem a
lição de casa e sabem informar perfeitamente ao cliente todos os detalhes dos
pratos e bebidas que constituem o menu. É óbvio que isso é resultado de um
forte treinamento e atenção dos funcionários, sempre visando a qualidade no
atendimento, mas fico me perguntando: Será que as redes de Fast Food também não
passam por treinamentos similares? Claro que sim, então por que quase não
colocam em prática este aprendizado? Na verdade, entendo que Outback
tem a qualidade no atendimento como sua essência, e vêem neste ponto um
importante diferencial para que seus clientes retornem ao local mesmo pagando
um pouco mais que um Big Mac em suas refeições. Para o cliente é fundamental
ver que o garçom tem pleno conhecimento do que está servindo, esta confiança
aliada a atenção da equipe do restaurante em explicar o cardápio e opções de
prato agrega muito valor a marca, e cria mais um importante ponto de decisão na
hora do cliente escolher onde vai fazer suas refeições ou indicar para
amigos. Esse diferencial vale para
qualquer segmento de mercado, NUNCA SE ESQUEÇA de ter toda a sua
equipe consciente sobre o que eles vendem, e isso não é uma exclusividade
apenas do departamento comercial, pois para o cliente, a marca é uma só.
3 - ENGAJAMENTO
Esse ponto já foi
até motivo de vídeo do pessoal da Porta dos Fundos, o que só exalta e confere o
diferencial que o Outback possui no momento do atendimento de seus clientes. Seja
pela comemoração de um aniversário, por uma mesa com crianças, ou por uma
galera animada, os garçons estão sempre atentos ao perfil de cada um que
adentra ao restaurante, e sabe exatamente como interagir com este público. Não
estou dizendo que eles tratam melhor ou pior, apenas diferente. Por exemplo,
algumas pessoas preferem fazer suas refeições de forma mais reservada, e ser
atendido com o mínimo possível de contato ou intimidade. Outros já são mais
expansivos, e dependendo da situação ou comemoração fazem questão de inserir o
garçom no contexto. Enfim, para os mais reservados ou mais simpáticos, o
atendimento continua sendo adequado e satisfatório, mesmo em situações
amplamente distintas. Esse ponto é fundamental para qualquer empresa, conhecer
seu público e saber como ele prefere ser atendido é essencial para uma marca se
consolidar no mercado e ter um alto nível de fidelidade em sua carteira de
clientes. Pense nisso: Você sabe quem é o seu cliente e como ele prefere ser
atendido?
4 - PREOCUPAÇÃO COM
OS DETALHES
Desde a atenção no
momento de sua chegada ao Outback até a sua saída do local,
tudo é bem trabalhado com total atenção aos detalhes para que a experiência
seja a mais satisfatória possível aos clientes. Considero algumas
características aqui muito acima da média dos demais restaurantes que costumo
visitar. Por exemplo: A atenção ao tempero dos pratos de acordo a preferência
do paladar dos clientes, escolha dos lugares, iluminação intimista e acolhedora
que nos faz querer passar horas conversando com os amigos e familiares, limpeza
do ambiente, uniformes impecáveis da equipe de atendimento, entre outros pontos
constroem um ambiente muito atraente para o cliente se tornar um visitante
assíduo da rede. Essa preocupação com os detalhes é importante em qualquer
segmento de mercado, não podemos nos contentar em fazer apenas o roteiro, o
trivial... Se sua empresa quer se destacar precisa oferecer mais, e isso passa
muito pela atenção e cuidado com os detalhes, desde o atendimento, qualidade do
produto comercializado, até o pós venda. Quem quer mais, precisa fazer mais!
5 - FAZEM VOCÊ
VOLTAR
Mesmo sem contar
com nenhum Plano de Fidelidade que proporcione descontos e benefícios aos seus
clientes, todos que vão ao Outback pela primeira vez acabam
retornando e indicando o restaurante para amigos e familiares. Por que isso
acontece? Por todo o conjunto de fatores e pontos que criam exatamente o
ambiente perfeito para que isso aconteça. Não é uma ação isolada que constrói o
sucesso de uma marca perante seu consumidor e mercado, e sim um roteiro de
excelência exaustivamente aplicado por uma equipe qualificada e bem treinada
para exercer as respectivas funções.
Apesar de toda a
"camaradagem" e perfeccionismo do Outback em seu
atendimento, não podemos esquecer que isso tudo faz parte de uma proposta que
visa o lucro, é óbvio. Mesmo assim, não dá pra questionar em como eles
conseguem fazer tudo isso com qualidade, respeito e foco em proporcionar uma
experiência plenamente satisfatória a todos os seus clientes.
Por tudo isso, cada
vez mais pessoas tem preferido passar duas horas na fila de espera e pagar um
pouco mais que um Fast Food. Além disso, sempre tem uma degustação na fila (que
é mais um agrado de atendimento) "pra segurar" os clientes que
aguardam uma mesa vazia. E isso dá certo, vide a mínima taxa de desistência que
a rede possui em sua fila de espera.
#FicaaDica para sua
empresa e algumas iniciativas que podem ser aplicadas para melhorar seu índice
de fidelização e agregar valor a sua marca como um todo.
Ah, só pra
salientar... Este não é um post patrocinado, trata-se apenas de uma avaliação
de um consumidor que vê o negócio como um todo, e que admira a forma de
trabalho da rede, além de imaginar que todas as empresas (indiferente do
segmento) deveriam tratar seus clientes com o mesmo respeito, atenção e
qualidade.
E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Idéias que nos Movem”.
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